A Prefeitura     Praça do Derby é restaurada e reaberta ao público Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

RSS lista de noticias O que é isso?

A Prefeitura

PRAÇA DO DERBY É RESTAURADA E REABERTA AO PÚBLICO

Carlos Oliveira
Revitalização durou cinco meses
Fernando Silva
Foram investidos quase R$ 1 milhão na reforma

GALERIAS DE FOTOS
Praça do Derby

O prefeito João Paulo entregou, nesta terça-feira (23), a Praça do Derby totalmente revitalizada e com uma nova aparência arquitetônica. Depois de 5 meses de obras, o espaço de lazer foi recuperado conforme os traços desenhados pelo paisagista Roberto Burle Marx. O ato contou com a presença dos secretários de Serviços Públicos, Amaro João, de Planejamento, Amir Schvartz e do presidente da Emlurb, Carlos Muniz.

Com um investimento de quase R$ 1 milhão, a Praça do Derby voltou a apresentar várias características arquitetônicas da década de 30, quando o paisagista paulista foi responsável por uma obra de recuperação da área. A transformação do espaço foi conduzido pela Emlurb com o suporte técnico do Laboratório de Paisagismo da Universidade Federal de Pernambuco que, por sua vez, possibilitou o acesso ao projeto original da praça.

As principais alterações que remontam ao projeto de Burle Marx podem ser percebidas nos arruamentos e no traçado paisagístico da praça que ganhou um adequamento mais arejado e bem distribuído. Também foram resgatados o tipo de gramado (papuã) e o piso todo em areia concebidos pelo famoso paisagista.

Ao inaugurar a praça, o prefeito fez questão de olhar todas as dependências do espaço de lazer e destacar a importância da praça para a cidade. “Agora as pessoas podem aproveitar esta tradicional praça conforme a idéia original de Burle Marx. Fizemos questão de tirar todos os gradis por acreditar que uma obra de arte como esta tem de estar aberta a todo o público”, comentou João Paulo.

Toda a infra-estrutura da praça também foi beneficiada pela obra. Além do conserto dos banheiros públicos, o sistema de drenagem foi corrigido e a iluminação recebeu novos equipamentos mais econômicos e eficientes. Ainda foi construída uma área administrativa e implantada uma pequena proteção de 40 cm de altura ao redor dos jardins.

A obra ainda restaurou os equipamentos e obras de arte da praça. A área do playground foi redimensionada e recuperada (escorregos, gangorras e balanços). O brinquedo doado pelo artista Abelardo da Hora também recebeu reparos, assim como, as esculturas de deusas gregas. O orquidário, o coreto, a fonte e os espelhos d’água foram todos revitalizados. E, finalmente, o local foi dotado de rampas para garantir o acesso a portadores de necessidades especiais.

Esta é a 208ª praça reformada ao longo de 8 anos e a 6ª com traços de Burle Marx a receber intervenção municipal. “Este espaço se insere ao conjunto arquitetônico projetado por um dos mais importantes paisagistas brasileiros. É preciso ter muita ousadia e compromisso com o patrimônio histórico de nossa cidade para resgatar obras de artistas tão renomados. Essa praça será uma referência para os recifenses e os turistas que visitam a capital pernambucana”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Amaro João.

Histórico – Construída em 1925, a praça do Derby foi reformada pelo paisagista Burle Marx cerca de dez anos depois, dotando-a de um espelho dágua, orquidário, estátuas, entre outras benefícios. Roberto Burle Marx dirigiu, de 1934 a 1937, o Setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo do Estado de Pernambuco, sob a coordenação do arquiteto Luís Nunes.

Seu primeiro projeto de jardim público foi o da praça de Casa Forte, realizado em 1935. A partir daí, projetou espaços como as praças Euclides da Cunha, Ministro Salgado Filho (localizada em frente ao Aeroporto), Faria Neves, do Entroncamento (Graças), da República (Santo Antônio), do Campo das Princesas, do Largo da Paz, do Derby, Pinto Damaso (Várzea) e o jardim no entorno da capela no Parque da Jaqueira.

- João Paulo recebe corredores recifenses participantes da 84ª São Silvestre
- Prefeito assina decreto disponibilizando terreno para sede do Ministério Público
- Prefeitura funcionará até o meio dia nesta quarta-feira
- Vice-prefeito se despede de servidores da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação