Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

CARTILHA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS É LANÇADA PELA PREFEITURA

As comemorações da Prefeitura do Recife pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos contemplaram o segmento dos idosos na tarde desta quinta-feira (4). Por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã ocorreu o lançamento da cartilha de enfrentamento à violência e maus tratos contra a pessoa idosa, no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), na Boa Vista. Na ocasião, o vice-prefeito Luciano Siqueira, que presidiu a mesa, composta por diversos representantes daquele setor, fez questão de enaltecer o trabalho realizado ao longo da gestão na Gerência da Pessoa Idosa. “Que essa cartilha sirva como um instrumento para provocar esta conversa e reflexão”, afirmou, referindo-se ao contexto abordado pelos demais representantes, antes de sua palavra.

O ato público teve início com uma apresentação cênica do Grupo Velha Guarda, de Areias, que prestou homenagem ao centenário da imigração japonesa ao Brasil. Depois, os participantes da mesa proferiram suas opiniões a respeito da iniciativa da Prefeitura do Recife. “É muito importante pra gente obter um direito com este. Até porque cobramos muito do Estado e a prefeitura foi quem saiu na frente nesta iniciativa”, destacou a representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Eduza Pereira.

Na opinião da titular da Gerência da Pessoa Idosa, Karina Antunes, a cartilha proporciona uma diretriz para que todos conheçam a realidade social do idoso. “A cartilha será um instrumento com informações para que as pessoas possam entender como proceder, em caso de necessidade. Além disso, nela (cartilha) consta a rede de serviços que vão auxiliar a quem precisar de ajuda”, ensinou.

Para a público que presenciou o ato, que por sinal lotou o auditório da Fafire, que tem capacidade para 400 pessoas, a iniciativa chegou em boa hora. “Está certo haver uma cartilha para combater a violência contra os idosos”, defendeu Lúcia Alves de Melo, 63 anos. Para Maria José da Silva, 75 anos, mesmo não havendo violência no seu âmbito familiar, a cartilha é bem-vinda. “Mas existe sim este tipo de atitude que nos agride nas famílias, nas ruas, em qualquer lugar”, elogiou. Sem querer fazer trocadilho com seu nome, Felicidade Pimentel, 81 anos, era toda animação. “Esta cartilha é demais! Ela (cartilha) é boa porque ajuda a gente a se conduzir sobre esse assunto”.

Marcha – Na ocasião do lançamento da Cartilha, o vice-prefeito Luciano Siqueira, bem como o secretário interino de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Cirillo Mota, convocaram os presentes a comparecer à 1ª Marcha pelos Direitos Humanos, que será realizada na próxima quarta-feira (10), na rua da Aurora, em Santo Amaro, nas imediações do monumento Tortura Nunca Mais.

Matérias Relacionadas
- Identidade Cidadã chega ao Córrego da Areia
- Voluntários da PCR visitam o Jardim Botânico
- PCR lança cartilha sobre os Direitos da Pessoa Idosa
- Prefeitura promove debate sobre Direitos Humanos com jovens
- Presidente Lula lança Projeto Território de Paz em Santo Amaro
- Recife sedia encontro internacional de combate ao turismo sexual
- Voluntariado participa de espetáculo de dança com crianças do Chié
- Seminário Internacional discute exploração sexual de crianças e adolescentes
- Identidade Cidadã beneficia moradores dos Coelhos
- Voluntariado promove oficina de pintura em creche do Pina
- Prefeito em exercício prestigia seminário de Direitos Humanos
- PCR realiza III Semana de Cultura de Campo Grande
- Voluntários passeiam de Catamarã pelo Capibaribe
- Seminário avalia trabalho de erradicação do trabalho infantil
- Prefeitura comemora Dia Internacional do Voluntariado
- PCR comemora luta pelo fim da violência contra a mulher
- Ação do Pronasci beneficia comunidade de Santo Amaro
- Prefeito prestigia exposição sobre Direitos Humanos
- Creche Comunitária recebe doação de equipamentos
- PCR e Pronasci inscrevem para curso de Tecnologia e Cidadania


Enviar    Imprimir