Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

RECIFE GANHA NOVA SEDE DO MUSEU DE ARTE POPULAR

O prefeito do Recife, João Paulo, abrirá oficialmente, nesta sexta-feira (21), às 19h, a nova sede do Museu de Arte Popular (MAP), com projeto museográfico de Janete Costa e Roberta Borsoi. O novo MAP é formado pelas casas 45 e 49 do Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, e conta com espaço educativo, biblioteca, exposições temporárias e reserva técnica. A solenidade acontecerá na casa 49, quando será aberta uma exposição de longa duração, com curadoria de Janete Costa. O museu funcionará com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O Museu de Arte Popular salvaguarda um dos mais significativos patrimônios da arte popular, com mais de 400 obras, em cerâmica, madeira e tecido, que fazem referência à geografia da produção artística de todos os estados do Nordeste. Suas coleções datam dos anos 1960 a 1980, com destaque para Mestre Vitalino, Zé Caboclo, José Antônio Vieira, Severina Batista, Antônia Leão, Benedito, Bigode, Biu Santeiro, Nhô Caboclo, Ana das Carrancas, Zé do Carmo, Nuca, Louco, As Marias do Juazeiro, Nino, José Duarte, entre outros mestres da arte popular.

Vinculado à Fundação de Cultura Cidade do Recife, o museu foi criado em 1986, com os acervos da então Galeria Metropolitana do Recife, hoje Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães; da Galeria Nega Fulô, da pesquisadora Sílvia Coimbra; e com um conjunto de obras do Mestre Vitalino, doado pelo Bandepe Clube. O museu Foi inaugurado na casa 11 do Pátio de São Pedro e passou por várias sedes. De 1999 a 2006 sua reserva técnica ficou armazenada no edifício anexo ao Mamam e, a partir daí, foi para a sede do Projeto Multicultural enquanto a atual gestão projetou sua nova e moderna sede.

Mas isso não quer dizer que o museu parou com suas atividades. Durante esse tempo, promoveu ações com o intuito de preservar a memória da arte popular nordestina e brasileira. Dentre suas ações, destacam-se a realização de exposições itinerantes pelo Recife e outra cidades do estado, através de parcerias institucionais; pesquisas sobre seu acervo e o universo da arte popular; execução de oficinas de arte em cerâmica e madeira, que cumprem um papel de difusão e preservação da arte, além de valorizar os artistas populares. As ações são embasadas por um trabalho educativo. Pela mediação cultural, procura-se desenvolver no público a capacidade de ler a obra de arte/objeto do museu e desenvolver um olhar crítico, sobre essas expressões, que fazem parte da nossa identidade cultural e permitem aflorar as mais diversas representações sociais.

Referência - Por meio de suas ações, permeadas pela pesquisa, o MAP busca tornar-se um centro de referência nos estudos sobre a arte popular. Para isso, construiu um portal na web (www.recife.pe.gov.br/map), ainda em processo de implementação, a fim de permitir o acesso às informações sobre as coleções do Museu e de outros institutos e colecionadores da arte popular. O portal disponibilizará informações sobre as várias gerações de artistas, sobre os mais variados trabalhos de pesquisadores, indicações de bibliografias de referência, periódicos, documentários, entre outros.

Complexo Turístico - A iniciativa da Prefeitura do Recife faz parte das ações previstas no plano do Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda. Além do MAP, fazem parte dos equipamentos culturais do Pátio de São Pedro o Centro de Formação em Artes Visuais, o Memorial Luiz Gonzaga, Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural Casa do Carnaval e, em breve, o Memorial Chico Sciense.

Serviço:
Inauguração do Museu de Arte Popular
Pátio de São Pedro, casas 45 e 49, Bairro de São José, Recife, PE
(81) 3232.2803
E-mail - map@recife.pe.gov.br
Site - www.recife.pe.gov.br/map

Matérias Relacionadas
- Iputinga recebe mostra do Centro de Memória do bairro
- Parque com atrações diversificadas neste fim de semana
- Lançamento de livro marca Mês da Consciência Negra
- Pátio apresenta diversas atrações neste fim de semana
- 11º Festival Recife do Teatro Nacional começa hoje
- Músicos debatem projetos culturais no Jogo Aberto
- Aberta exposição Coleção Vicente Murillo La Greca de Fotografia
- CFAV realiza II Ciclo de Palestras
- PCR anuncia resultado do concurso de artes cênicas
- Murillo La Greca apresenta Coleção de Fotografia
- Confira a programação dos teatros para este final de semana
- Sítio Trindade com várias atrações para toda família
- Centro Apolo Hermilo estréia sétima edição do Aprendiz Encena
- 5ª edição do Recife Jazz Festival reúne músicos no Recife Antigo
- Museu da Cidade altera horário de funcionamento
- Festival de Vídeo de PE está com inscrições abertas
- Estação Arte apresenta Carlinhos Monteverde
- Prefeitura recebe propostas de atrações para Carnaval 2009
- Prefeitura lança revista e portal literários
- OSR apresenta últimos concertos noturnos da temporada


Enviar    Imprimir