Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROJETO-PILOTO ESTIMULA A PRÁTICA DO HÓQUEI SOBRE PATINS

Duas vezes por semana, 20 crianças de escolas municipais e do Projeto Círculos Populares de Esporte e Lazer, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, dos bairros da Torre, Macaxeira e Guabiraba, trocam a comunidade pela quadra poliesportiva do Clube Náutico Capibaribe, no bairro dos Aflitos. Esses meninos e meninas, que têm idades entre 9 e 12 anos, participam do projeto-piloto Patinando pela Cidadania.

O convênio da Prefeitura do Recife, por intermédio do Geraldão, com a Federação Pernambucana de Patinagem (FPF), tem como objetivo oferecer uma escolinha de hóquei sobre patins. “A nossa intenção é democratizar o acesso à prática do esporte, que é bem tradicional no Estado, com participações em importantes campeonatos nacionais e de jogadores na seleção brasileira, mas é bem restrito, sobretudo pelas poucas quadras disponíveis”, diz o diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja. A idéia do projeto é oferecer aos participantes material para a pratica da atividade, como o stick e patins, além de lanche depois de cada aula.

Os treinamentos são mistos e acontecem sempre nas segundas e terças-feiras, das 10h30 às 11h30. Apesar do pouco tempo de aulas; apenas três meses, para o professor, que já foi treinador da Seleção Brasileira de Hóquei sobre Patins, Leônidas Agra, os meninos apresentam boa evolução. “Eles estão ótimos. Levando em consideração a dificuldade do esporte, eles já patinam com bola, com o stick, saltam, fazem zigue-zague, ou seja, conseguem fazer quase todos os movimentos que a modalidade exige”. A empolgação e a dedicação tomam conta dos futuros atletas. “Nunca pensei que fosse jogar hóquei algum dia. Mas estou adorando, já sei fazer muita coisa. Agora quero ser um jogador profissional”, planeja Derick Germano de Oliveira, de 11 anos. Cássia Katarina, de 12 anos, vai mais longe: “O meu sonho é jogar na Seleção Brasileira”.

O projeto tem durabilidade de seis meses, ou seja, até janeiro do próximo ano. “Nenhuma instituição, publica ou privada, tem uma iniciativa dessa. Então, a intenção nossa é avaliar e estimular algo nesse sentido. A decisão de pôr em prática por definitivo será da próxima gestão”, completa Granja. Para Leônidas a importância do Patinando pela Cidadania se confunde com o futuro do esporte no País: “Acredito que as crianças carentes serão os grandes atletas do Brasil, porque elas são mais determinadas, disciplinadas, quando caem, logo levantam”, opina Agra.

Hóquei sobre patins – É uma modalidade coletiva, na qual os atletas usam um stick – haste - para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária. O time tradicional é formado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes (goleiro). Para praticar a atividades, são utilizados os seguintes equipamentos: patins (composto por quatro rodas cada, travão, chassi e bota), setique e bola. Para proteção, o atleta usa caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e no caso do guarda-redes, proteção de coxa e máscara para a cabeça.

Matérias Relacionadas
- Futebol Participativo tem mais uma rodada empolgante
- Futebol Participativo tem rodada cheia no fim de semana
- Futebol Participativo agita final de semana
- PCR inicia Copa dos Campeões do Futebol Participativo - 2008
- Campeões do Futebol Participativo recebem troféus no Geraldão
- Basquete em Cadeira de Rodas inicia jogos no Geraldão
- João Paulo abre 24ª edição dos Jogos Escolares Municipais
- Prefeito prestigia abertura dos 24º Jogos Escolares do Recife
- Círculos Populares realizam espetáculo de teatro e dança
- Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência são abertos no Geraldão
- PCR e Governo Federal anunciam convênio na área de esporte e lazer
- Jogos da Pessoa com Deficiência realiza abertura no Geraldão
- Futebol Participativo entra na etapa final dos torneios regionais
- Geraldão abriga Encontro Nacional de Estudos do Judô
- Biblioteca Popular de Afogados realiza torneio de xadrez
- Bairro do Ibura será contemplado com Academia da Cidade
- Cabo leva título do I Torneio de Voleibol do Geraldão
- Geraldão promove torneio de voleibol neste sábado
- PCR inicia finais regionais do Futebol Participativo – 2008
- Terminam nesta sexta inscrições para Jogos no Geraldão


Enviar    Imprimir