Emlurb     Projeto Concerto pela Vida levou música aos cemitérios no Dia de Finados Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Emlurb

PROJETO CONCERTO PELA VIDA LEVOU MÚSICA AOS CEMITÉRIOS NO DIA DE FINADOS

Lú Streithorst
Concertos duraram o dia todo
Lú Streithorst
Este é o décimo quinto ano do projeto

Aconteceu durante todo o último domingo (02), nos cemitérios do Recife (Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea, Tejipió e Casa Amarela), Dia de Finados, uma serie de apresentações com amplo repertório instrumental e vocal, como parte do projeto Concerto para Vida, da Prefeitura do Recife. Os concertos aconteceram com o objetivo de suavizar o ambiente no dia de maior visitação dos cemitérios, contando com três apresentações em cada local ao longo do horário de abertura dos espaços santos.

No cemitério de Santo Amaro, as atividades tiveram início, logo cedo, a partir das 7h, com a apresentação da Banda 25 de Setembro, de Limoeiro, que trouxe em seu repertorio a Oração de São Francisco, Segura na Mão de Deus, Podes Reinar, Nossa Senhora, Um Certo Galileu, Sonda-me, Pelos Prados, Deus te quer sorrindo, Jesus Cristo, e Quão Grande és Tú Senhor.

“Este é o 15º ano do projeto, que teve inicio em 1994, com objetivo de passar para as pessoas que visitam o cemitério no Dia de Finados, que seus entes queridos continuam vivos na memória e nos seus corações. Nada melhor do que a arte para manter vivo este sentimento de agradecimento pela vida, continuando a viver com a arte”, afirmou o maestro Givanildo Amâncio, mais conhecido como maestro Gil, idealizador do projeto.

Em seguida, às 10h, o Grupo Instrumental Matéria Prima deu início à sua animada apresentação, que contou com a participação surpresa do ex-fiscal aposentado da Prefeitura do Recife e cantor de seresta, Anacleto Passífico. “Fiquei bastante emocionado com os aplausos recebidos hoje. Ganhei o dia”, afirmou o seresteiro Passífico.

“Este é o segundo ano que tocamos no projeto Concerto para Vida e estamos bastante satisfeitos. Acho muito boa esta iniciativa que passa uma mensagem de paz. Muitas pessoas vêm ao cemitério neste dia com certa tristeza, e a música, por ser mais tranqüila e leve, tende a deixá-las mais à vontade, mudando o clima pesado”, afirmou o tecladista e pianista do Grupo Instrumental Matéria Prima, Maurício César.

A dona de casa Izonete Ramos Santana, de 58 anos, freqüenta sempre o cemitério de Santo Amaro no Dia de Finados e falou um pouco sobre o projeto. ”Já vim várias vezes para assistir ao projeto. Minhas filhas sempre reclamam por eu vim mesmo sem ter nenhum parente enterrado aqui, mas eu venho do mesmo jeito. Gosto das músicas e acho muito bonita essa homenagem prestada aos mortos”, disse Izonete.

“Este ano faremos, ainda, no mês de Finados (segunda quinzena), apresentações na capela do cemitério de Santo Amaro, com uma exposição multicultural unificada de fotos do projeto, quadros e grafitagens”, disse o Maestro Gil. No período da tarde, o Cemitério de Santo Amaro contou, ainda, com a apresentação de uma orquestra de categoria Sinfônica, que executou a sinfonia Concerto pela Vida, de autoria do Maestro Gil.

- Terça Negra comemora mês da Consciência Negra
- Murilo La Greca encerra o Projeto Lado B - Arrudeia
- Sábado de grandes atrações na 3ª Mostra de Circo do Recife
- Escola de Frevo abre inscrições para o curso de biscuit avançado