Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA REÚNE DIRIGENTES DE ESCOLAS E CRECHES

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife promoveu, nesta terça-feira (16), no Personnalité Recepções, no bairro da Boa Vista, o último encontro de Formação Continuada de 2008 dos dirigentes e vice-dirigentes das unidades de ensino da rede municipal – 219 escolas, 61 creches, 18 unidades profissionalizantes e 22 Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTECs) fixas e móveis.
 
O encontro, que se estendeu por toda a tarde e início da noite,  constou de uma palestra especial, seguida de debates, com o PhD em Educação, professor Jefferson Mainardes, que desenvolveu o tema “A Escola em Ciclos de Aprendizagem: Questões relevantes à Gestão Escolar”. O objetivo foi analisar as dificuldades e os avanços do novo sistema de avaliação educacional implantado na rede recifense, que substituiu a reprovação por nota (seriação) pelo avanço do aluno através de uma avaliação geral de desempenho.
 
Além dos dirigentes, participaram da formação os representantes das gerências e os diretores da Educação Municipal. Um pouco antes do jantar de confraternização oferecido pela prefeitura, a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria Luiza Aléssio, fez uma rápida análise dos principais avanços da educação da cidade durante as duas gestões do prefeito João Paulo. “Em primeiro lugar eu quero agradecer a presença de todos e a palestra do professor Mainardes, pois é muito bom refletir sobre um tema tão importante e desafiante para todos nós”, frisou.
 
Maria Luiza lembrou que o prefeito João Paulo gostaria muito de estar ali, mas que é impossível ele acompanhar pessoalmente todos os eventos da administração municipal. “Desde 2005, quando assumi a secretaria, que João Paulo tem apoiado todos os nossos projetos e ações”, recordou. Sobre os avanços nesse período, ela citou como mais importantes à contratação maciça de professores concursados,  a implantação do ensino fundamental de nove anos e o próprio sistema de ciclos, além do aperfeiçoamento da formação continuada dos profissionais da educação.
 
“Nosso desafio sempre foi a inclusão social e o avanço na qualidade do ensino, sem esquecer a melhoria da rede física das escolas”, explicou. A secretária ainda fez questão de destacar o apoio do Governo do presidente Lula, que através do Plano de Desenvolvimento da educação (PDE) tem tratado a educação do País como uma área realmente prioritária. Maria Luiza também abriu espaço para que os diretores da pasta falassem sobre os avanços específicos dos diversos setores que formam a educação municipal.  

Matérias Relacionadas
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados
- Escola Arraial Novo do Bom Jesus ganha quadra poliesportiva
- Estudantes de escola municipal lançam livro nesta quinta
- Moradores da Vila dos Milagres recebem certificados
- Concluintes de cursos profissionalizantes recebem certificados
- PCR promove encontro de Formação Continuada para dirigentes escolares
- Estudantes de Educação de Jovens e Adultos comemoram formatura
- Cantata natalina da rede municipal emociona o Sítio da Trindade
- Seminário de Novas Tecnologias na Educação é aberto de forma festiva
- PCR promove seminário sobre novas tecnologias na educação
- Prefeitura promove cantata natalina com 350 alunos
- Escola municipal de Três Carneiros promove feira de Conhecimentos
- Concerto de Natal emociona população na praça da Várzea
- Novas famílias do programa Bolsa Escola são recepcionadas
- Prefeitura encerra matrículas de alunos novatos da rede de ensino
- Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Cantata natalina dos alunos da rede emociona público no Santa Isabel
- PCR promove exposição de estudantes de educação infantil
- Escola Ambiental recebe beneficiários do Bolsa Escola e Bolsa Família
- Alunos de escolas municipais vivem dia de cineastas


Enviar    Imprimir