Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

RECIFE GANHA MONUMENTO AO MARACATU DE ABELARDO DA HORA

A cidade do Recife ganhou, nesta sexta-feira (26), mais uma obra de arte exposta ao ar livre para a apreciação de toda a população e também dos turistas. Como parte das políticas municipais de preservação e valorização da cultura popular, o prefeito João Paulo inaugurou, em frente ao Forte das Cinco Pontas, o Monumento ao Maracatu, uma escultura do artista plástico Abelardo da Hora. O trabalho, que é uma homenagem da Prefeitura do Recife a uma das mais importantes manifestações culturais do Estado, ficará a partir desta data, voltado para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Pátio do Terço, onde acontece a tradicional cerimônia da Noite dos Tambores Silenciosos, no Carnaval.

O Monumento ao Maracatu significou um investimento de R$ 420 mil e tem uma altura total de quatro metros. A obra é composto por oito figuras fundidas em bronze patinado, cada uma com dois metros de altura, sobre um pedestal de concreto revestido de granito verde ubatuba. Trata-se do maior conjunto de esculturas feitas em bronze na cidade. A peça mostra o cortejo de um maracatu de baque virado com rei, rainha, dama de companhia, dama da boneca, porta-estandarte, porta-lanterna, o carregador do elefante e o ogan (batuqueiro do maracatu) com sua alfaia. Além disso, há as alegorias: o elefante, o guarda-sol, o estandarte e a lanterna.

Essa é uma tarde muito significativa para o Recife e para Pernambuco, pois a inauguração dessa obra tem um valor simbólico, político e ideológico. O maracatu é fruto de uma expressão de uma população que foi seqüestrada da África e veio construir o nosso país e que até hoje sofre, mas soube resistir e conseguiu, por meio de suas manifestações, deixar o Brasil numa importante posição perante o mundo, ressaltou o prefeito João Paulo durante a inauguração.

Também presente ao ato, o secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe, destacou o trabalho realizado pela gestão do prefeito nos últimos oito anos valorizando as manifestações culturais da cidade. Estou satisfeito, pois mesmo no final de mandato, João Paulo continua a dar prioridade à cultura, investindo numa série de políticas públicas voltadas para o segmento. Hoje, o Recife se orgulha de ser a cidade que mais inverte na cultura, afirmou o secretário. Para o autor da obra, Abelardo da Hora, o Monumento ao Maracatu representa a criatividade e a raiz da população negra trazida pelos escravos. É um prazer poder colocar nas mãos do povo um referencial tão forte da cultura que me inspirou tanto, disse o artista que estava acompanhado da sua esposa, dona Margarida da Hora.

O monumento também faz uma homenagem à Dona Santa, que foi rainha do centenário Maracatu Elefante. O rosto da rainha é uma reprodução do de Dona Santa comandando um cortejo solene. Na placa informativa, o texto detalha que a obra foi erguida em reverência a rainha de todas as rainhas, que transformou o Recife na sua nação imperial. Também estavam presentes à inauguração, o secretário de Serviços Públicos, Amaro João, o presidente da Emlurb, Carlos Muniz, os assessores executivos de Cultura, Maria do Céu, e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, coronel José Ramos e a presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Leda Alves. 

 

Matérias Relacionadas
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus
- João Paulo inaugura Monumento ao Maracatu
- Prefeito entrega Praça Sérgio Loreto reformada
- Prefeito visita secretarias municipais e se despede de servidores
- João Paulo prestigia confraternização e lançamento da pedra fundamental do novo prédio da CPHR
- João Paulo recebe corredores recifenses participantes da 84ª São Silvestre
- Prefeito assina decreto disponibilizando terreno para sede do Ministério Público
- Praça do Derby é restaurada e reaberta ao público
- Prefeitura funcionará até o meio dia nesta quarta-feira
- Vice-prefeito se despede de servidores da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação
- Prefeitura inaugura PSF na zona Sul
- João Paulo visita a URB em caráter de despedida
- Guarda Municipal do Recife recebe novas viaturas
- Prefeito João Paulo prestigia lançamento de CDs do Maestro Nunes
- Prefeito entrega certificados aos alunos do Operação Trabalho
- Prefeito se confraterniza com imprensa
- Prefeito recebe diretor cultural do Instituto Pernambuco Porto
- João Paulo realiza visita ao presidente do TRE


Enviar    Imprimir