Cultura     Prefeitura lança revista e portal literários Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

PREFEITURA LANÇA REVISTA E PORTAL LITERÁRIOS

Inaldo Lins
Lançamento aconteceu no Porto das Letras
Inaldo Lins
Equipe recebeu público para falar da publicação

A Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), lançou, nesta terça-feira (11), a Revista Eita! e o portal Porto das Letras, ambos voltados à literatura pernambucana. O lançamento aconteceu no Porto das Letras, sede da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (GOLE) da Fundação, onde as equipes que elaboraram tanto a revista quanto o portal receberam o público para falar do seu processo de criação.

O idealizador do portal, Flávio Moraes Rodrigues, explicou que o site vai levar informações importantes sobre a produção literária local para o Brasil e para o exterior, além de publicar as novidades do universo das letras de diversas partes do mundo. “O portal funciona ainda como um local disponível à convivência entre escritores, poetas e público leitor, sem falar que estaremos abertos a informações úteis como anúncios de editais literários que alguém tenha conhecimento e queira publicar”, disse Flávio. Ele acrescentou que o site será um espaço para publicação de textos de quaisquer autores que desejem ver seus trabalhos no portal. O portal Porto das Letras tem seções de dicas de leitura, notícias sobre eventos da área, e-books, periódicos etc.

Segundo Flávio, o portal vai publicar os resultados e os poemas dos vencedores das três Recitatas (abreviação de Recife em Cantata), evento que acontece durante o Festival de Literatura “A Letra e a Voz” e também colocar vídeos com entrevistas e depoimentos de escritores e poetas. “Quanto mais espaços para literatura, melhor será”, disse Heloísa Arcoverde, gerente da GOLE, que, em seguida, apresentou a equipe editorial da revista Eita, liderada pela jornalista Débora Nascimento.

A publicação trimestral tem uma proposta experimental e propõe uma inovação e renovação nas artes visuais e nos textos literários. O primeiro número tem como colaboradores nomes como Jomard Muniz de Brito, Arnaldo Siqueira, Cida Pedrosa, José Teles, Marcelino Freire, entre outros. A Eita! contempla as mais diversas linguagens artísticas contemporâneas sob a coordenação editorial da GOLE e do Centro de Design do Recife. A edição será vendida na sede da GOLE (avenida Rio Branco, 76 A Bairro do Recife) por R$ 2,99 e nas bancas de revista e livrarias por R$ 5,00. Segundo Débora Nascimento, o número 2 já está bem encaminhado e seguirá com o seu formato experimental e inovador.

O projeto foi pensado, discutido e elaborado coletivamente com representantes dos diversos segmentos artísticos da Secretaria de Cultura que formam o conselho editorial, explicou Heloísa Arcoverde. Quem quiser escrever para a Eita! Poderá enviar os texto para o e-mail mailto:revistaeita.revistaeita@gmail.com . Já o endereço do portal Porto das Letras é www.recife.pe.gov.br/portodasletras.

- OSR apresenta últimos concertos noturnos da temporada
- Mistura de ritmos agita fim de semana no Pátio
- Alunos da Escola João Pernambuco montam “Esperando Godot”
- Comédia e questionamentos sociais no palco do Barreto Júnior