Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Recife sedia encontro internacional de combate ao turismo sexual Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

RECIFE SEDIA ENCONTRO INTERNACIONAL DE COMBATE AO TURISMO SEXUAL

Narciso Lins
Evento aconteceu na manhã desta terça (02)

Apresentação das ações desenvolvidas pelas entidades governamentais e Inclusão Social de Jovens e Mulheres foram os painéis apresentados na manhã desta terça-feira (02), durante o Seminário sobre Inclusão Social e Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes através da Arte-educação. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), o evento acontece durante todo o dia na Faculdade Mauricio de Nassau, no bairro das Graças. Participam do encontro representantes das Prefeituras do Recife, Fortaleza e da Bologna (Itália), além das Organizações Não Governamentais Pé no Chão (Recife), Com Vida (Fortaleza), Arte em Toda Parte (Salvador) e Orquestra do Mundo (Bologna).

O encontro faz parte do Projeto Adote um Ritmo e tem como objetivo promover a interlocução social de crianças e adolescentes através da arte-educação. A iniciativa visa ainda reforçar o intercâmbio das experiências das pessoas envolvidas no trabalho a favor de um processo de inclusão social dos jovens e de combate ao turismo sexual. De acordo com a titular da Gerência da Criança e do Adolescente da SDHSC, Suzane Tenório, durante o evento são apresentadas as atividades realizadas por cada instituição e suas dificuldades, além de se formar uma rede de combate à exploração sexual entre o Brasil e a Itália. “A idéia do projeto partiu dos italianos e eles nos convidaram para participar porque, segundo eles, são duas cidades atrativas para a exploração sexual”, explicou.

No Recife, os trabalhos começaram em 2006, quando participou de uma campanha com este foco, junto com o Governo Federal, sendo realizada novamente neste ano. “Nós visitamos as escolas municipais, creches, associações de moradores e entidades para esclarecer a exploração sexual e orientar como denunciar. Estamos aproveitando esta oportunidade para mostrar também o Código de Conduta de Exploração Sexual, que é voltado para o turismo”, completou Suzane Tenório. A publicação trata do combate à exploração, como por exemplo, um menor entrar sem autorização dos responsáveis em qualquer cidade, e como é divulgado em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos turísticos.

Neste momento o governo italiano esta promovendo exposições com fotos nos aeroportos e vídeos nos aviões, mas a representante da prefeitura da Bologna, Luciana Fresa, diz que a responsabilidade do governo local é bem maior. “É obrigação nossa informar aos turistas que saem da Itália para o Brasil, especialmente essas regiões, os efeitos e as conseqüências do turismo sexual. Uma forma de combater isso é desenvolver o cultural, que vai além de museus e dos passeios, e sim toda forma de sustentabilidade, como gastronomia, artesanato, manifestação cultural, ecologia, meio-ambiente”, opina Luciana Fresa. Para isso, a representante está planejando a visita dos participantes brasileiros em Bologna no próximo ano, no encerramento do projeto. “Queremos que as ONGs apresentem as performances de arte lá na Itália e exibam durante os workshops vídeos e fotos da realidade de cada cidade”, planeja.

O encontro no Recife continua nesta quarta-feira (03), no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, quando o grupo que participa do projeto vai avaliar os encontros anteriores e planejar o encerramento em Bologna. O primeiro seminário aconteceu em junho deste ano, em Fortaleza. O Projeto Adote um Ritmo prevê nas atividades a realização de três eventos a serem realizados nas cidades envolvidas, Recife, Fortaleza e Bologna. A idéia é que assim haja um verdadeiro diálogo entre elas e dessa forma possa ser produzida uma real coesão/conclusão social através da arte-educação e da luta à exploração sexual de crianças e de adolescentes.

- Projeto Território de Paz é lançado no Recife
- Voluntariado participa de espetáculo de dança com crianças do Chié
- Seminário Internacional discute exploração sexual de crianças e adolescentes
- Identidade Cidadã beneficia moradores dos Coelhos