Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITO PRESTIGIA EXPOSIÇÃO SOBRE DIREITOS HUMANOS

O prefeito João Paulo participou na tarde deste sábado da cerimônia de abertura da exposição “Direitos Humanos nos Parques”, ocorrida no parque 13 de Maio em homenagem aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na ocasião estiveram presentes, além do prefeito, o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, o governador do Estado, Eduardo Campos, o secretário em exercício da Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura, Coronel Ramos, entre outras autoridades.

Em uma tarde ensolarada, o parque municipal 13 de Maio tornou-se mais um espaço público a abrigar uma exposição fixa, composta de 15 painéis em tamanho gigante contendo os 30 artigos da Declaração. De agora em diante, quem for ao parque, seja para caminhar ou simplesmente passear, vai conferir e aprender mais sobre os artigos que regem os direitos das pessoas. Segundo João Paulo, esta exposição vem reforçar a luta do povo recifense que já foi bastante conhecido como um povo que sofreu muitas situações de luta e de tortura. “Este é um momento muito especial para os recifenses. Estamos vivendo uma fase muito importante, lutando contra uma política quase que total de exploração. E esses painéis aqui no 13 de Maio chegaram para somar ao esforço que desenvolvemos durante todo nosso governo. Eles servirão como fortes instrumentos de conscientização para os usuários”, disse.

A vinda do ministro Paulo Vannuchi teve o objetivo de dar continuidade às iniciativas do projeto “Direitos Humanos nos Parques”, que levará o texto da DUDH em grandes painéis a 13 parques urbanos nas principais capitais brasileiras, entre elas o Recife. “Queremos a paz, o fim da violência. Vamos erguer essa bandeira. Convido a todos a visitarem o parque. Que as escolas tragam seus alunos para, aqui, desenvolverem atividades relacionadas aos direitos humanos”, enfatizou o ministro. Ele ainda ressaltou a importância de se constituir uma lei geral das diretrizes em Direitos Humanos. “Temos no País 25 milhões de pessoas que ainda encontram barreiras físicas para exercerem seus direitos”.

O governador Eduardo Campos também reforçou a importância do projeto. “A escolha do Recife, entre outras capitais brasileiras, nos deixam muito felizes e também nos desafia para que implantemos políticas públicas voltadas aos Direitos Humanos no Estado. Pernambuco guarda uma história de lutas libertárias que foram exemplo em todo País”, concluiu.

DUDH – A Declaração Universal dos Direitos Humanos proclama o ideal comum a ser conquistado por todos os povos e todas as nações. Elaborada após a tragédia da 2ª Guerra Mundial e assinada em 10 de dezembro de 1948, é um dos documentos base das Nações Unidas e um roteiro para a conquista da paz. Dentre os trinta artigos que compõem o documento, está o artigo 1º que diz que “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.  
Matérias Relacionadas
- Creche Comunitária recebe doação de equipamentos
- PCR e Pronasci inscrevem para curso de Tecnologia e Cidadania
- Dia da Consciência Negra é comemorado na PCR
- Creches comunitárias recebem doação da ABCC
- Seminário na Unicap marca celebrações pelo Mês da Consciência Negra
- Evento da PCR debate Direitos Humanos e Igualdade Racial
- Pronasci é apresentado para a comunidade de Santo Amaro
- Igualdade Racial é tema do Fórum de Direitos Humanos do Recife
- 3º Workshop de Acessibilidade é aberto
- Prefeito participa do 3º Workshop de Acessibilidade no Recife
- Cerimônia marca o encerramento de jogos
- PCR lança Diagnóstico da Desigualdade Racial no Recife
- Gestor da PCR participa de encontro sobre tráfico de seres humanos
- Reunião apresenta conselheiros da 2ª gestão do Comdir
- Turismo Acessível realiza passeio ecológico para pessoas com deficiência
- Caminhada dos Terreiros abre Mês da Consciência Negra
- Mês da Consciência Negra terá programação extensa
- Iasc promove oficina sobre Estatuto do Idoso
- Secretária recebe visita do secretário executivo do Pronaf
- PCR participa do Dia da Responsabilidade Social na Universo


Enviar    Imprimir