Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

CATADORES DA MURIBECA RECEBEM CENTRO SÓCIO-AMBIENTAL DAS MÃOS DE JOÃO PAULO

O prefeito João Paulo esteve, na manhã desta segunda-feira (29), no Aterro da Muribeca para inaugurar o Centro de Inclusão Sócio-Ambiental Maria Purcina Siqueira. O espaço, que recebeu investimento de R$ 42 mil, será destinado à capacitação dos catadores que atuam no aterro e já começa a funcionar a partir de janeiro. O evento contou com a presença do secretário de Serviços Públicos, Amaro João, do presidente da Emlurb, Carlos Muniz, assim como representantes do Banco do Brasil e Celpe, todos parceiros no projeto.
               
A cerimônia foi marcada por um misto de alegria e comoção. Isso porque, os catadores demonstraram grande satisfação pelo novo espaço e a emoção ficou por conta da homenagem prestada à ex-funcionária da prefeitura Maria Purcina Siqueira, que faleceu neste ano e teve intenso trabalho junto aos catadores. “Além de companheira, ela era uma amiga de todos nós. Eu a conheci ainda na época do movimento sindical e Purcina sempre se destacou por se engajar em causas sociais”, lembrou o prefeito João Paulo.
 
O Centro Sócio-Ambiental disponibilizará um telecentro com 3 salas e 8 computadores doados pela Fundação Banco do Brasil para os alunos. O espaço funcionará nos turnos da manhã e da tarde com o apoio de 2 instrutores e os primeiros cursos já serão iniciados no mês de janeiro para os primeiros 24 inscritos no programa. 
 
Além de oferecer aulas para formação básica em informática e outras áreas, o novo centro será dotado de 1 biblioteca, 1 hall que servirá como Museu do Lixo e um espaço para a vigilância. Ainda haverá 1 auditório com capacidade para 45 pessoas, que permitirá a realização de palestras ou seminários para os catadores da Muribeca. “O Aterro está se transformando e as maiores mudanças estão na relação com os agentes ambientais. Este espaço é para vocês se formarem e melhorarem suas vidas”, falou João Paulo aos catadores.
 
A família de Purcina Siqueira também compareceu à inauguração e um de seus filhos, Roberto Siqueira, agradeceu pela homenagem. “Desde muito cedo minha mãe trabalhava com o social e este centro prova que o trabalho dela trouxe resultados. O meu desejo e de nossa família é somente que vocês usem e abusem deste espaço”, disse emocionado durante a entrega do centro.
       
Biografia – Maria Purcina de Siqueira Souto foi casada e mãe de cinco filhos (2 homens e 3 mulheres). Era formada em filosofia e teve intensa luta relacionada a várias causas sociais. Foi militante e fundadora do Partido dos Trabalhadores, no Cabo de Santo Agostinho. Em seus últimos anos de vida, a ex-funcionária da PCR, estava se dedicando ao trabalho sócio-ambiental junto aos catadores do Aterro da Muribeca. Maria Purcina faleceu em outubro deste ano.
 

Matérias Relacionadas
- Praça e Monumento ao Frevo são inaugurados pelo prefeito na rua da Aurora
- João Paulo inaugura escultura de Miguel Arraes
- Prefeito sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus
- João Paulo inaugura Monumento ao Maracatu
- Prefeito entrega Praça Sérgio Loreto reformada
- Prefeito visita secretarias municipais e se despede de servidores
- João Paulo prestigia confraternização e lançamento da pedra fundamental do novo prédio da CPHR
- João Paulo recebe corredores recifenses participantes da 84ª São Silvestre
- Prefeito assina decreto disponibilizando terreno para sede do Ministério Público
- Praça do Derby é restaurada e reaberta ao público
- Prefeitura funcionará até o meio dia nesta quarta-feira
- Vice-prefeito se despede de servidores da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação
- Prefeitura inaugura PSF na zona Sul
- João Paulo visita a URB em caráter de despedida
- Guarda Municipal do Recife recebe novas viaturas


Enviar    Imprimir