Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA RECEBE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES DA UPE

Fortalecendo os laços entre serviço público de saúde e academia, seis unidades de saúde dos distritos sanitários II e III receberam equipamentos médico-hospitalares básicos, cedidos pela Universidade de Pernambuco (UPE). A iniciativa é resultado da participação do estabelecimento de ensino superior no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). A entrega simbólica dos equipamentos ocorreu na tarde desta segunda-feira (26), no Centro de Saúde Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, Distrito Sanitário III, e contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos.
 
Foram cedidos cerca de 37 equipamentos, entre aparelhos para aferição de pressão arterial (esfigmomanômetro de coluna), para avaliar exames radiográficos (negatoscópio) e para ausculta de batimentos cardíacos fetais (sonar), além de balanças para pesar bebês. Fora a unidade que sediou a solenidade, também foram contemplados os PSFs Alto do Capitão (Dois Unidos), Morro da Conceição (Casa Amarela), Macaxeira/Buriti (Macaxeira), Alto do Pascoal e Alto dos Coqueiros/Córrego da Jaqueira (ambos na Linha do Tiro). O diretor da Faculdade de Ciências Médicas da UPE, Marcelo Azevedo, destacou a importância que há nesse convênio entre instituição acadêmica e gestão municipal. “A consolidação dessa parceria, onde os nossos alunos são inseridos na rede pública de saúde, faz com que haja um forte estímulo no investimento em recursos humanos. Espero que possamos sempre estar em contato permanente, pois isso é muito importante para a faculdade, como também para o serviço de saúde do município”, apontou Marcelo.
 
Os postos selecionados são campos de prática para os alunos da UPE dentro do Programa de Residência de Medicina da Família e Comunidade.  Sobre isso, a secretária Tereza Campos, titular da pasta de Saúde, agradeceu a todos que contribuíram com os esforços conjuntos entre universidade e serviço público para investir numa melhor qualificação dos profissionais recém-formados. “Esse momento não é só a entrega de equipamentos. Mais importante do que isso é essa integração de gestão de serviços e academia. Isso é fruto do trabalho de várias pessoas que estão, de fato, imbuídas do compromisso de fazer com que os profissionais saiam da academia com uma competência clara do que eles vão fazer no mercado de trabalho”, disse Tereza, lembrando que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior mercado na área de saúde, comportando cerca de 70% da totalidade dos profissionais que estão atuando.
 
Estudante residente no Centro de Saúde Hélio Mendonça, Bárbara Pontes, acrescentou que também a comunidade atendida acaba se beneficiando com essa parceria. “Esses materiais vêm fazer com que a gente possa trabalhar melhor, contribuindo com o nosso dia-a-dia na comunidade. Quanto mais a universidade estiver unida com o serviço, é mais tranqüila a nossa chegada no ambiente de trabalho e a nossa aceitação da comunidade”, explicou Bárbara.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura recebe equipamentos médico-hospitalares da UPE
- Atendimento pediátrico da Maternidade Barros Lima suspenso nesta quarta
- Saúde orienta sobre consumo de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano
- Freqüentadores do Mercado de Nova Descoberta são orientados sobre dengue
- Policlínica Clementino Fraga festeja Natal entre usuários
- Mutirão de preenchimento facial começa na Policlínica Lessa de Andrade
- Saúde promove ação contra a dengue no Mercado de Nova Descoberta
- Usuários da Policlínica Clementino Fraga festejam Natal nesta sexta
- PCR discute anemia falciforme no Cisam
- PCR atua em mutirão de preenchimento facial em pessoas com HIV
- Combate à sífilis ganha reforço com treinamento de profissionais do PSF no Recife
- Saúde promove conscientização sobre dengue na zona Norte do Recife
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis
- Espelhos ajudam no auto-exame para detecção de hanseníase
- Saúde recebe visita de técnicos de Cabo Verde
- Auto-exame ajuda a detectar precocemente a Hanseníase
- PCR alerta motociclistas quanto aos cuidados no trânsito neste fim de ano
- Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a ceia natalina
- Profissionais de saúde do Recife participam de curso sobre kit
- Sexo seguro na terceira idade é foco de oficinas


Enviar    Imprimir