Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Geraldão

GERALDÃO COMPLETA 38 ANOS DE FUNDAÇÃO

Nesta quarta-feira (12), o Geraldão está completando 38 anos de existência e com motivos de sobra para comemorar. Na gestão do prefeito João Paulo, a autarquia deixou de ser apenas um ginásio para se tornar o órgão gestor das políticas públicas de esporte e lazer da capital pernambucana.

O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães foi fundado em 12 de novembro de 1970, durante a gestão do prefeito Geraldo Magalhães Melo. No começo, o lugar era utilizado para a prática esportiva, mas eram os shows que chamavam a atenção de toda a cidade para a avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira. Naquela época os eventos esportivos eram poucos. A agenda do ginásio era repleta de espetáculos musicais, conta Jair Rodrigues Batista, 58, funcionário do Geraldão desde sua fundação.

Como o ginásio da PCR era o único local da cidade apto a receber grandes shows, a exemplo das apresentações de Julio Iglesias, Margot Fontaine e o Holiday OnIce, as atividades esportivas ficavam um pouco esquecidas. Na época que cheguei, não havia muitos alunos nas escolinhas esportivas até porque tinha que se pagar uma mensalidade, mas sempre houve atividade esportiva por aqui, relata Mário José Santanta, funcionário há mais de 20 anos.

Hoje, o Geraldão não recebe mais os shows que recebia, até porque foram abertas outras casas de espetáculos pela cidade. Em compensação, nunca houve tantos alunos nas escolinhas esportivas. Atualmente, são mais de quatro mil matriculados em 18 modalidades. Foi a partir da 1ª gestão João Paulo que o Geraldão voltou a ter um perfil esportivo, adquirindo a importância de órgão irradiador da política de esporte e lazer do município, ressalta Eduardo Granja, diretor-presidente da autarquia.

Segundo Granja, o objetivo do prefeito João Paulo era ampliar o uso social do ginásio, que andava esquecido pela população recifense. Para isso, foi realizada a primeira reforma desde a sua fundação, ou seja, aos 35 anos de idade. Com isso, o Geraldão voltou a atrair as pessoas e se tornou o principal espaço de prática esportiva da cidade. Com certeza a grande mudança na administração do Geraldão foi a abertura para todas as pessoas, afirma Jair Batista.

Em 2009, o Geraldão deverá passar por um processo de recuperação e modernização. Já existe o projeto, que está na fase final de estudos e que atenderá os padrões internacionais para receber grandes eventos, diz Eduardo Granja. O cronograma está sendo montado para que atrapalhe minimamente as atividades diárias.

Matérias Relacionadas
- Futebol Participativo 2008 chega às quartas-de-final
- Projeto-piloto estimula a prática do Hóquei sobre Patins
- Futebol Participativo tem mais uma rodada empolgante
- Futebol Participativo tem rodada cheia no fim de semana
- Futebol Participativo agita final de semana
- PCR inicia Copa dos Campeões do Futebol Participativo - 2008
- Campeões do Futebol Participativo recebem troféus no Geraldão
- Basquete em Cadeira de Rodas inicia jogos no Geraldão
- João Paulo abre 24ª edição dos Jogos Escolares Municipais
- Prefeito prestigia abertura dos 24º Jogos Escolares do Recife
- Círculos Populares realizam espetáculo de teatro e dança
- Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência são abertos no Geraldão
- PCR e Governo Federal anunciam convênio na área de esporte e lazer
- Jogos da Pessoa com Deficiência realiza abertura no Geraldão
- Futebol Participativo entra na etapa final dos torneios regionais
- Geraldão abriga Encontro Nacional de Estudos do Judô
- Biblioteca Popular de Afogados realiza torneio de xadrez
- Bairro do Ibura será contemplado com Academia da Cidade
- Cabo leva título do I Torneio de Voleibol do Geraldão
- Geraldão promove torneio de voleibol neste sábado


Enviar    Imprimir