Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO DÁ POSSE A INTEGRANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Os catorze integrantes do Conselho Municipal de Política sobre Álcool e Outras Drogas foram empossados, na tarde desta segunda-feira (22), pelo prefeito João Paulo. A solenidade ocorreu na sede do recém-inaugurado Centro Social Urbano Bido Krause, no Totó, e contou com a presença de secretários, servidores e populares, além de representantes da área médica, de organizações não-governamentais ligadas ao tema e da Câmara dos Vereadores do Recife.
 
“No papel de gestor, minha preocupação com os usuários de álcool é desde os tempos em que fui deputado estadual. Já naquela época, tinha o entendimento de que era preciso oferecer apoio a esse público. Então, como operário que, por duas vezes, foi eleito prefeito do Recife, nada mais acertado que ampliar as políticas públicas na área”, declarou o prefeito João Paulo.
 
O Conselho Municipal responderá pela proposição, acompanhamento e execução de toda a política municipal da área, que inclui aspectos como a coordenação, o desenvolvimento e o estímulo a programas voltados para a prevenção do consumo e à redução de danos em usuários e ex-usuários de álcool e outros entorpecentes. A entidade, ainda sem local determinado para funcionamento, contará com membros governamentais, sociedade civil organizada e entidades de classe na área da saúde.
 
Como previsto na Lei Nº 17.392/07, que instituiu o Conselho, coube à Secretaria Municipal de Saúde administrar a implantação da iniciativa. Mas a composição do grupo também inclui outras pastas, como Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos, Serviços Públicos e Educação. Completam o quadro, representantes do Instituto Raid, do Centro de Estudo e Pesquisa das Dependências Psicoativas de Pernambuco – Cedepe, do Centro de Articulação Retome sua Vida, dos conselhos regionais de Psicologia e de Medicina (Cremepe) e de associações de usuários e ex-usuários de entorpecentes (Recuperartes e Se Liga).
 
“A instalação do Conselho está em consonância com os investimentos desta gestão em consolidar no Recife uma rede de atenção integral, de acesso universal e igualitário a todos os seus habitantes. Há muito tempo o consumo de drogas tornou-se uma questão de saúde pública, o que criou na prefeitura tanto a necessidade de implementar centros de referência para o atendimento a este público, como a obrigação de promover espaços de inclusão aos usuários, atuando junto às famílias e às comunidades”, destacou a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos.
 
Integrante do controle social em nome da Associação dos Usuários de Álcool e Outras Drogas de Pernambuco - Se Liga, Marcílio Cavalcanti Lima falou por todos os conselheiros no ato da posse. “A iniciativa da gestão municipal é de salutar importância e um exemplo para todo o País. Com a instalação do Conselho, poderemos montar, elaborar e aprovar as políticas para o Recife, capital com a maior quantidade de equipamentos públicos de redução de danos em álcool e outras drogas no Brasil”, destacou.
 
Assistência – O Programa Mais Vida trata dependentes químicos e funciona integrado às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Como parte da rede especializada, conta com seis Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPSad), três albergues terapêuticos para hospedagem de adultos, uma unidade de desintoxicação e um centro de referência para mulheres. O programa é desenvolvido desde 2003 e atende a uma média mensal de 135 pessoas.
 
Além dos serviços de tratamento e reabilitação, o Mais Vida promove, em parceria com algumas secretarias municipais e entidades, práticas educativas e campanhas de esclarecimento dirigidas a usuários e não-usuários de drogas lícitas e ilícitas. O objetivo é evitar acidentes de trânsito, violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos, overdose, DSTs, hepatites B e C, câncer e outras doenças relacionadas ao uso indevido, desprotegido ou abusivo de drogas.
 
Conselho Municipal de Política Sobre Álcool e Outras Drogas
 
Membros governamentais:
 
Gabinete do Prefeito
Maria José de Melo;
 
Secretaria de Saúde
Melissa Leite de Azevedo;
 
Secretaria de Educação, Esporte e Lazer
Elusa Barros Mclaughilin;
 
Secretaria de Assuntos Jurídicos
João Cândido de Melo Sobrinho;
 
Secretaria de Serviços Públicos
Joana D’arc Barbosa;
 
Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
José Cirilo da Mota;
 
Câmara dos Vereadores do Recife
Vereador Osmar Ricardo.
 
Entidades de classe:
 
Conselho Regional de Psicologia 2a Região (CRP-PE)
Vilma Dornelas da Silva;
 
Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe)
José Francisco de Albuquerque.
 
Membros não-governamentais:
 
Instituto Raid
Evaldo Melo de Oliveira;
 
Cedepe - Centro de Estudo e Pesquisa das Dependências Psicoativas de Pernambuco
Maria da Conceição de Melo Vasconcelos;
 
Recuperartes – Associação dos Usuários e Ex-Usuários de Drogas de Pernambuco
Aldo Luís Farias;
 
Se Liga - Associação dos Usuários de Álcool e Outras Drogas de Pernambuco
Marcílio Cavalcanti Lima;
 
Retome – Centro de Articulação Retome sua Vida
Mariana Navarro Veras.

Matérias Relacionadas
- Prefeito entrega Praça do Derby restaurada
- Guarda Municipal recebe novas viaturas e visita do prefeito
- Prefeito entrega certificados a alunos do Operação Trabalho
- Brasília Teimosa terá novo Núcleo de Esporte e Lazer
- Prefeitura inaugura PSF na zona Sul
- Iluminação natalina do edifício-sede da PCR é inaugurada
- Novo CSU Bido Krause é inaugurado
- João Paulo recebe diretoria do Clube Internacional do Recife
- Prefeitura prepara esquema de serviços para o Natal
- Prefeitura do Recife com as Luzes e Cores do Natal
- Prefeito e secretária recebem homenagem
- João Paulo e João da Costa prestigiam confraternização do Governo do Estado
- Prefeito participa de eventos da área de educação
- Prefeito entrega novas ruas aos moradores de San Martin
- João Paulo inaugura obras de saneamento no bairro de Areias
- João Paulo participa de reunião com secretariado do prefeito eleito
- Prefeito inaugura novas vias no bairro da Várzea
- João Paulo entrega a primeira etapa do canal do Jacarezinho
- Prefeito visita crianças e servidores na PCR
- João Paulo participa da cerimônia de diplomação dos eleitos em 2008


Enviar    Imprimir