Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE ARMA ESQUEMA ESPECIAL PARA A FESTA DO MORRO

Tanto os fiéis como os festeiros que forem participar das comemorações pelo Dia de Nossa Senhora da Conceição (08), em Casa Amarela, devem ficar atentos a alguns cuidados com a saúde. A orientação vem diretamente da Secretaria de Saúde do Recife, que montou um esquema especial para atender ao aspecto sagrado e ao profano da celebração. Para isso, acionou equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu Recife) e da Vigilância Sanitária, que terão plantão no local durante todo o feriado prolongado.

“Insolação e desidratação estão entre os riscos que podem e precisam ser prevenidos pelos religiosos que vão ao Morro da Conceição. Para se proteger do sol e minimizar o calor, os fiéis devem usar chapéu e protetor solar. Tomar um café da manhã saudável e ingerir bastante líquido durante todo o dia também é recomendado. Para os que têm interesse somente na festa profana, o maior perigo é o exagero no consumo de bebida alcoólica. Nesses casos a indicação é maneirar a ingestão, de forma a evitar a embriaguez e a ocorrência de tumultos ou confusões”, apontou o gerente interino do Samu Recife, Leonardo Gomes.

Em relação ao vestuário, é aconselhável que as pessoas vistam roupas leves, de cores claras e folgadas, para que não se sintam mal devido ao calor. Com a alimentação, os cuidados incluem evitar comidas pesadas durante o dia e optar por frutas e outros alimentos saudáveis.

O Samu Recife estará presente com duas bases. Uma já está em funcionamento na Maternidade Barros Lima, que fica na avenida Norte. A outra será instalada somente na segunda-feira (08), dia dedicado à santa, no topo do Morro. Na ocasião, uma viatura médica ficará à disposição para pequenos atendimentos aos fiéis e demais pagadores de promessa. “As ambulâncias poderão ajudar nos pequenos socorros e disponibilização de soro. Os casos mais graves serão dirigidos para policlínicas ou hospitais, dependendo da complexidade da ocorrência. Além disso, a população poderá contar com mais 16 veículos de atendimento de urgência, acionados pelo telefone 192”, completou Gomes.

Qualidade – Vinte técnicos da Vigilância Sanitária estarão de plantão neste feriadão. As equipes atuarão na área do Morro da Conceição monitorando o comércio de alimentos, com destaque para os vendedores informais. “Realizamos uma capacitação com o pessoal que solicitou licença para atuar durante as festividades. Eles receberam informações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, que, entre outros tópicos, incluiu detalhes sobre preparo, acondicionamento e manuseio de comidas e bebidas”, comentou o gerente da Vigilância Sanitária, Luiz Paulo Brandão.

“Ao longo das festividades, é preciso que a população esteja atenta, principalmente, à venda de produtos como queijo, cachorro-quente, salsichão, churrasquinho e similares. Nenhum deles pode ser preparado no local da festa, apenas assado ou montado. Cuidado também com a qualidade do gelo usado nas bebidas, que deve ser industrializado”, detalhou o gestor.

Durante o feriado prolongado, quem quiser fazer denúncias ou esclarecer dúvidas poderá recorrer ao telefone do plantão da Vigilância Sanitária: (81) 3232.4386. No sábado (06) e domingo (07), as ligações podem ser feitas entre 18h e meia-noite. Na segunda, entre 15h e 21h.

Matérias Relacionadas
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde
- Socorristas participam de palestra do Samu de Grenoble
- Torneio de futebol contra a filariose
- Museu Murillo La Greca sedia exposição de usuários do Cptra
- Saúde se reúne com representantes da Abrasco
- Samu da França capacita profissionais do Recife
- Seminário capacita e sensibiliza profissionais de saúde


Enviar    Imprimir