Atalhos de navegação:

    Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Recife sedia encontro internacional de combate ao turismo sexual Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

RECIFE SEDIA ENCONTRO INTERNACIONAL DE COMBATE AO TURISMO SEXUAL

Narciso Lins
Evento aconteceu na manhã desta terça (02)
Evento aconteceu na manhã desta terça (02)

Apresentação das ações desenvolvidas pelas entidades governamentais e Inclusão Social de Jovens e Mulheres foram os painéis apresentados na manhã desta terça-feira (02), durante o Seminário sobre Inclusão Social e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através da Arte-educação. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o evento acontece durante todo o dia na Faculdade Mauricio de Nassau, no bairro das Graças. Participam do encontro representantes das Prefeituras do Recife, Fortaleza e da Bologna (Itália), além das Organizações Não Governamentais Pé no Chão (Recife), Com Vida (Fortaleza), Arte em Toda Parte (Salvador) e Orquestra do Mundo (Bologna).

O encontro faz parte do Projeto Adote um Ritmo e tem como objetivo promover a interlocução social de crianças e adolescentes através da arte-educação. A iniciativa visa ainda reforçar o intercâmbio das experiências das pessoas envolvidas no trabalho a favor de um processo de inclusão social dos jovens e de combate ao turismo sexual. De acordo com a titular da Gerência da Criança e do Adolescente da SDHSC, Suzane Tenório, durante o evento são apresentadas as atividades realizadas por cada instituição e suas dificuldades, além de se formar uma rede de combate à exploração sexual entre o Brasil e a Itália. “A idéia do projeto partiu dos italianos e eles nos convidaram para participar porque, segundo eles, são duas cidades atrativas para a exploração sexual”, explicou.

No Recife, os trabalhos começaram em 2006, quando participou de uma campanha com este foco, junto com o Governo Federal, sendo realizada novamente neste ano. “Nós visitamos as escolas municipais, creches, associações de moradores e entidades para esclarecer a exploração sexual e orientar como denunciar. Estamos aproveitando esta oportunidade para mostrar também o Código de Conduta de Exploração Sexual, que é voltado para o turismo”, completou Suzane Tenório. A publicação trata do combate à exploração, como por exemplo, um menor entrar sem autorização dos responsáveis em qualquer cidade, e como é divulgado em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos turísticos.

Neste momento o governo italiano esta promovendo exposições com fotos nos aeroportos e vídeos nos aviões, mas a representante da prefeitura da Bologna, Luciana Fresa, diz que a responsabilidade do governo local é bem maior. “É obrigação nossa informar aos turistas que saem da Itália para o Brasil, especialmente essas regiões, os efeitos e as conseqüências do turismo sexual. Uma forma de combater isso é desenvolver o cultural, que vai além de museus e dos passeios, e sim toda forma de sustentabilidade, como gastronomia, artesanato, manifestação cultural, ecologia, meio-ambiente”, opina Luciana Fresa. Para isso, a representante está planejando a visita dos participantes brasileiros em Bologna no próximo ano, no encerramento do projeto. “Queremos que as ONGs apresentem as performances de arte lá na Itália e exibam durante os workshops vídeos e fotos da realidade de cada cidade”, planeja.

O encontro no Recife continua nesta quarta-feira (03), no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, quando o grupo que participa do projeto vai avaliar os encontros anteriores e planejar o encerramento em Bologna. O primeiro seminário aconteceu em junho deste ano, em Fortaleza. O Projeto Adote um Ritmo prevê nas atividades a realização de três eventos a serem realizados nas cidades envolvidas, Recife, Fortaleza e Bologna. A idéia é que assim haja um verdadeiro diálogo entre elas e dessa forma possa ser produzida uma real coesão/conclusão social através da arte-educação e da luta à exploração sexual de crianças e de adolescentes.

Matérias Relacionadas
- Projeto Território de Paz é lançado no Recife
- Voluntariado participa de espetáculo de dança com crianças do Chié
- Seminário Internacional discute exploração sexual de crianças e adolescentes
- Identidade Cidadã beneficia moradores dos Coelhos
- Voluntariado promove oficina de pintura em creche do Pina
- Prefeito em exercício prestigia seminário de Direitos Humanos
- PCR realiza III Semana de Cultura de Campo Grande
- Voluntários passeiam de Catamarã pelo Capibaribe
- Seminário avalia trabalho de erradicação do trabalho infantil
- Prefeitura comemora Dia Internacional do Voluntariado
- PCR comemora luta pelo fim da violência contra a mulher
- Ação do Pronasci beneficia comunidade de Santo Amaro
- Prefeito prestigia exposição sobre Direitos Humanos
- Creche Comunitária recebe doação de equipamentos
- PCR e Pronasci inscrevem para curso de Tecnologia e Cidadania
- Dia da Consciência Negra é comemorado na PCR
- Creches comunitárias recebem doação da ABCC
- Seminário na Unicap marca celebrações pelo Mês da Consciência Negra
- Evento da PCR debate Direitos Humanos e Igualdade Racial
- Pronasci é apresentado para a comunidade de Santo Amaro


Enviar    Imprimir