Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SEMINÁRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO É ABERTO DE FORMA FESTIVA

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio abriu, na manhã desta segunda-feira (15), o primeiro dia de debates do “Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação e Cidadania” que está sendo realizado pela Prefeitura do Recife na nova sede da Diretoria Geral de Tecnologia e Cidania - DGTEC, no bairro da Soledade. O encontro, que será finalizado nesta terça-feira (16), das 8h30 às 12h, está contando com a participação de professores e alunos das oito Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania da rede municipal de ensino - UTECs, além dos 14 módulos da Escola Itinerante de Informática.
O objetivo do evento é socializar as experiências do uso da tecnologia no processo de ensino durante as ações pedagógicas desenvolvidas no Ano Letivo 2008 – Poetas do Recife. “É uma satisfação muito grande poder realizar este seminário já aqui, na nova sede da DGTEC, que é resultado de um convênio com a Universidade Católica de Pernambuco – Unicap”, lembrou a secretária, referindo-se ao novo espaço, localizado no antigo Colégio Nóbrega.
Segundo Maria Luíza, a prefeitura é hoje uma referência nacional no ensino de novas tecnologias e na área de inclusão digital. “Como mostra este seminário, isto é resultado de uma política pública séria, que se preocupa tanto com a parte tecnológica, como a ampliação dos núcleos e laboratórios, como a formação continuada de seus profissionais”, ressaltou.
A surpresa positiva das apresentações culturais que abriram o seminário ficou por conta de dois ex-alunos dos ônibus de informática. Jorge Cardoso, de 86 anos, apesar de ainda está sendo alfabetizado numa escola municipal, recitou com desenvoltura, um poema de dois cantadores sertanejos. Já Raimundo Ferreira, de 60 anos, declamou um cordel de sua autoria, enaltecendo a Escola Itinerante da PCR.
Versos como “Jovens de 14 anos, adultos dos 18 aos 30, cabra velho com 60 e até ancião ela ensina”, emocionaram a todos, em especial sua professora, Maria das Graças. “É um grande alegria ver que nosso trabalho vem dando resultados”, argumentou. Irenice Bezerra, coordenadora das Unidades Móveis de Informática (projeto recife.com.jovem) lembra que a iniciativa virou política pública permanente. “Com o decreto de número 24.003, assinado por João Paulo em setembro, esses módulos viraram UTECs itinerantes e não podem ser extintos”, comemorou. Segundo ela, de 2005 a 2008, a prefeitura certificou, através das oito UTECs e 14 módulo itinerantes, mais de 15 mil pessoas em cursos de informática básica.

Programação - A exemplo desta segunda-feira, o último dia de seminário, nesta terça-feira (16), terá uma programação voltada para a troca de informações e divulgação das experiências bem sucedidas promovidas pela DGTEC ao longo dos últimos anos. Entre 8h30 e 12h, serão apresentados dez projetos, incluindo “Novas tecnologias: motivando e contextualizando o ensino de ciências”, da UTEC Sítio da Trindade; “Conhecendo e divulgando o Jardim Botânico”, da UTEC do Jardim Botânico e “Resolvendo equações através da balança”, da UTEC Gregório Bezerra.

Matérias Relacionadas
- PCR promove seminário sobre novas tecnologias na educação
- Prefeitura promove cantata natalina com 350 alunos
- Escola municipal de Três Carneiros promove feira de Conhecimentos
- Concerto de Natal emociona população na praça da Várzea
- Novas famílias do programa Bolsa Escola são recepcionadas
- Prefeitura encerra matrículas de alunos novatos da rede de ensino
- Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Cantata natalina dos alunos da rede emociona público no Santa Isabel
- PCR promove exposição de estudantes de educação infantil
- Escola Ambiental recebe beneficiários do Bolsa Escola e Bolsa Família
- Alunos de escolas municipais vivem dia de cineastas
- Escola de Frevo abre matrículas de alunos nesta terça
- Cantata nataliana da rede de ensino empolga o Marco Zero
- PCR lança dois livros de educação infantil
- Concluintes do curso de libras recebem certificados
- Prefeitura promove Cantata Natalina com alunos da rede
- Memorial Luiz Gonzaga organiza homenagem ao Rei do Baião
- Secretária abre seminário de educação infantil
- PCR promove seminário sobre educação infantil
- Alunos da rede municipal assinam exposição na Várzea


Enviar    Imprimir