Atalhos de navegação:

    Cultura     Prefeitura lança revista e portal literários Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITURA LANÇA REVISTA E PORTAL LITERÁRIOS

Inaldo Lins
Lançamento aconteceu no Porto das Letras
Lançamento aconteceu no Porto das Letras
Inaldo Lins
Equipe recebeu público para falar da publicação
Equipe recebeu público para falar da publicação

A Prefeitura do Recife, através da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), lançou, nesta terça-feira (11), a Revista Eita! e o portal Porto das Letras, ambos voltados à literatura pernambucana. O lançamento aconteceu no Porto das Letras, sede da Gerência Operacional de Literatura e Editoração (GOLE) da Fundação, onde as equipes que elaboraram tanto a revista quanto o portal receberam o público para falar do seu processo de criação.

O idealizador do portal, Flávio Moraes Rodrigues, explicou que o site vai levar informações importantes sobre a produção literária local para o Brasil e para o exterior, além de publicar as novidades do universo das letras de diversas partes do mundo. “O portal funciona ainda como um local disponível à convivência entre escritores, poetas e público leitor, sem falar que estaremos abertos a informações úteis como anúncios de editais literários que alguém tenha conhecimento e queira publicar”, disse Flávio. Ele acrescentou que o site será um espaço para publicação de textos de quaisquer autores que desejem ver seus trabalhos no portal. O portal Porto das Letras tem seções de dicas de leitura, notícias sobre eventos da área, e-books, periódicos etc.

Segundo Flávio, o portal vai publicar os resultados e os poemas dos vencedores das três Recitatas (abreviação de Recife em Cantata), evento que acontece durante o Festival de Literatura “A Letra e a Voz” e também colocar vídeos com entrevistas e depoimentos de escritores e poetas. “Quanto mais espaços para literatura, melhor será”, disse Heloísa Arcoverde, gerente da GOLE, que, em seguida, apresentou a equipe editorial da revista Eita, liderada pela jornalista Débora Nascimento.

A publicação trimestral tem uma proposta experimental e propõe uma inovação e renovação nas artes visuais e nos textos literários. O primeiro número tem como colaboradores nomes como Jomard Muniz de Brito, Arnaldo Siqueira, Cida Pedrosa, José Teles, Marcelino Freire, entre outros. A Eita! contempla as mais diversas linguagens artísticas contemporâneas sob a coordenação editorial da GOLE e do Centro de Design do Recife. A edição será vendida na sede da GOLE (avenida Rio Branco, 76 A Bairro do Recife) por R$ 2,99 e nas bancas de revista e livrarias por R$ 5,00. Segundo Débora Nascimento, o número 2 já está bem encaminhado e seguirá com o seu formato experimental e inovador.

O projeto foi pensado, discutido e elaborado coletivamente com representantes dos diversos segmentos artísticos da Secretaria de Cultura que formam o conselho editorial, explicou Heloísa Arcoverde. Quem quiser escrever para a Eita! Poderá enviar os texto para o e-mail mailto:revistaeita.revistaeita@gmail.com . Já o endereço do portal Porto das Letras é www.recife.pe.gov.br/portodasletras.

Matérias Relacionadas
- OSR apresenta últimos concertos noturnos da temporada
- Mistura de ritmos agita fim de semana no Pátio
- Alunos da Escola João Pernambuco montam “Esperando Godot”
- Comédia e questionamentos sociais no palco do Barreto Júnior
- Oficina de biscuit avançado começa na Escola de Frevo
- Prefeitura entrega DVDs sobre agremiações carnavalescas
- Festival de Vídeo de PE está com inscrições abertas
- Terça Negra reúne grupos de maracatu e afoxé no Pátio
- Prefeitura lança revista e portal literários
- Sinfônica encerra temporada 2008 dos Concertos Noturnos
- Jovens aprendem técnicas de grafite no MMLG
- Sítio Trindade apresenta diversidade cultural e música
- Animação, drama e cine-biografia em cartaz nos cinemas municipais
- Feira artesanal todos os domingos no Sítio Cultural Trindade
- Tradições culturais se encontram no Sítio Cultural deste domingo
- Curso de formação em projetos culturais é encerrado
- Estação Arte recebe ritmos regionais do grupo mandracatu
- Jornal britânico destaca Carnaval Multicultural como destino turístico
- Museu Murillo La Greca inscreve alunos para oficina de grafite
- III Encontro de caboclinhos celebra tradições culturais no Pátio de São Pedro


Enviar    Imprimir