Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE RECEBE VISITA DE TÉCNICOS DE CABO VERDE

Quatro técnicos de Cabo Verde, na África, que estão em Pernambuco para aprender como é feita a alimentação do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinam), no que se refere à DST/Aids, foram recebidos na tarde desta terça-feira (16) pela secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos. Durante o encontro, os integrantes da missão internacional também puderam saber mais sobre algumas das políticas municipais implementadas nos últimos oito anos, como o Programa de Redução de Danos (Mais Vida), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Coordenação de Controle do Tabagismo, a Central de Regulação e a Ouvidoria Municipal de Saúde.
 
“O Ministério da Saúde possui um acordo de cooperação em HIV/Aids com países da África. A parceria inclui a realização de visitas técnicas como a que o grupo caboverdiano faz até a próxima sexta-feira (19). A indicação de Pernambuco e, especificamente, do Recife partiu do Governo Federal a partir do trabalho que desenvolvemos na capital. Isso inclui a alimentação de dados do Sinam e a maneira como a gestão municipal utiliza as informações para direcionar estratégias de atenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis e à Aids”, apontou Tereza Campos. O Sinam registra e processa dados de todo o território nacional, fornecendo informações que permitem a tomada de decisões nas esferas municipal, estadual e federal.
 
Responsável pelo Serviço Nacional de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Maria de Lourdes Monteiro foi uma das técnicas presentes na reunião. “Ficamos imensamente agradecidos pela receptividade do Ministério da Saúde do Brasil. A troca de experiências é bastante gratificante e, mesmo já tendo feito muita coisa graças à parceria, sabemos que podemos ir mais além”, afirmou. Entre as principais colaborações brasileiras estão abordagens ligadas ao tratamento com anti-retrovirais, iniciado em 2004, na região.
 
Ainda integram o grupo caboverdiano José Tomaz Valdez, diretor da Região Sanitária Santiago Norte; Antonio Lima Moreira, diretor nacional de Luta Contra Doenças Transmissíveis; e Artur Correia, diretor do Hospital Central Agostinho Neto. Também participaram da reunião a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz; o gerente de Atenção às DST/Aids do Recife, Acioli Neto; o técnico da Vigilância Epidemiológica do Recife, Alberto Silva; e o gerente estadual de DST/Aids, François Figueiredo.
 
Números - Segundo o mais recente Informe Epidemiológico HIV/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado em novembro deste ano, foram registrados 5.118 casos de Aids no município desde 1984 – ano das primeiras notificações da enfermidade na capital pernambucana. Desse total, 3.680 registros são do sexo masculino e 1.438 do feminino. A faixa etária com maior incidência é a de 30 a 39, com 1976 casos.

Matérias Relacionadas
- Auto-exame ajuda a detectar precocemente a Hanseníase
- PCR alerta motociclistas quanto aos cuidados no trânsito neste fim de ano
- Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a ceia natalina
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Sexo seguro na terceira idade é foco de oficinas
- Saúde arma esquema especial para a Festa do Morro
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica
- Saúde da mulher em foco no bairro de Santo Amaro
- Mulheres idosas são alvo de oficinas sobre sexo seguro
- Unidade de Bromatologia e Química é inaugurada
- PCR entrega Unidade de Bromatologia e Química para a população
- Equipes de saúde conscientizam sobre Aids em Planeta dos Macacos
- Seminário discute HIV na Terceira Idade
- Campeonato de futebol contra filariose movimenta Campina do Barreto
- PCR discute infecção pelo vírus da Aids na 3ª idade
- Prefeitura vacina contra raiva até 8 de dezembro
- PCR nomeia 51 profissionais de saúde


Enviar    Imprimir