Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO PAULO COORDENA MESA COM A PRESENÇA DA MINISTRA DILMA

Dentro da programação da 53ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito do Recife e presidente da FNP, João Paulo, coordenou, na manhã desta sexta-feira (05), a mesa que teve como tema “O Programa de Aceleração do Crescimento: avaliação e perspectivas”. Realizada na cidade de Vitória, no Espírito Santo, a palestra teve como convidada a ministra chefe da Casa Civil do Governo Federal, Dilma Roussef, que abordou o atual estágio das obras do PAC e a exploração do pré-sal. Em mais de uma hora de explanação, a ministra detalhou, ainda, como o Brasil está agindo perante a crise da recessão mundial, dando garantia da continuidade das ações executadas pelo PAC, dos programas sociais, além de anunciar novos investimentos desenvolvidos pelo Programa Federal. Também compuseram a mesa, o governador do estado, Paulo Hartung e o prefeito de Vitória, João Coser.

Com relação às obras do PAC, a ministra garantiu que o Governo Federal irá cumprir o enviou das verbas, e pediu que os prefeitos tivessem um tratamento prioritário, além de se envolverem com o monitoramento das obras. “A nossa idéia é não cortar um centavo do PAC, pelo contrário, tivemos que aumentar, pois incluímos alguns projetos novos. O PAC é um fator muito forte na área da construção civil, por isso manter o PAC é manter o nível de investimento e a demanda sobre os materiais utilizados na construção”, disse. Segundo Dilma, o presidente Lula está insistido num esforço conjunto para acelerar os investimentos, mantendo os princípios de prudência. “Para essa aceleração é necessário a união dos entes: Governo Federal, estados e municípios”.

Já em relação à exploração da camada pré-sal, a ministra afirmou que o bem é uma das maiores riquezas que o País descobriu. E está bastante otimista, pois os trabalhos de exploração já identificaram mais de oito reservas de petróleo. “O Governo Federal deve utilizar o óleo em benefício da população atual e guardar uma boa parte de reserva para as gerações futuras, como forma de acabar com a pobreza e investir em volume de educação e novação”, afirmou a representante do planalto. Para Dilma, a renda do petróleo deve compor um Fundo de Responsabilidade Social, permitindo que o Brasil possa ter uma apropriação dessa renda do petróleo. “O pré-sal deve ser utilizado no aumento da riqueza do País, e para isso é necessário que as empresas que trabalham diretamente com o petróleo sejam nacionais, produzindo um grande volume de geração de empregos. O interesse Nacional é a garantia de mais e melhores empregos para o Brasil”, defendeu.

Sobre a crise internacional, a ministra da Casa Civil afirmou que é fundamental reconhecer que o problema produziu efeitos no mundo inteiro, e é difícil prever duração e profundidade, sobretudo os paises desenvolvidos. “No Brasil, a crise atingiu de forma diferente do resto do mundo, pois encontrou um País com o produto, o emprego, a renda, o investimento, todos crescendo, após 25 anos de estagnação. O Brasil tem condições de enfrentá-la no presente e construir as melhores condições, quando da retomada, estar uma posição mais competitiva e aproveitar as conseqüências deixadas”.

Ao final de sua fala, a ministra agradeceu aos prefeitos do Brasil, dizendo que sem a ajuda deles e dos governadores, a União não executaria nenhum serviço. Para o prefeito João Paulo, a explanação da ministra foi bastante proveitosa. “Pelo que a ministra Dilma apresentou hoje, o Brasil está preparado para enfrentar a crise com obras estruturadoras para o País, garantindo crédito, e os investimentos da continuidade do PAC. Na medida em que as medidas sociais do presidente Lula acrescentam na divisão social da riqueza, as obras de saneamento e infra-estrutura realizadas vão melhorar ainda mais as condições de vida e saúde da nossa população”, analisou o prefeito do Recife.

O prefeito eleito do Recife, João da Costa, que também participou da reunião da Frente, afirmou que as informações repassadas pela representante do Governo Federal foram muito satisfatórias. “Foi uma reunião bastante positiva devido à representatividade e consolidação da Frente Nacional de Prefeitos, como a grande articuladora dos municípios brasileiros, mostrando que a relação com o Governo Federal melhorou muito, estimulando as parcerias e desenvolvendo uma perspectiva de trabalho conjunto a partir dos projetos do Governo como o PAC, os projetos sociais, direcionados para o enfrentamento da crise que nós teremos pela frente”, disse João da Costa. De acordo com o futuro prefeito, o Recife já tem recursos da ordem R$ 400 milhões aprovados. “A perspectiva é melhorar a eficiência do gasto desse recurso e fazer um esforço grande para que o objetivo do Governo Lula seja realizado no Recife, melhorando a vida da população”.

João da Costa falou, ainda, sobre a articulação feita para que a capital pernambucana continue na diretoria da Frente. ”Estamos trabalhando na articulação junto com o prefeito João Paulo para que o Recife tenha papel ativo na próxima diretoria da FNP e que a cidade possa ter a sua representatividade, contribuindo para o fortalecimento do movimento municipalista no Brasil”, explicou.

Site - Uma das últimas ações da gestão do prefeito João Paulo enquanto presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) foi a criação do portal da Frente Nacional dos Prefeitos. A ferramenta será um instrumento para dar maior importância aos prefeitos porque vão constar informações de todos os níveis e assuntos, principalmente de prêmios, eventos e serviços. O site é uma parceria com a Abrasf - Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais -, cujo presidente é o secretário municipal de Finanças do Recife, Elísio Soares.
Matérias Relacionadas
- PCR divulga os serviços que funcionarão no feriado
- Prefeito João Paulo abriu 53ª Reunião da FNP
- Secretário de Finanças discute Reforma Tributária
- João Paulo participa da abertura da 53ª Reunião da FNP
- Prefeito João Paulo dá início às atividades da 53ª Reunião Geral da FNP
- PCR divulga os serviços que funcionarão no feriado de Nossa Senhora da Conceição
- Rádio da PCR leva informações aos fiéis que visitam o Morro da Conceição
- Prefeito participa de homenagem a Paulo Santana
- Ocupações irregulares são retiradas das margens do Canal do Arruda
- Servidores homenageiam prefeito com frevo e presentes
- João Paulo participa da Reunião Geral da FNP
- Cônsul geral do Japão no Recife visita PCR
- Prefeito João Paulo prestigia entrega do Selo UNICEF
- Prefeito inaugura passarela no Pina
- Presidente Lula virá para inauguração do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo toma café com presidente Lula
- Prefeito e governador inauguram novo Terminal Integrado da Caxangá
- Voz do Morro oferece serviços ao público durante festa da Conceição
- PCR lança I Gincana Recife de Coleta Seletiva
- Prefeito toma café da manhã com representantes do Governo Federal


Enviar    Imprimir