Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

EMLURB

PREFEITURA PROMOVE I GINCANA DE COLETA SELETIVA

Meio ambiente, ação social e cidadania. Essas serão as diretrizes que moverão a 1ª Gincana de Coleta Seletiva promovida pela Prefeitura do Recife. A atividade envolverá cerca de 400 alunos de sete escolas da Rede Municipal de Ensino que terão várias missões, como coletar materiais recicláveis e donativos, visitar indústrias recicladoras e, principalmente, contribuir para o ecossistema. A abertura oficial da gincana será feita nesta segunda-feira (01), na Diretoria de Limpeza Urbana da Emlurb, na avenida Recife, a partir das 9h.

Durante a apresentação da gincana, serão divulgadas as equipes e as tarefas das unidades escolares. Cada colégio representará um segmento da coleta seletiva (papel, plástico, metal, vidro, lixo orgânico, resíduos tecnológicos e lixo não-reciclável). Ao longo de duas semanas, as sete equipes terão que cumprir sete missões cuja pontuação pode variar de acordo com os critérios determinados pelo regulamento da gincana.

Uma das tarefas mais importante será a coleta de materiais recicláveis (somente papel e plástico), os quais serão repassados para os núcleos de triagem da Prefeitura. As unidades também terão que captar donativos (roupas, alimentos não-perecíveis, brinquedos) para serem distribuídos ao Instituto de Ação Social e Cidadania (Iasc). As equipes ainda terão que visitar uma indústria ou empresa de reciclagem. Cada grupo também terá que conhecer uma associação, núcleo ou cooperativa de catadores. Além da experiência, a equipe escolherá um reciclador para representar a escola no encerramento da gincana.

As últimas missões serão compor uma música relacionada ao tema da equipe e criar um mascote, que será o símbolo da próxima gincana, em 2009. No dia de encerramento da gincana (13 de dezembro), as torcidas das escolas participantes também poderão somar pontos para as suas equipes. Elas serão avaliadas por critérios como quantidade, animação, organização e criatividade.

Para julgar cada tarefa, foi escolhida uma comissão com representantes das secretarias de Educação, Gestão Estratégica e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Além de definir a pontuação por cada missão cumprida, a comissão terá o poder de subtrair pontos caso sejam identificados problemas como atrasos nas apresentações ou desorganização da torcida.

O encerramento da gincana será marcado por uma grande festa de cidadania na Quadra Municipal Euller Bentes, no Ipsep, no dia 13 de dezembro, quando serão distribuídos os prêmios para os vencedores. A escola campeã receberá um computador, uma impressora e terá implantada a coleta seletiva na unidade escolar. O segundo lugar ganhará um computador e o terceiro contará, a partir do próximo ano, com equipamentos para a coleta seletiva. “Os grandes vencedores, na verdade, serão o meio ambiente e a população, já que essas crianças e adolescentes serão novos agentes multiplicadores em defesa de nosso ecossistema”, afirma o presidente da Emlurb, Carlos Muniz.

Serviço:
I Gincana de Coleta Seletiva

Data - 01/12;
Horário - 9h;
Local - Diretoria de Limpeza Urbana da Emlurb, na avenida Recife, n° 3587, próximo ao Posto de Atendimento Médico de Areias.

Matérias Relacionadas
- Festa da Vitória Régia terá esquema de limpeza
- Prefeitura combate poluição visual na zona Norte
- Prefeitura realiza despoluição visual na zona Norte
- PCR divulga serviços que funcionam no feriado de Finados
- Manguezais do Capibaribe recebem mutirão de limpeza
- Campanha de Coleta Seletiva chega à Torre e Madalena
- Campanha estimula coleta seletiva nos bairros
- Eleições municipais contarão com mutirão de limpeza
- Baleia encalhada na orla é retirada pela PCR
- Bairro da Estância recebe mutirão de drenagem
- Barqueata ecológica reforça limpeza do Capibaribe
- Animação marca encerramento de projeto ambiental no Cajueiro
- João Paulo anuncia investimentos para manutenção da cidade
- Coleta Seletiva: uma ação de cidadania e respeito
- Prefeitura promove mutirão de limpeza no Rio Capibaribe
- Manguezal da Beira-Rio recebe mutirão de limpeza
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Prefeitura melhora drenagem em quatro bairros
- Obra de drenagem na rua Benedito Monteiro está concluída
- Restauração do Parque de Esculturas de Brennand é iniciada


Enviar    Imprimir