Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

FREQÜENTADORES DO MERCADO DE NOVA DESCOBERTA SÃO ORIENTADOS SOBRE DENGUE

Os comerciantes e freqüentadores do Mercado de Nova Descoberta participaram de diversas ações, na manhã desta sexta-feira (19), que visaram ao combate à dengue. Entre as atividades estavam encenação teatral, exibição de material educativo e conscientização ambiental. A mobilização é parte da campanha '10 minutinhos e Adeus, Dengue!', promovida pela Prefeitura do Recife, e contou com a participação de 30 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A estrutura recebeu mais de 150 pessoas que passaram pelo local.
 
Um dos destaques da iniciativa foi a apresentação teatral '10 minutinhos e Adeus, Dengue!', encenada por Adolescentes Educadores em Saúde (Aesas). A peça mostra maneiras de evitar a proliferação do mosquito da dengue e como o engajamento da população é fundamental no combate à doença. A atração principal da história é a personagem Mosquita, uma caracterização do Aedes aegypti, que interagiu com público presente, fazendo perguntas sobre a enfermidade e os lugares mais propícios para a deposição dos ovos.
 
Quem passou pelo mercado também pôde observar as etapas do ciclo biológico do mosquito transmissor da doença por meio de lupas acopladas a microscópios. Para tornar a conscientização ainda mais didática, foram expostos materiais como vasos de plantas e baldes e cartazes mostrando onde o Aedes aegypti costuma depositar os ovos. Outra parte da ação apontava como acondicionar corretamente o lixo, medida importante no combate à enfermidade, já que sacos mal-amarrados podem propiciar o acúmulo de água, tornando-se possíveis criadouros do inseto.
 
“As pessoas devem retirar de suas casas todo o material que possa acumular água de chuva, como pneus, latas, baldes, pratos de plantas e copos descartáveis. Dessa forma, conseguiremos reduzir a quantidade de locais favoráveis à instalação de criatórios do mosquito, evitando a proliferação do inseto e prevenindo casos de dengue na cidade”, comenta a diretora do Distrito Sanitário III da Secretaria de Saúde do Recife, Maria da Apresentação Abreu.
 
Iniciativa – Ao longo de todo o ano, a Prefeitura do Recife promove a campanha '10 Minutinhos e Adeus, Dengue!', orientando as pessoas sobre a importância de reservar dez minutos por semana para checar nas suas residências se existem situações que favoreçam ao aparecimento do mosquito, como baldes, pneus velhos, pratos de plantas, latas, copos descartáveis e também lixo exposto.
 

Matérias Relacionadas
- Policlínica Clementino Fraga festeja Natal entre usuários
- Mutirão de preenchimento facial começa na Policlínica Lessa de Andrade
- Saúde promove ação contra a dengue no Mercado de Nova Descoberta
- Usuários da Policlínica Clementino Fraga festejam Natal nesta sexta
- PCR discute anemia falciforme no Cisam
- PCR atua em mutirão de preenchimento facial em pessoas com HIV
- Combate à sífilis ganha reforço com treinamento de profissionais do PSF no Recife
- Saúde promove conscientização sobre dengue na zona Norte do Recife
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis
- Espelhos ajudam no auto-exame para detecção de hanseníase
- Saúde recebe visita de técnicos de Cabo Verde
- Auto-exame ajuda a detectar precocemente a Hanseníase
- PCR alerta motociclistas quanto aos cuidados no trânsito neste fim de ano
- Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a ceia natalina
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Sexo seguro na terceira idade é foco de oficinas
- Saúde arma esquema especial para a Festa do Morro
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco


Enviar    Imprimir