Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FESTA DE NATAL DA UR 1 REÚNE MUITA CULTURA, FORRÓ E BREGA

Bumba-meu-boi, forró e brega. Esses foram os ritmos que agitaram a véspera de Natal (24) da comunidade do UR 1, no Ibura, um dos pólos descentralizados escolhidos pela Prefeitura do Recife para as festividades de final de ano. No palco, as atrações foram a Cia de Dança Skill, a Cia Pé-Nambuco, a Missa de Natal, o Boi de Mainha, a Natureza Humana, a banda Abuzzados do Forró e a atração mais esperada pelo público: o cantor Kelvis Duran.

A noite começou com um show de coreografias típicas da cultura pernambucana. Os bailarinos da Cia Pé-Nambuco de Dança, mostraram o verdadeiro significado da noite de Natal, relembrando o nascimento de Jesus Cristo. A exibição contou também com as presenças de personagens folclóricos, como Mateus e Catirina e bumba-meu-boi.

Para não deixar sua tradição morrer, o grupo Boi Mainha faz apresentações o ano inteiro, nos mais variados bairros da cidade. Segundo o fundador da agremiação, tudo começou há 13 anos, quando um grupo de amigos brincava o carnaval e, eis que de repente, apareceu um boi no meio da rua. “Nesse momento um menino gritou ‘mainha’, chamando-a. A partir daí pensamos no nome do grupo e não paramos mais de mostrar o boi nos eventos”, disse o organizador e Mestre do Boi, Vavá. Hoje cerca de 80 pessoas compõem o grupo que é uma mistura de teatro, música e dança.  São pessoas de todas as idades. A mais nova, Lanis Maria, 5 anos, brinca com o boi desde os 2. E para mostrar que ela veio para ficar, a pequena não erra quando a pergunta é a música predileta: “... xô boi, venha pra cá, o boi é seu, vai ter que amansar...”.

Para Vavá, subir no palco é uma emoção, inclusive pela oportunidade oferecida. “Essa ação da prefeitura é salutar pois a partir desses eventos, criam-se várias outras bandas e mais pessoas se propõem a expandir a cultura”. A moradora do bairro, Alexsandra Ferreira da Silva tem a mesma opinião. “ É uma forma de mostrarmos que aqui, diferente do pensamento de muita gente, não é só violência, temos muita gente de qualidade, fazendo um excelente trabalho. Essa descentralização dos pólos permitiu a troca dos grupos daqui se apresentarem em outros bairros e nós conhecermos o que é apresentado por aí a fora”

Uma diversidade de temas sociais, sentimentais, jocosas e Idealógicas, a Banda Natureza Humana leva ao público uma significativa diversidade de ritmos. São músicas de influências, tanto da raiz popular pernambucana (maracatu, xote, baião, xaxado, rojão, caboclinho, ciranda, coco, frevo), como do rock, blues, reggae, funk e heavy metal.

Fundada em 1996, no bairro do Ibura, a banda era formada por Vagalhume, Bio Moreira, Marlos Rijo, Paulo Millan e Índio. Em agosto de 1997 foi gravado o primeiro CD com título “Sem Trégua”, que resultou em várias apresentações no Grande Recife, com ampla divulgação na mídia.

Mas o momento mais esperado pelo público ficou mesmo para o final. Há 15 anos na estrada, e desde 2003 em carreira solo, Kelvis Duran, o Príncipe do Calypso, era aguardado por centenas de fãs que pela terceira vez puderam comemorar a presença dele. “Eu o adoro e estou muito feliz em poder assistir ao show dele”, comentou Ana Lucia Felisberto.

No repertório músicas de Tecno Brega e Brega Romântico, que marcaram a carreira do cantor e estão nos oito CD’s gravados. São sucessos como “Que tontos”, “Perdoa-me” e “Perdidos”. “Cada convite é uma surpresa, afinal a Prefeitura do Recife oferece muito o cultural e eu o popular. Por isso fico muito feliz pois sei que a minha vinda é resultado final do pedido do bairro”, falou Duran.

Matérias Relacionadas
- Baile do Menino Deus e Noite da Rabeca encantam o Marco Zero
- Véspera de Natal agita pólo de Brasília Teimosa
- Natal do Recife terá shows em 5 pólos
- Dança dos Arcos e Baile do Menino Deus na programação natalina desta terça
- Terça Negra apresenta grupos da Casa de Xambá
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 estão abertas
- PCR inscreve para concurso de Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras
- Prefeitura abre inscrições para Concurso de Passistas do Carnaval 2009
- Casa do Carnaval lança exposição sobre os homenageados do Natal 2008
- Carnaval do Recife agita a avenida Paulista neste domingo
- PCR leva corais para as ruas do Recife
- Prefeitura lança coletânea de contos natalinos
- Sítio Trindade convida recifenses para programação festiva
- Mais de mil pessoas acompanharam o primeiro pré-Réveillon Afro do Recife
- Serenata Natalina percorre o Bairro do Recife
- Programação natalina repleta de atrações para esta sexta
- Garotada comemora o Natal na Creche da PCR
- Corais invadem o Centro do Recife
- Teatros Municipais com programação diversificada
- Inscrições do concurso de iluminação natalina encerram nesta terça


Enviar    Imprimir