Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PRAÇA E MONUMENTO AO FREVO SÃO INAUGURADOS

O prefeito do Recife, João Paulo, entregou, na tarde desta segunda-feira (29), duas obras na rua da Aurora, bairro de Santo Amaro. A primeira a ser inaugurada foi a Praça da rua da Aurora, com 4.030 metros quadrados, nas proximidades da Ponte do Limoeiro. Em seguida, João Paulo inaugurou o Monumento ao Frevo, transferido do Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Imbiribeira, para a rua da Aurora, em frente ao Banco Central do Brasil. Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal de Serviços Públicos, Amaro João; o assessor executivo da pasta, Antônio Valdo; o secretário municipal de Planejamento Participativo, Amir Schvartz; o secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe; além do diretor regional Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Eduardo Moraes.
 
Instalada no Cais da Aurora, a Praça da rua da Aurora conta com pista de cooper, nova iluminação, arborização e jardinagem renovadas e piso recuperado. O espaço recebeu investimentos na ordem de R$ 250 mil, oriundos da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que possuía, há 15 anos, a cessão dos 6 mil e 200 metros quadrados do terreno. Agora, após negociação, a Prefeitura do Recife solicitou a reintegração de parte do espaço (4.030 metros quadrados) para a instalação da praça. “O espaço ficou ótimo, está maravilhoso”, resumiu o prefeito do Recife, ao descerrar a placa de inauguração da praça. 
 
Para o secretário de Serviços Públicos do Recife, Amaro João, esse é mais um espaço público aberto à população pela Prefeitura do Recife. “No local onde antes funcionava um estacionamento fechado, hoje existe uma área totalmente modernizada, arborizada, com bancos, piso para caminhada e espaço para lazer abertos para os cidadãos”, afirmou. Segundo o representante da ABCP, Eduardo Moraes, essa é mais uma parceria de sucesso com o governo municipal. “Hoje a ABCP utiliza 1/3 do espaço para o Centro de Tecnologia do Nordeste da associação. Os outros 2/3 do terreno foi revitalizado e entregue à população, em acordo com a Prefeitura do Recife”, explicou Eduardo, acrescentando que a ABCP permanecerá com a cessão da área por mais dez anos.
 
Monumento ao Frevo – Logo em seguida, o prefeito João Paulo entregou aos recifenses o Monumento ao Frevo, antes instalado no Aeroporto Internacional, na Imbiribeira, e hoje transferido para a rua da Aurora. Na presença do idealizador e do executor da obra, respectivamente o cantor Claudionor Germano e o artista plástico Abelardo da Hora, João Paulo inaugurou oficialmente o novo endereço do monumento. “A escultura é uma homenagem ao frevo, ritmo genuinamente recifense, que ganhou dimensões regionais e mundiais, através de seus intérpretes, compositores, passistas e mais diversos ritmos”, revelou o prefeito, lembrando que a obra é também uma referência ao centenário do frevo, que traz três passistas e um porta-estandarte em pleno movimento de dança.
 
De acordo com o secretário municipal de Cultura, João Roberto Peixe, o novo local da escultura tem o objetivo de dar mais visibilidade à obra, facilitando a visitação de turistas e da população em geral. “A escultura fica agora mais próxima dos recifenses, integrando, junto com os outros monumentos da rua, um museu de esculturas ao ar livre para embelezar ainda mais o Cais da Aurora”, disse. Para Ione Ferreira, moradora há 18 anos da rua da Aurora, o local ficou muito mais interessante. “Está muito lindo, esse monumento vem embelezar ainda mais a nossa rua”, opinou.
 
Para montagem do novo espaço, a Prefeitura do Recife investiu R$ 24.220,00 na construção de uma nova base e na ampliação da calçada. Feita em cobre e com 2,5 metros de altura e 1.200 kg, a escultura foi transferida do antigo local, no canteiro da avenida Mascarenhas de Moraes, em frente ao Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes/Gilberto Freyre, sem ser desmontada. No aeroporto, o Monumento ao Frevo foi inaugurado em novembro de 2005. 

Matérias Relacionadas
- João Paulo recebe prefeito de Neópolis
- Presidente Lula e o prefeito João Paulo inauguram Parque Dona Lindu
- Prefeito premia vencedores do concurso de iluminação natalina e do Adote o Verde
- João Paulo inaugura escultura do ex-governador Miguel Arraes
- Catadores da Muribeca recebem Centro Sócio-Ambiental das mãos de João Paulo
- João Paulo sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus
- João Paulo inaugura Monumento ao Maracatu
- Prefeito entrega Praça Sérgio Loreto reformada
- Prefeito visita secretarias municipais e se despede de servidores
- João Paulo prestigia confraternização e lançamento da pedra fundamental do novo prédio da CPHR
- João Paulo recebe corredores recifenses participantes da 84ª São Silvestre
- Prefeito assina decreto disponibilizando terreno para sede do Ministério Público
- Praça do Derby é restaurada e reaberta ao público
- Prefeitura funcionará até o meio dia nesta quarta-feira
- Vice-prefeito se despede de servidores da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação


Enviar    Imprimir