Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

BARCO ESCOLA ENCERRA ATIVIDADES AMBIENTAIS DO ANO LETIVO 2008

Com o encerramento do Ano Letivo 2008 – Poetas do Recife, nesta sexta-feira (19), quem também entra em recesso são os passeios ecológicos pelos estuários da cidade realizados, diariamente, pelo catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe - EAAC. Apesar das aulas ambientais serem direcionadas, prioritariamente, aos estudantes da rede municipal de ensino, a ultima incursão do ano terá como público alvo pesquisadores e técnicos da ONG Grupo Mulher Maravilha, entidade que integra a lista de órgão públicos e privados que também são atendidos pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife.

Os convidados vão partir às 9h, do Marco Zero, no Bairro do Recife. No roteiro da incursão, de cerca de uma hora e meia, está o traçado do Rio Capibaribe que corta o centro da capital pernambucana, com passagens sob as pontes do Limoeiro, Princesa Isabel, Duarte Coelho, Buarque de Macedo, Maurício de Nassau e Giratória.

“O barco escola cumpre dois roteiros durante o ano, dependendo da tábua de marés. Nas marés baixas, sob as pontes do centro, e nas altas, nos estuários dos rios Pina, Jordão, Tejipió/Jiquiá, braço sul do Capibaribe, além do Parque dos Manguezais, no bairro do Pina”, explica o diretor da Escola Ambiental, Álfio Mascaro.

O catamarã da EAAC é o principal instrumento de pesquisa e educação ambiental da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. A Escola flutuante, que completou cinco anos em novembro, possui uma equipe de professores especializada em meio ambiente. Esses conhecimentos são repassados durante os passeios ecológicos.

As incursões pedagógicas levam os estudantes e os convidados a vivenciarem a proposta de educação ambiental da prefeitura, através de uma reflexão sobre os impactos e as agressões ambientais sofridas pela cidade ao longo dos principais estuários e manguezais da cidade, explica Álfio Mascaro. O passeio também promove o contato direto com a fauna e a flora nativa, as populações ribeirinhas e o casario histórico da cidade.

Com capacidade para 60 pessoas, o barco da PCR funciona, de segunda a sexta-feira, em dois turnos, às 9h e 14h. Por dia, cerca de 100 estudantes de duas escolas participam das atividades educativas, que inclui aulas de biologia, geografia e história. Em cinco anos, realizaram o passeio um total de 63.515 pessoas, sendo 49.062 estudantes, 4.131 professores e 10.322 participantes de outros projetos e entidades.
Matérias Relacionadas
- Crianças da creche municipal encenam auto natalino
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados
- Escola Arraial Novo do Bom Jesus ganha quadra poliesportiva
- Estudantes de escola municipal lançam livro nesta quinta
- Moradores da Vila dos Milagres recebem certificados
- Encontro de Formação Continuada reúne dirigentes de escolas e creches
- Concluintes de cursos profissionalizantes recebem certificados
- PCR promove encontro de Formação Continuada para dirigentes escolares
- Estudantes de Educação de Jovens e Adultos comemoram formatura
- Cantata natalina da rede municipal emociona o Sítio da Trindade
- Seminário de Novas Tecnologias na Educação é aberto de forma festiva
- PCR promove seminário sobre novas tecnologias na educação
- Prefeitura promove cantata natalina com 350 alunos
- Escola municipal de Três Carneiros promove feira de Conhecimentos
- Concerto de Natal emociona população na praça da Várzea
- Novas famílias do programa Bolsa Escola são recepcionadas
- Prefeitura encerra matrículas de alunos novatos da rede de ensino
- Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Cantata natalina dos alunos da rede emociona público no Santa Isabel
- PCR promove exposição de estudantes de educação infantil


Enviar    Imprimir