Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS VIVEM DIA DE CINEASTAS

Mais de 780 alunos da Rede Municipal de Ensino (RMR) viveram um dia de cineastas na tarde desta terça-feira, no Teatro do Parque. Numa ação integrada do Memorial Luiz Gonzaga (MLG), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), 15 escolas participaram da abertura da Semana Luiz Gonzaga, com a exibição de 17 curtas-metragens de animação produzidos pelos alunos. A primeira edição Curta Gonzaga faz parte do Mais Educação, projeto interministerial de educação integral que tem como desafio a transformação da escola num espaço onde a cultura local passa a dialogar com os currículos escolares.
 
Orientados pelas tutoras e representantes da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), os alunos levaram dois meses para confeccionar os curtas de animação, utilizando técnicas de desenho em ofício, marionetes de isopor, tudo colocado em moovie maker, com direito a making off e tudo mais, baseando-se sempre em grandes sucessos do rei do baião. Durante a exibição dos curtas-metragens de animação, os estudantes, entusiasmados, puderam assistir às suas produções e, cada escola, recebeu um certificado e uma medalha do MLG. Rivaldo Alves (13 anos), da escola Pedro VI, confessou-se emocionado com o trabalho. Eu conheci Luiz Gonzaga através dos meus pais. A montagem do filme foi difícil, mas poderia ter sido mais se a gente não tivesse feito um trabalho de equipe.
 
A Semana Luiz Gonzaga começou na tarde desta terça-feira e vai até o sábado (13) apresentando uma programação comemorativa ao aniversário de nascimento do Rei, nascido em Exu, no dia 13 de dezembro. Os curtas-metragens de animação exibidos nesta terça serão editados, gravados em dvd e distribuídos às escolas. Cinco deles serão selecionados para exibição, no Pátio de São Pedro, nos intervalos do show Tributo a Gonzaga, grande evento realizado pelo Espaço Pátio de São Pedro no dia 13 de dezembro, às 18h, com missa na Igreja de São Pedro dos Clérigos seguida por um show com mais de 20 forrozeiros. A semana tem parceria com o Senac, Sindicato dos Guias de Turismo de Pernambuco (Singtur), Conservatório Pernambucano de Música (CPM), Secretaria Estadual de Educação e Data Voice.
 

Matérias Relacionadas
- Escola de Frevo abre matrículas de alunos nesta terça
- Cantata nataliana da rede de ensino empolga o Marco Zero
- PCR lança dois livros de educação infantil
- Concluintes do curso de libras recebem certificados
- Prefeitura promove Cantata Natalina com alunos da rede
- Memorial Luiz Gonzaga organiza homenagem ao Rei do Baião
- Secretária abre seminário de educação infantil
- PCR promove seminário sobre educação infantil
- Alunos da rede municipal assinam exposição na Várzea
- Encontro literário reúne poetas na Escola Jandira Botelho
- Cinema para fazer pensar na biblioteca de Casa Amarela
- Emoção marca as finais do Futebol participativo 2008
- Escola Municipal é classificada em prêmio promovido pelo SESI
- Feira do Conhecimento reúne professores e alunos na UFPE
- Final do Futebol Participativo será no Estádio dos Aflitos
- Alunos do ProJovem Recife participam de Caminhada pela Paz
- Escola Municipal ganha prêmio
- Rede de ensino da Prefeitura realiza Feira de Conhecimentos
- PCR promove mostra de dança afro no Armazém 14
- Alunos do ProJovem Urbano vão participar da 9ª Caminhada da Paz


Enviar    Imprimir