Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

MORADORES DE SANTO AMARO PARTICIPAM DE OFICINA DE ADEREÇOS NATALINOS

Utilizando a arte como ferramenta de combate à violência, o Programa Nacional de Segurança Pública com Segurança e Cidadania (Pronasci), em parceria com o Programa Multicultural, da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCRR), promove a Oficina de Adereços Natalinos, direcionada para moradores do bairro de Santo Amaro, e que teve início nesta terça-feira (16), seguindo até sexta-feira (19). A atividade acontece na Escola Municipal Sede da Sabedoria e é ministrada pelos arte-educadores Alcione Freitas e Ed Sá.
 
A oficina é a primeira de uma série de atividades que serão intensificadas a partir de janeiro de 2009, nos bairros de Santo Amaro, Iputinga e na comunidade do Coque, em Joana Bezerra. No próximo ano são previstas mais 32 oficinas, além de cursos de audiovisual, fotografia, literatura e música, com maior duração (um total de 450 horas/aula cada um deles), além do curso de Restauração Artística de Fachadas, que durará cerca de um ano. Essas atividades estão dentro de uma das linhas adotadas pelo Pronasci, trazendo cultura a essas comunidades como forma de prevenção e controle da violência. Sobre a parceria com o Multicultural para desenvolver essas oficinas nas comunidades, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes, ressalta o potencial transformador da arte nesse sentido. “A gente constrói a segurança e a redução da violência também através da cultura. E muito mais do que agir de forma repressiva na área, a gente precisa cada vez mais elevar a auto-estima da população, aproveitar todo o potencial criativo que a comunidade tem”, explicou a secretária.
 
Na oficina, materiais como garrafas pet e jornais são utilizados para confeccionar guirlandas natalinas. A turma, composta por 20 mulheres, além de produzir o seu próprio adereço natalino, poderá pensar até mesmo em se profissionalizar a partir desse novo aprendizado, é o que diz a arte-educadora Alcione Freitas, co-responsável pelas aulas. “Além de estimular a criatividade, de ser um processo artístico, existe a questão da geração da renda. Essas pessoas podem pensar em vender o que confeccionam. Não mais para esse Natal, que já está em cima, mas já se preparando pro ano que vem, formando grupos, trabalhando em conjunto e podendo ganhar com isso”, disse Alcione, ressaltando também que esse trabalho pode ser disseminado para outras pessoas. “Isso aqui é uma fonte de conhecimento, onde elas pode aprender cada vez mais”, falou.
 
Entre as alunas da oficina o interesse é evidente. Cristiane da Silva, de 20 anos, que participa do ProJovem, disse que fez questão de participar da atividade pela vontade de querer obter novos conhecimentos.  “Eu fiquei alegre quando cheguei aqui. Eu não sabia fazer um enfeite de Natal, e agora aprendi. Sempre quando aparecem coisas do tipo, eu participo, porque mais pra frente eu posso precisar disso”, falou Cristiane.

Matérias Relacionadas
- Projeto comemora 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Identidade Cidadã chega ao bairro do Ibura
- I Marcha dos Direitos Humanos do Recife movimenta ruas do centro
- Fórum discute Desafios e Avanços nos 60 anos de Direitos Humanos
- Identidade Cidadã agora tem atendimento fixo na PCR
- Caminhada marca aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
- Projeto Identidade Cidadã atendeu moradores do Córrego da Areia
- Doulas voluntárias são homenageadas pela PCR
- Identidade Cidadã chega ao Córrego da Areia
- Cartilha de enfrentamento à violência contra idosos é lançada pela Prefeitura
- Voluntários da PCR visitam o Jardim Botânico
- PCR lança cartilha sobre os Direitos da Pessoa Idosa
- Prefeitura promove debate sobre Direitos Humanos com jovens
- Presidente Lula lança Projeto Território de Paz em Santo Amaro
- Recife sedia encontro internacional de combate ao turismo sexual
- Voluntariado participa de espetáculo de dança com crianças do Chié
- Seminário Internacional discute exploração sexual de crianças e adolescentes
- Identidade Cidadã beneficia moradores dos Coelhos
- Voluntariado promove oficina de pintura em creche do Pina
- Prefeito em exercício prestigia seminário de Direitos Humanos


Enviar    Imprimir