Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PRESIDENTE LULA E JOÃO PAULO ENTREGAM PARQUE DONA LINDU AO RECIFE

O prefeito do Recife, João Paulo, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva entregaram, nesta terça-feira (30), a primeira etapa das obras de construção do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O nome dado ao espaço é uma homenagem a mãe do presidente Lula, Eurídece Ferreira de Melo, conhecida como Dona Lindu, que saiu de Caetés, no interior de Pernambuco, para São Paulo levando com ela os oito filhos. No parque, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foram investidos R$ 29 milhões. Na ocasião, foi entregue o Memorial aos Retirantes.

Na solenidade, também estiveram presentes seis irmãos do presidente Lula: Genival Inácio da Silva, Marinete da Silva Cerqueira, Jaime Inácio da Silva, Maria da Silva Moreno, José Ferreira da Silva, Rute Gimenes. O governador do Estado, Eduardo Campos, o vice João Lyra Neto; o presidente do Tribunal de Justiça, Jones Figueiredo; o prefeito eleito do Recife, João da Costa, além de deputados federais, secretários municipais, entre outras autoridades, também marcaram presença. Três atrações artísticas abriram o evento: o cantor Alceu Valença, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e a violonista Diana Paiva.

Dar o nome de Dona Lindu ao parque, foi a maneira encontrada pelo prefeito João Paulo para homenagear uma mulher que simboliza a luta do povo nordestino, obrigada a sair de sua terra em busca de condições de vida no Sudeste por causa da seca. Em seu discurso, João Paulo emocionou-se ao relembrar das dificuldades que a sua própria família passou para poder criar os filhos e destacou a alegria por ter assumido o cargo de prefeito. “Eu nunca pude ajudar tanta gente, como nesses oito anos à frente da Prefeitura do Recife, onde pudemos implantar uma política social diferenciada”. E ressaltou, ainda, a importância do governo Lula nesse processo. “No governo Lula encontrei um aliado. O senhor é o presidente que mais teve respeito pelo povo e pelos prefeitos”, destacou João Paulo.

O presidente se mostrou imensamente agradecido pela homenagem. Em seu discurso ele relembrou as dificuldades que sua mãe enfrentou para criar, sozinha, oito filhos, e destacou que essa homenagem, na verdade, se destinava a todas as mulheres do País. “João Paulo, essa homenagem é para todas as mulheres sofridas e marginalizadas desse País porque, hoje, grande parte delas são chefes do lar”, disse o presidente. Lula recriminou também as pessoas que se colocaram contra a construção do parque. “Se o busto colocado aqui fosse de um intelectual, você (João Paulo) não teria encontrado tanto preconceito”, afirmou. O presidente fez questão, ainda, de agradecer e enobrecer o prefeito João Paulo como político. “Você provou que é um guerreiro da maior importância”, disse Lula.

Já o governador Eduardo Campos afirmou que, a exemplo de prefeitos como Pelópidas da Silveira e Miguel Arraes, João Paulo deixou sua marca registrada no bairro de Boa Viagem. “Essa avenida agora tem a marca de um prefeito que veio da luta do povo. Hoje, Pernambuco aqui reunido, aplaude João Paulo pelos seus compromissos assumidos e realizados”, disse Eduardo.

Memorial aos Retirantes – Depois dos discursos, o presidente e os demais convidados inauguraram, além do parque, um memorial em homenagem a todas as famílias que tiveram que deixar suas casas no Nordeste para outras cidades. Os retirantes, como são conhecidos, foram retratados pelas mãos do grande artista pernambucano Abelardo da Hora, numa escultura onde nove peças representam uma mãe e seus oito filhos. Ela foi fixada na parte frontal do parque Dona Lindu, à direita do local.

Inspirado em uma obra criada em 1947, “A Fome e o Brado”, que também retrata uma família de retirantes, Abelardo da Hora se disse emocionado em participar do projeto. “É um momento de felicidade, pois esta obra se incorpora a todo o meu trabalho”, disse o artista plástico, que havia comentado anteriormente com o presidente Lula que, a bandeira que Lula defende hoje, de inclusão social, já era uma meta sua no final da década de 40, quando realizou sua primeira exposição.

O parque - Localizado entre as avenidas Visconde de Jequitinhonha e Boa Viagem, a área será um grande espaço de lazer e cultura para a população. Nesta primeira etapa foram entregues à população toda a área verde, que compreende 60% do terreno, o equivalente a 16,3 mil m², o playground, a pista de cooper, a quadra poliesportiva, o fraldário e a central técnica. A população conta, ainda, com espaço para leitura, descanso e ginástica. O parque tem 148 postes de iluminação e 145 vagas de estacionamento, sendo cinco delas destinadas às pessoas com deficiência. Em janeiro serão entregues a pista de skate e os banheiros.

Só na parte de arborização, o Parque Dona Lindu recebeu três mil espécimes, sendo 343 árvores, 242 arbustos e 2.520 mudas herbáceas. Entre as espécies plantadas estão palmeiras, coqueiros, ipês roxos, paus-brasil, craibeiras, paus-de-formiga, mororós, jasmins, filodendros, guiambês, orelhas de onça, clúsias, cicas, lírios, panamás vermelho e rosa, ixoras, açucenas e barbas de serpente. Também foram plantadas espécies frutíferas nativas como: cajueiro, ubais, pitanga e coqueiros.

Área de eventos - Na próxima etapa, prevista para março de 2009, será a entrega dos equipamentos culturais: o teatro para 500 pessoas e o pavilhão de exposições. Os serviços da parte física do teatro estão adiantados. A estrutura principal foi concluída faltando, agora, a conclusão da parte interna como a área da platéia e as cabines. Nos salões de exposições, o trabalho agora consiste na construção das escadas internas e do mezanino, estando toda estrutura externa concluída.

Cessão de terreno - A portaria Nº 341, publicada no Diário Oficial da União, em novembro último, concedeu ao município do Recife a cessão de uso gratuito por 20 anos, da área onde está construído o Parque Dona Lindu. Essa concessão pode ainda ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos.


Público prestigia inauguração do Parque Dona Lindu

Moradora do bairro há 28 anos, Edna Lúcia de Souza comemora o fato do espaço ser urbanizado e colocado à disposição da população. “Achei ótima a idéia do parque, pois o local estava abandonado e faltava isso para os que moram em Boa Viagem”, disse a dona-de-casa, acompanhada do marido e do filho.

Aqueles que se deslocam para o bairro para trabalhar também estão ansiosos para fazer uso dos equipamentos de lazer do parque. É o caso de Edna Maria de Lucena, que trabalha como doméstica há quatro anos em Boa Viagem. “Saio diariamente de Jardim São Paulo para cá e fico feliz porque em alguns momentos poderei trazer meu neto para se divertir um pouco aqui”, disse.

Entre os presentes que prestigiaram a cerimônia, estava parte da equipe de profissionais de educação física que atuará futuramente no parque, além de representantes dos Ciclos Culturais, vinculado à Diretoria de Esporte e Juventude do Geraldão.
Matérias Relacionadas
- Obra do Parque Dona Lindu será retomada neste sábado
- PARQUE DONA LINDU
- O Parque de Dona Lindu e a cultura de ser pequeno
- Presidente do STJ libera obras do Parque Dona Lindu
- Prefeitura reinicia obras do Parque Dona Lindu
- João Paulo anuncia início das obras do Parque Dona Lindu
- Recife pode perder parque Dona Lindu
- Justiça libera obras do Parque Dona Lindu
- Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir