Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

EVENTO DA PCR DEBATE DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE RACIAL

Debater e fomentar a questão dos direitos humanos e das políticas de promoção da igualdade racial. Esse foi o mote principal da sétima reunião do ano do Fórum de Direitos Humanos do Recife – III Ciclo, realizado em conjunto com a Semana de Diretos Humanos 2008, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Diretos Humanos e Segurança Cidadã e àquela Instituição de Ensino Superior, o encontro reuniu na manhã desta sexta-feira (14), no auditório G1 da Unicap, representantes que atuam com o tema e demais participantes do fórum. A diretora de Igualdade Racial da Prefeitura, Rosilene Rodrigues, coordenou a mesa, que contou ainda com a presença da Yalorixá, Mãe Elza de Yemanjá; a representante do Observatório Negro de Pernambuco, Rebeca Duarte; Sandro Calheiros, do Conselho Indigeanista Missionário; e a representante do corpo docente da Unicap, Maria Betânia Silva.

É um momento de fortalecer a discussão sobre os diretos humanos na ótica de difundir as políticas de promoção da igualdade racial. Essa é uma oportunidade de levantar o tema com a participação da sociedade civil, poder público e entidades não governamentais, contribuindo para a elaboração de novas políticas públicas”, informou Rosilene Rodrigues. A gestora municipal destacou, durante o encontro, a elaboração do Diagnóstico da Desigualdade Racial na Cidade do Recife, lançado na última segunda-feira (10), como uma importante ação da PCR na contribuição para a igualdade racial. “O documento é um marco histórico que servirá de instrumento público para a gestão trabalhar na criação de ações que visam promover políticas públicas de combate à desigualdade racial no Recife”, informou.

Para a Yalorixá, Mãe Elza de Yemanjá, a conquista dos direitos humanos da população negra é um processo em construção. “A história conta a luta que o povo negro tem vivido perante a humanidade desde a sua existência. As conquistas ainda são mínimas, mais estão acontecendo. Alguns governos já demonstraram a preocupação com a questão e estão desenvolvendo ações que visam reconhecer e respeitar o povo negro. A Prefeitura do Recife é um desses governos que promovem atividades no sentido de diagnosticar as carências dessa população”, ressaltou a religiosa.

A representante do Observatório Negro de Pernambuco, Rebeca Duarte, salientou durante o encontro a discussão do tema de direitos humanos e igualdade racial dentro da universidade. “Debater direitos humanos no Brasil não é possível sem levantar a questão do racismo. É importante trazer esses temas para dentro das instituições de ensino como meio de propagar as informações entre esse público”, afirmou.

A Semana – Dentro da Semana de Direitos Humanos 2008, que iniciou na última quarta-feira (12), e encerra nesta sexta-feira (14), o público pôde conferir diversas palestras e painéis sobre direitos humanos e como tema especial os 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. A programação também contou com a realização de uma mostra de cinema relacionadas ao tema. Na tarde desta sexta-feira, a partir das 15h, acontecem as duas últimas palestras da semana intituladas “Linguagem e Direitos Humanos” e “Gênero e Direitos Humanos”, e vai contar com a participação diversos professores da Católica entre outros convidados.

Matérias Relacionadas
- Pronasci é apresentado para a comunidade de Santo Amaro
- Igualdade Racial é tema do Fórum de Direitos Humanos do Recife
- 3º Workshop de Acessibilidade é aberto
- Prefeito participa do 3º Workshop de Acessibilidade no Recife
- Cerimônia marca o encerramento de jogos
- PCR lança Diagnóstico da Desigualdade Racial no Recife
- Gestor da PCR participa de encontro sobre tráfico de seres humanos
- Reunião apresenta conselheiros da 2ª gestão do Comdir
- Turismo Acessível realiza passeio ecológico para pessoas com deficiência
- Caminhada dos Terreiros abre Mês da Consciência Negra
- Mês da Consciência Negra terá programação extensa
- Iasc promove oficina sobre Estatuto do Idoso
- Secretária recebe visita do secretário executivo do Pronaf
- PCR participa do Dia da Responsabilidade Social na Universo
- Diretoria de Voluntariado assina parceria
- PCR debate exploração sexual de crianças e adolescentes
- Iasc promove campanha para estimular a doação responsável
- Palestra aborda Estatuto da Criança e do Adolescente no Iasc
- Prefeitura participa de lançamento do projeto Basta de Rua
- PCR promove encontro do Fórum de Direitos Humanos


Enviar    Imprimir