Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

5ª EDIÇÃO DO RECIFE JAZZ FESTIVAL REÚNE MÚSICOS NO RECIFE ANTIGO

O Recife Jazz Festival chega a sua quinta edição ainda mais internacional, e mantendo o ímpeto de criar na capital pernambucana um pólo turístico-cultural de difusão do jazz. A partir desta sexta-feira (14), a domingo (16), dezoito atrações brasileiras e estrangeiras mostrarão bons exemplos da riqueza da música ‘improvisativa’ contemporânea. Este será o Ano Maurício Chiapetta no RJF. O músico homenageado é um baterista de talento reconhecido pelos próprios colegas, além de ter formado várias gerações de novos instrumentistas, pelo Conservatório Pernambucano de Música.

O Recife Jazz Festival 2008 é uma realização da SaxJazz Produções, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife, do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura/Fundarpe, e apoio da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário - Sebrae, do Consulado da França no Brasil e do FaroLatino Música e Vídeo.

Por ser gratuito, o Recife Jazz Festival 2008 traz em si uma proposta didática de desmistificar e questionar o jazz como música de elite, já que suas raízes sempre estiveram nos subúrbios. Este ano, o evento conta com dois palcos especiais: um na Torre Malakoff, e outro na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Lá, além das atrações nacionais, o público pernambucano terá a oportunidade de conhecer talentos da França, EUA, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Durante o dia, a Praça do Arsenal receberá o Festival de Circo do Brasil 2008, evento parceiro do RJF, que acontece entre 14 e 20 de novembro (mais informações: www.festivaldecircodobrasil.com.br.

Ao lado da programação musical, o RJF 2008 agrega uma série de workshops, uma feira musical com participação de stands do Chile e Argentina. Além de exposições de fotografia, pintura e escultura, com curadoria de Leo Vila. As obras têm como temática o jazz e poderão ser conferidas dentro da Torre Malakoff. Entre os artistas que terão seus trabalhos expostos estão os pintores Ana Adelaide, Nilson Costa, Inez Fonseca e o escultor Paulo Sérgio.

Histórico do RJF – Nas versões anteriores, o RJF ocupou por três anos o Pátio de São Pedro, palco e cenário dedicado à cultura popular. Cerca de três mil pessoas por noite acompanharam o evento, o que o qualificou como espaço garantido de qualidade na agenda cultural do Recife. No ano passado, em sua quarta edição, o RJF lotou a Torre Malakoff com 18 atrações de cinco países, promovendo, assim, o intercâmbio e a discussão sobre a cadeia produtiva da música instrumental contemporânea no Estado. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site oficial do Recife Jazz Festival 2008: www.recifejazz.com.br.

Matérias Relacionadas
- Museu da Cidade altera horário de funcionamento
- Festival de Vídeo de PE está com inscrições abertas
- Estação Arte apresenta Carlinhos Monteverde
- Prefeitura recebe propostas de atrações para Carnaval 2009
- Prefeitura lança revista e portal literários
- OSR apresenta últimos concertos noturnos da temporada
- Mistura de ritmos agita fim de semana no Pátio
- Alunos da Escola João Pernambuco montam “Esperando Godot”
- Comédia e questionamentos sociais no palco do Barreto Júnior
- Oficina de biscuit avançado começa na Escola de Frevo
- Prefeitura entrega DVDs sobre agremiações carnavalescas
- Festival de Vídeo de PE está com inscrições abertas
- Terça Negra reúne grupos de maracatu e afoxé no Pátio
- Prefeitura lança revista e portal literários
- Sinfônica encerra temporada 2008 dos Concertos Noturnos
- Jovens aprendem técnicas de grafite no MMLG
- Sítio Trindade apresenta diversidade cultural e música
- Animação, drama e cine-biografia em cartaz nos cinemas municipais
- Feira artesanal todos os domingos no Sítio Cultural Trindade
- Tradições culturais se encontram no Sítio Cultural deste domingo


Enviar    Imprimir