Atalhos de navegação:

    Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Experiências do programa Guarda-Chuva são apresentadas em congresso Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA GUARDA-CHUVA SÃO APRESENTADAS EM CONGRESSO
00:00 Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008

Lú Streithorst
Nina Macário ressaltou as ações do programa
Nina Macário ressaltou as ações do programa

O programa Guarda-Chuva da Prefeitura do Recife foi um dos destaques da programação desta segunda-feira (24), do 12º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, que está acontecendo até o dia 27 em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca. O encontro, que teve início no último domingo (23), reúne mais de 400 representantes de prefeituras, institutos e empresas de todo o País. Na apresentação do Guarda-Chuva, feita pela coordenadora da Defesa Civil, Nina Macário, e pela Assessora Técnica, Doutora em Geociências, Silvana Diene Barros, foi mostrado um histórico das ações do município desde a criação do programa, em 2001, até o momento.

Para a coordenadora da Codecir, Nina Macário, é muito importante poder mostrar as ações da prefeitura para representantes de outros lugares do País. “Este é um momento em que as pessoas que aqui vieram podem aprender com o nosso trabalho e também nos trazem novas idéias que podem contribuir com o nosso trabalho”, afirmou. Segundo Nina Macário, o fato da experiência do Recife ter sido selecionada para apresentação no congresso reforça o caráter inovador e pioneiro das ações do programa Guarda-Chuva.

Para o Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPA), Eduardo Soares Macedo, o programa Guarda-Chuva deve servir de exemplo para o resto do País. “O Guarda-Chuva é um modelo a ser seguido. Eu admiro muito o trabalho da Prefeitura do Recife e sempre recomendo que as pessoas procurem conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido aqui”.

Para Eduardo Soares, a forma como o programa integra os seus parceiros é uma das razões do sucesso. “O relacionamento entre as diversas secretarias da prefeitura é muito importante e aqui em Recife este relacionamento é muito bom. Além disso, existe o trabalho descentralizado através das regionais, que fortalece a relação com a comunidade e o volume de investimentos em obras que é muito grande. Tudo isso torna o Guarda-Chuva uma experiência de sucesso”, concluiu.

Visita - Na próxima quinta-feira (27), ainda dentro da programação do congresso, acontece uma visita técnica de participantes a várias áreas de morro do Recife. A visita, que será acompanhada por técnicos da Defesa Civil, começará pelo bairro do Ibura e passará pelo Jordão, Água Fria, Alto do Capitão, Orla de Brasília Teimosa e será encerrada com um passeio de Catamarã.

Guarda-Chuva - Criado em 2001, o Programa Guarda Chuva consiste numa ação integrada de oito secretarias municipais que atuam em caráter preventivo nas áreas de morro. A prefeitura, por meio da Defesa Civil, atua o ano inteiro nas áreas de risco orientando os moradores através de palestras, ações porta-a-porta, distribuição de material informativo e nas vistorias. Integram o programa as secretarias de Planejamento Participativo, Serviços Públicos, Gestão Estratégica e Comunicação, Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social e Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Em oito anos de gestão, o programa investiu cerca de R$ 300 milhões em ações como urbanização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macro-drenagem; controle e fiscalização das áreas de risco.

Matérias Relacionadas
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC
- Prefeito visita obras nesta sexta-feira (11)
- Obras mudam a cara do Parque Treze de Maio
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa inaugura quadra poliesportiva em Afogados
- PCR recupera pavimento nas avenidas Agamenon Magalhães e Luiz Freire
- João da Costa entrega ruas na RPA 6
- Prefeito visita obras na Mangueira e é festejado pela população
- PCR vai recuperar escultura de Chico Science depredada por vândalos
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura intensifica ações em morros na Operação Inverno 2009
- Prefeitura investe 40 milhões na Operação Inverno 2009


Enviar    Imprimir