Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

JORNADA CIENTÍFICA MARCA OS 22 ANOS DO CAPSAD EULÂMPIO CORDEIRO

Durante toda esta sexta (05), o Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool e Outras Drogas (CAPSad) Eulâmpio Cordeiro promoveu a jornada científica “Fundamentando uma Prática”, como parte das comemorações pelos 22 anos da unidade – referência no atendimento aos usuários de álcool e outros entorpecentes. O encontro realizado no auditório do estabelecimento incluiu a apresentação de trabalhos científicos elaborados por profissionais dos seis CAPSad da Prefeitura do Recife.

A abertura da jornada foi realizada pela gerente do Eulâmpio, Alda Campos, que deu as boas-vindas aos técnicos da rede municipal de saúde. Em seguida, a diretora Geral de Atenção à Saúde, Graça Cavalcante – representando a Secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos –, falou sobre a importância do Eulâmpio Cordeiro e reforçou a importância da realização de eventos como o desta sexta. A mesa de abertura contou ainda com a presença de um ex-usuário, de uma supervisora e da coordenadora clínica do centro, Conceição Vasconcelos, que fez uma abordagem sobre o histórico do CAPS, o primeiro serviço público destinado ao auxílio de usuários e dependentes químicos em Pernambuco.

Logo após, começaram as apresentações dos trabalhos científicos. O primeiro foi elaborado pela equipe técnica do CAPSad Vicente Araújo, com uma abordagem sobre grupos não-intensivos, que incluem os usuários prestes a ganhar alta clínica. Em seguida, foi a vez de expor as experiências do grupo de Direitos Sociais, que trabalha a cidadania e direitos humanos com usuários do Centro. O último projeto da manhã apresentou as vantagens de os usuários desempenharem atividades físicas e a parceria existente entre o Academia da Cidade e o Mais Vida, programa de Redução de Danos da Prefeitura do Recife.

“Por meio da prática de exercícios físicos, o usuário se motiva a sair da dependência química, já que a prática permanente de atividades esportivas leva o organismo a pedir mudanças. Por isso, todos os CAPS da rede municipal possuem um grupo destinado ao desenvolvimento de atividades físicas, chamado Movimento. Nele, são trabalhadas formas de reinserção social levando em consideração a interação durante os eventos esportivos”, apontou Melissa de Azevedo, gerente do Mais Vida.

A programação da jornada continuou à tarde com a apresentação de mais cinco trabalhos científicos. A equipe técnica do CAPSad José Lucena abordou o papel da intersetorialidade na saúde mental. Já a equipe do CAPSad René Ribeiro discursou acerca da comorbidade psiquiátrica entre pacientes do serviço. Fechando o evento, os técnicos dos CAPSad Luiz Cerqueira e Eulâmpio Cordeiro trouxeram para discussão a importância do papel familiar, especialmente a figura paterna, no sucesso do tratamento.

História – O CAPSad Eulâmpio Cordeiro foi criado pelo psiquiatra José Carlos Escobar em 10 de maio de 1986, sendo municipalizado em 2004, quando passou a integrar a rede de saúde do Recife. Nesses 22 anos, já foram atendidos aproximadamente 8.330 usuários de álcool e outros entorpecentes. Hoje, a unidade realiza aproximadamente 150 atendimentos mensais e 45 diários. O Centro atende principalmente a homens na faixa etária entre 40 e 50 anos, tendo o uso de drogas como prevalência entre as pessoas que buscam ajuda no local.

Matérias Relacionadas
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde
- IFP é inaugurado em Santo Amaro


Enviar    Imprimir