Atalhos de navegação:

    Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Congressistas conhecem experiência do Recife na área de morros Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

CONGRESSISTAS CONHECEM EXPERIÊNCIA DO RECIFE NA ÁREA DE MORROS
00:00 Quinta-feira, 27 de Novembro de 2008

José Alves
Congresso acontece em Porto de Galinha
Congresso acontece em Porto de Galinha

As obras e ações nas áreas de morro da cidade do Recife foram apresentadas, nesta quinta-feira (27), para cerca de 20 participantes do 12º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, que acontece em Porto de Galinha, no município de Ipojuca. Os profissionais e estudantes realizaram uma visita técnica a diversos pontos da capital pernambucana onde a Prefeitura desenvolve atividades de contenção de encosta e outros serviços dentro do Programa Guarda-Chuva. Foram vistoriados os bairros do Jordão e Ibura (na Zona Sul), e Vasco da Gama e Dois Unidos (na Zona Norte). O roteiro contou com a presença da coordenadora da Defesa Civil do Recife, Nina Macário, e da assessora técnica, doutora em Geociências, Silvana Diene Barros, que explicavam aos presentes os mecanismos utilizados em cada ponto.

O primeiro trecho da visita foram os bairros da Zona Sul. O grupo passou por uma obra na rua Frei Loureiro, na UR5- Ibura, e em seguida observou os serviços de contenção da rua Boanerges Pereira, no Jordão Baixo. Para a coordenadora da Defesa Civil, Nina Macário, a presença dos participantes do congresso revela a importância do trabalho que a Prefeitura realiza nos morros da cidade. “É uma oportunidade de mostrar aos profissionais de todo País a experiência exitosa do Recife na atuação e proteção de encostas e outros pontos de risco”, afirmou.

No grupo de visitantes, representantes de várias instituições do Brasil como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPA), Universidade de São Carlos (SP) e de Alagoas, e da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte – Urbel (MG). Segundo o pesquisador e geólogo do IPA, Eduardo Soares Macedo, o trabalho da Prefeitura do Recife, com o Programa Guarda-Chuva é excelente, “pois além de atuar no acompanhamento e monitoramento constante dos pontos de risco, também desenvolve ações e investimentos para acabar com esses locais que oferecem perigo, agindo, inclusive, com a presença da comunidade. É um trabalho tomado como referência em todo o País”, informou o participante do congresso. A visita contou ainda com um passeio de Catamarã onde os congressistas puderam ver a cidade do Recife de um ângulo diferenciado.

Apresentação – Na última segunda-feira (24), a coordenadora da Defesa Civil, Nina realizou uma apresentação durante do 12º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental Macário sobre o Programa Guarda-Chuva da Prefeitura do Recife. Na exposição, foi mostrado um histórico das ações do município desde a criação do programa, em 2001.

Matérias Relacionadas
- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes
- João da Costa assina ordem de serviços do PAC
- Prefeito visita obras nesta sexta-feira (11)
- Obras mudam a cara do Parque Treze de Maio
- Prefeito entrega rua e assina ordens de serviço nesta quinta-feira
- João da Costa inaugura quadra poliesportiva em Afogados
- PCR recupera pavimento nas avenidas Agamenon Magalhães e Luiz Freire
- João da Costa entrega ruas na RPA 6
- Prefeito visita obras na Mangueira e é festejado pela população
- PCR vai recuperar escultura de Chico Science depredada por vândalos
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura intensifica ações em morros na Operação Inverno 2009
- Prefeitura investe 40 milhões na Operação Inverno 2009


Enviar    Imprimir