Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Identidade Cidadã agora tem atendimento fixo na PCR Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

IDENTIDADE CIDADÃ AGORA TEM ATENDIMENTO FIXO NA PCR

Paulo Lopes
Sala foi inaugurada na tarde desta terça-feira
O projeto Identidade Cidadã agora dispõe de atendimento fixo para a população. Se antes as pessoas aguardavam pela visita sistemática do projeto nas comunidades para proporcionar serviços básicos como a emissão de documentos como identidade, CPF e Carteira Profissional de Trabalho, agora elas vão poder contar com a ampliação destes benefícios de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. A sala foi inaugurada na tarde desta terça-feira (9) e já funciona no 1º andar do edifício sede da Prefeitura do Recife. “É uma iniciativa muito importante de nosso governo. Ser cidadão é ter acesso aos documentos básicos. Essa é uma experiência que está tendo sucesso na cidade”, elogiou o prefeito João Paulo, que prestigiou a ocasião.

Para a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes, o projeto se tornou uma referência no município. “Além das edições comunitárias, que é um ponto de referência nas comunidades, agora as pessoas dispõem de um espaço fixo aqui na PCR, onde podem buscar informações jurídicas e emissão de documentos”, justificou a secretária. Por fim, Karla Menezes ressaltou que o Identidade Cidadã foi considerado ação prioritária da plenária temática do Orçamento Participativo de Direitos Humanos deste ano. “Naquela ocasião, houve a participação de mais de 1.200 pessoas na plenária.”

Na explicação do diretor de Direitos Humanos da SDHSC, Cirillo Mota, naquele posto fixo do projeto Identidade Cidadã será possível ao interessado retirar a 1º via da carteira de identidade (ou 2ª via caso a pessoa seja maior de 65 anos); a 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho Profissional (CTP) e a 1ª via do Certificado de Pessoa Física (CPF). “É uma forma de ampliar aos cidadãos recifenses os seus direitos aos documentos”, afirmou. Cirillo Mota ainda disse que a primeira visita em comunidade em 2009 está agendada para o dia 17 de janeiro, em local a ser definido.

O Projeto Identidade Cidadã, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), já beneficiou diversas comunidades de baixa renda da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas à cidadania e aos programas sociais da Prefeitura do Recife, com o serviço gratuito de emissão de documentos, fundamentais para que famílias em situação de risco possam se cadastrar em ações importantes do órgão público municipal como, por exemplo, o Programa Bolsa-Família.

Serviço:
Posto de atendimento do Projeto Identidade Cidadã
Local de funcionamento - 1º andar do edifício sede da PCR, na avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife;
Horário de atendimento - de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
- Caminhada marca aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Projeto Identidade Cidadã atendeu moradores do Córrego da Areia
- Doulas voluntárias são homenageadas pela PCR
- Identidade Cidadã chega ao Córrego da Areia