Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

POLICLÍNICA CLEMENTINO FRAGA FESTEJA NATAL ENTRE USUÁRIOS

Mais de 100 pessoas, entre pacientes, ex-usuários e parentes, participaram da comemoração de Natal da Policlínica Clementino Fraga, na manhã desta sexta-feira (19). Para movimentar a festa na unidade, que é referência no tratamento da hanseníase, foram realizados números de dança e musicais, além de sorteio de brindes arrecadados por meio de doações.

A festividade começou com a leitura de uma mensagem sobre o nascimento de Cristo escrita pela assistente social Rosa de Andrade, que participa do evento há três anos consecutivos. “A intenção é refletir sobre o espírito do Natal, quando sentimentos como solidariedade e companheirismo tornam-se ainda mais importantes”, discursa. Em seguida, a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase do Recife, Milde Cavalcanti, deu as boas-vindas aos participantes da comemoração – este ano, em sua sexta edição.

“A felicidade e a alegria expressadas nos rostos dos usuários representam o verdadeiro espírito de Natal para mim. A comemoração permite quebrar o estigma e o preconceito contra a doença, já que os pacientes em tratamento interagem com outras pessoas. A confraternização também trabalha a auto-estima dos portadores de hanseníase, por que eles se sentem prestigiados por serem convidados a participar dos festejos”, ressalta a gestora. 

A comemoração continuou com apresentações artísticas. Na pauta, muito frevo, coco e embolada coordenados por uma funcionária da unidade. Quem não entrou na dança, acompanhou repetindo os refrões das músicas, numa integração que se estendeu também aos dançarinos. Depois do momento cultural, chegou a vez dos convidados da festa participaram do sorteio de brindes. Entre os itens disponibilizados nas brincadeiras estavam camisas, porta-retratos, utensílios pessoais e 25 cestas básicas, que contemplaram a mais de 80 pacientes e ex-usuários.

“É uma vitória. Ficou consolidada a importância do evento natalino para os portadores de hanseníase. No início, eram poucos participantes, já que eles tinham receio de se expor. Dessa vez, a adesão foi enorme, inclusive com a presença de usuários de Centros de Atenção Psicossocial, deixando o nosso auditório lotado de pessoas comprometidas em serem felizes. A repercussão foi tão interessante que a atual diretoria da policlínica já planeja um lugar maior para a comemoração do próximo ano, além de parcerias que contribuam para tornar a festividade ainda maior”, comenta a coordenadora.

Referência – A Policlínica Clementino Fraga é reconhecida por seu atendimento humanizado para com os portadores de hanseníase. Diariamente, a unidade recebe uma média de 15 usuários associados à enfermidade, entre aqueles que se consultam com dermatologistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. O centro médico também fornece a medicação empregada no tratamento contra a enfermidade.
Matérias Relacionadas
- Mutirão de preenchimento facial começa na Policlínica Lessa de Andrade
- Saúde promove ação contra a dengue no Mercado de Nova Descoberta
- Usuários da Policlínica Clementino Fraga festejam Natal nesta sexta
- PCR discute anemia falciforme no Cisam
- PCR atua em mutirão de preenchimento facial em pessoas com HIV
- Combate à sífilis ganha reforço com treinamento de profissionais do PSF no Recife
- Saúde promove conscientização sobre dengue na zona Norte do Recife
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis
- Espelhos ajudam no auto-exame para detecção de hanseníase
- Saúde recebe visita de técnicos de Cabo Verde
- Auto-exame ajuda a detectar precocemente a Hanseníase
- PCR alerta motociclistas quanto aos cuidados no trânsito neste fim de ano
- Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a ceia natalina
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Sexo seguro na terceira idade é foco de oficinas
- Saúde arma esquema especial para a Festa do Morro
- Jornada científica marca os 22 anos do CAPSad Eulâmpio Cordeiro
- Ministro fala sobre os desafios da saúde aos novos prefeitos na 53ª Reunião da FNP
- Projeto põe a Saúde da Mulher em foco
- CAPSad Eulâmpio Cordeiro comemora 22 anos com Jornada Científica


Enviar    Imprimir