Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

VOLUNTÁRIOS DA PCR VISITAM O JARDIM BOTÂNICO

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria do Voluntariado, levou um grupo de voluntários da rede municipal, na tarde desta quinta-feira (04), ao Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado. A atividade faz parte das ações realizadas pela diretoria dentro das comemorações alusivas ao Dia Internacional do Voluntariado, que será celebrado nesta sexta-feira (05).

Durante a trilha realizada pelo Jardim Botânico, que contou com um orientador e uma guarda ambiental, os visitantes conheceram as diversas espécies da fauna e da flora característica da Mata Atlântica. A diretora do Voluntariado da Prefeitura do Recife, Gabriela Cordeiro, esteve presente com o grupo e lembrou que as celebrações em torno do Dia Internacional do Voluntariado estão acontecendo desde o último dia 24, com atividades culturais, nas creches comunitárias, com oficinas de dança, artes plásticas. Ela explicou porque o Jardim Botânico foi escolhido para fazer parte dessa programação. “Trouxemos o pessoal pra cá pra que eles pudessem ver o espaço depois de que ele foi reformado”, contou Gabriela.

Ela também destacou a participação do voluntariado dentro da atual gestão (são mais de 2 mil voluntários cadastrados na prefeitura e cerca de 300 atuando), além do reconhecimento desse trabalho a partir de atividades como esta. “A importância do voluntariado está nesse casamento entre o poder público e a sociedade. A importância do trabalho do governo junto com a sociedade, que participa, opina e chega a lugares onde, às vezes, o governo não consegue chegar, que é no coração das pessoas, tendo carinho, vontade de fazer. São pessoas que dedicam parte do seu tempo ao trabalho voluntário”.

Na data de comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, nesta sexta-feira (05), eles irão celebrar em ação, atuando dentro da programação de festividades do Dia de Nossa Senhora da Conceição. Vários voluntários estarão presentes no Morro da Conceição, das 18h às 22h, mostrando a importância do voluntariado, arrecadando donativos e realizado um trabalho de conscientização com a população contra ao incentivo à mendicância, em parceria com o projeto Doação Cidadã, do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). “Essa é a vontade do voluntário. Ele quer trabalhar, quer mostrar que sabe fazer e que tem essa vontade de transformação”, disse Gabriela. A voluntária Karla Santana, que faz parte da equipe do projeto Voluntários pela Infância, falou que é essa vontade de trabalhar que explica a capacidade de doação dessas pessoas. “A gente vê que essa é uma data importante, uma maneira de você ser gratificado e valorizado”, disse Karla.

O Jardim Botânico – Denominado Jardim Botânico Chico Mendes, o Jardim Botânico do Recife possui 10,7 hectares e está inserido na Zona Especial de Proteção Ambiental (Zepa). Criado em 1979, através do decreto 11.341, o JBR promove atividades de Educação Ambiental, trilhas orientadas, conservação da biodiversidade da Mata Atlântica “in situ” e “ex situ” além da produção de mudas de árvores nativas e diferentes coleções. Em outubro de 2008, foi totalmente revitalizado pela gestão do prefeito João Paulo e entregue à população com novas coleções e o Jardim Sensorial, adaptado para pessoas com deficiência.

Matérias Relacionadas
- PCR lança cartilha sobre os Direitos da Pessoa Idosa
- Prefeitura promove debate sobre Direitos Humanos com jovens
- Presidente Lula lança Projeto Território de Paz em Santo Amaro
- Recife sedia encontro internacional de combate ao turismo sexual
- Voluntariado participa de espetáculo de dança com crianças do Chié
- Seminário Internacional discute exploração sexual de crianças e adolescentes
- Identidade Cidadã beneficia moradores dos Coelhos
- Voluntariado promove oficina de pintura em creche do Pina
- Prefeito em exercício prestigia seminário de Direitos Humanos
- PCR realiza III Semana de Cultura de Campo Grande
- Voluntários passeiam de Catamarã pelo Capibaribe
- Seminário avalia trabalho de erradicação do trabalho infantil
- Prefeitura comemora Dia Internacional do Voluntariado
- PCR comemora luta pelo fim da violência contra a mulher
- Ação do Pronasci beneficia comunidade de Santo Amaro
- Prefeito prestigia exposição sobre Direitos Humanos
- Creche Comunitária recebe doação de equipamentos
- PCR e Pronasci inscrevem para curso de Tecnologia e Cidadania
- Dia da Consciência Negra é comemorado na PCR
- Creches comunitárias recebem doação da ABCC


Enviar    Imprimir