Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PROJETO IDENTIDADE CIDADÃ ATENDEU MORADORES DO CÓRREGO DA AREIA

Neste sábado (6),  de 9h às 14h, moradores do bairro Córrego da Areia, tiveram a chance de retirar gratuitamente documentos básicos como identidade, CPF e carteira profissonal, além disso puderam usufruir de serviços essenciais de saúde e outros serviços básicos como o de corte de cabelo . A ação, realizada na Escola Municipal Professor Moacir de Albuquer,  faz parte do Projeto Identidade Cidadã promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã com a parceria de outras secretarias municipais e Governo do Estado.

A  comunidade participa diretamente da organização através dos delegados do orçamento participativo que mobilizam a população e avaliam se os serviços oferecidos são realmente os que a comunidade precisa. A estudante Tairine Oliveira, 17 anos, aproveitou a ação para tirar a 1ª via do CPF, RG e carteira de trabalho. Já faz tempo que precisava tirar meus documentos mas estava sem condições financeiras. Essa ação da Prefeitura chegou na hora certa pra mim e pra minha irmã que também está aqui.

Desempregado , o auxiliar de serviços, Wercules Djair, 29 anos, já estava há um bom tempo sem a carteira de identidade  e precisava tirar a 3ª via mas não tinha dinheiro. Tenho 2 filhos e estou desempregado. Não tenho como pagar , aproveitei essa ação da prefeitura do Recife para retirar a 3ª via do meu RG e não precisei pagar nada.

Segundo o Secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã  em exercício, Cirilo Mota, a expectativa é de que até o final do atendimento, às 14h, uma média de 500 pessoas sejam beneficiadas. As carteiras profissionais são entregues na hora, já as carteiras de identidade levam cerca 30 dias para serem confeccionadas. Após ficarem prontas, é marcada uma nova visita no local para a retirada dos documentos.

Saúde – a ação contou também com uma equipe da Secretaria de Saúde que orientava sobre a prevenção das DSTs, higiene bucal, aferição de pressão, medição da taxa de glicemia e vacinação para todas as idades. Cerca de  400 preservativos foram distribuídos.

Assistência social e jurídica – quem buscava orientação sobre direitos do consumidor também encontrou um advogado especializado no assunto para tirar dúvidas dos moradores.

O Projeto Identidade Cidadã, já beneficiou diversas comunidades de baixa renda da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas à cidadania e aos programas sociais da Prefeitura do Recife, com o serviço gratuito de emissão de documentos, fundamentais para que famílias em situação de risco possam se cadastrar em ações importantes da PCR como, por exemplo, o Bolsa-Família.

Matérias Relacionadas
- Doulas voluntárias são homenageadas pela PCR
- Identidade Cidadã chega ao Córrego da Areia
- Cartilha de enfrentamento à violência contra idosos é lançada pela Prefeitura
- Voluntários da PCR visitam o Jardim Botânico
- PCR lança cartilha sobre os Direitos da Pessoa Idosa
- Prefeitura promove debate sobre Direitos Humanos com jovens
- Presidente Lula lança Projeto Território de Paz em Santo Amaro
- Recife sedia encontro internacional de combate ao turismo sexual
- Voluntariado participa de espetáculo de dança com crianças do Chié
- Seminário Internacional discute exploração sexual de crianças e adolescentes
- Identidade Cidadã beneficia moradores dos Coelhos
- Voluntariado promove oficina de pintura em creche do Pina
- Prefeito em exercício prestigia seminário de Direitos Humanos
- PCR realiza III Semana de Cultura de Campo Grande
- Voluntários passeiam de Catamarã pelo Capibaribe
- Seminário avalia trabalho de erradicação do trabalho infantil
- Prefeitura comemora Dia Internacional do Voluntariado
- PCR comemora luta pelo fim da violência contra a mulher
- Ação do Pronasci beneficia comunidade de Santo Amaro
- Prefeito prestigia exposição sobre Direitos Humanos


Enviar    Imprimir