Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assuntos Jurídicos

PROCON INICIA CURSO SOBRE CONSUMO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

Teve início na tarde desta segunda-feira (03) o curso de Capacitação em Consumo, Meio Ambiente e Cidadania, promovido pelo Procon-Recife. Com uma turma de 35 pessoas, as aulas continuam nesta quarta-feira (05), também das 14h às 17h, encerrando na sexta-feira (07), no horário das 14h às 18h. O curso, que está acontecendo na sede do órgão, é ministrado em três módulos: 1) Consumo e Meio Ambiente; 2) Eco-Pedagogia; e 3) Economia Solidária. A capacitação é direcionada ao público em geral e todos os alunos terão direito ao certificado de conclusão.

O curso objetiva capacitar consumidores para uma visão crítica no que diz respeito às relações de consumo e seus impactos no meio ambiente, abordando conceitos como produto e desenvolvimento sustentável, produto solidário, além de exercitar práticas direcionadas nesse sentido, fomentando, assim, uma rede de consumo sustentável em nível local e global. Segundo a diretora do Procon-Recife, Cleide Torres, o objetivo dessa capacitação é “criar um novo paradigma do que é uma relação de consumo, e que ela se dê de forma consciente”. Um dos alunos do curso, o estudante André Balbino, falou sobre o interesse no assunto e a importância dessa atividade para ele. “A minha expectativa é em relação ao que eu posso fazer para melhorar cada vez mais a minha relação com o meio ambiente, preservando-o. E, para isso, eu tenho que mudar alguns hábitos no meu dia-a-dia”, ressaltou André.

O curso é ministrado pelo educador Thomas Enlazador, que dirige o Centro Ecopedagógico Bicho do Mato. Ele destaca que as relações de consumo em todo planeta provocam uma reação em cadeia, que envolve questões ambientais, sociais, culturais, espirituais, e que ações individuais podem atingir níveis globais, interferindo no meio ambiente e na vida cotidiana de todo e qualquer ser humano. Segundo Thomas, o curso propicia uma reflexão a esse respeito. “É um exercício de cidadania planetária. Através deste tipo de iniciativa, você provoca e acaba criando uma massa crítica, para questionar esse padrão de consumo massificado e alienado e buscar outras alternativas mais solidárias, sustentáveis, ecológicas, humanizadas e que não estejam totalmente regidas por esse plano de marketing das grandes empresas, onde se vende algo que a pessoa nem precisa, essas políticas macro-econômicas neo-liberais, que acabam semeando uma doença patológica-social, que é a doença do consumismo”, concluiu Thomas.

Ele informa também que esse curso já é uma espécie de preparação para duas atividades futuras, com a mesma temática, porém, com um alcance muito maior: a 3ª edição do Festival de Consumo Sustentável, que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no Parque 13 de Maio; a criação da Rede Recife de Consumo Sustentável (Recon), projeto que inicia em março de 2009 e terá duração de 15 meses, envolvendo uma série de ações: cursos de capacitação (com 60 horas/aula) que formarão 175 multiplicadores de consumo sustentável no Recife, publicação de material didático, confecção de banners educativos, que serão distribuídos nas escolas públicas, confecção de 1.000 sacolas de algodão, como alternativa para substituir as sacolas plásticas de lixo, e a inserção de uma campanha publicitária, para fomentar ações que despertem o senso crítico a respeito do consumo sustentável. A Recon será coordenada pelo Procon-Recife, e terá como parceiros a UFPE, a Prefeitura do Recife, a Rede de Produtos Agroecológicos, a Rede Ciranda Solidária.

Para saber mais sobre os temas abordados no curso de Capacitação em Consumo, Meio Ambiente e Cidadania, clique aqui e acesse o Almanaque para Práticas Sustentáveis, que está disponível para download.

Matérias Relacionadas
- Curso de Capacitação em Consumo começa nesta segunda
- Procon abre inscrições para capacitação em consumo
- Procon-Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas
- Prefeito recebe visita da desembargadora do TRT 6ª Região
- Direito do Consumidor nas Ruas atende moradores da comunidade de Socorro
- Procon-Recife atende comunidade em Boa Viagem
- Consumidor deve estar atento ao contratar caminhão-pipa
- Procon divulga ranking de reclamações e conciliações
- Acordo do Procon com operadora de telefonia beneficia usuários
- Conciliadores do Procon-Recife são capacitados
- Consumidores aprendem a equilibrar finanças em curso do Procon-Recife
- Procon-Recife divulga ranking inédito de conciliação
- Procon Recife divulga empresas que lideram reclamações dos usuários desde o início do ano
- Procon-Recife divulga lista das dez empresas mais reclamadas
- Procon-Recife realiza Blitz Educativa nos bancos


Enviar    Imprimir