Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA E MILTON COELHO TOMAM POSSE

O novo prefeito do Recife, João da Costa Bezerra Filho (PT), e seu vice-prefeito, Milton Coelho (PSB), assumem seus mandatos, nesta quinta-feira (1° de janeiro de 2009), que vigorarão até o final de 2012. A cerimônia de posse tem início no plenário da Câmara Municipal do Recife, a partir das 15h. Na ocasião, o Legislativo Municipal fará, ainda, a eleição da nova Mesa Diretora da Casa.

Após a posse, por volta das 17h, o prefeito e o vice-prefeito se dirigem para a Prefeitura do Recife, quando ocorrerá a cerimônia de transmissão de cargo entre os prefeitos João Paulo e João da Costa, com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, e convidados.

Nesta quinta (1º), o prefeito eleito cumpre uma agenda leve. Faz caminhada, às 8h30, logo após toma café da manhã em casa, descansa e deve receber alguns amigos. À tarde chegará às 15h na Câmara dos Vereadores, quando também acompanha a eleição da mesa executiva da Câmara. À noite, participa de jantar, no restaurante Wiella Bistrô, oferecido por amigos a João Paulo. No dia 2, sua primeira agenda administrativa pública será a solenidade de posse do secretariado da nova gestão.

Perfil do prefeito João da Costa

João da Costa Bezerra Filho nasceu em Angelim, no Agreste pernambucano, começou a trabalhar logo cedo e chegou ao Recife, na década de 70, para estudar. Cursou agronomia na UFRPE e administração de empresas na UFPE. Nessa época teve início sua militância estudantil nos diretórios das universidades. Foi diretor do DCE da Federal, presidente do DCE da Rural, coordenador geral da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil e diretor da UNE.

Ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT) em 1988. No mesmo ano, com a eleição de João Paulo como primeiro vereador do PT no Recife, foi designado para ser o interlocutor entre o mandato popular e o Partido. Todas as campanhas seguintes de João Paulo – para deputado estadual, prefeito de Jaboatão dos Guararapes e prefeito do Recife – foram coordenadas por ele. São 20 anos de amizade, respeito e muito trabalho pelo povo do Recife.

Em 2001, João da Costa assume a Secretaria do Orçamento Participativo, criada na primeira gestão do prefeito João Paulo. O povo do Recife passou a debater, discutir prioridades e definir as ações e obras executadas pela Prefeitura. O resultado é que o Orçamento Participativo do Recife é a maior experiência de participação popular do Brasil.

Em 2005, passa a coordenar a Secretaria de Planejamento Participativo, focado em três eixos de trabalho: ampliação do processo do Orçamento Participativo; elaboração do novo Plano Diretor do Recife; e construção de grande mapeamento das desigualdades do município – o Atlas do Desenvolvimento Humano do Recife, premiado pela ONU. Em 2006, é eleito o deputado estadual mais votado do Recife, com mais de 65 mil votos. João da Costa tem 48 anos, é casado com Marília Bezerra e tem um filho, João Victor, de sete anos. Em 2008, venceu as eleições municipais no primeiro turno com 51% dos votos.

Perfil de Milton Coelho

Milton Coelho da Silva Neto, 43 anos, é natural de Codó, no Maranhão. Casado e pai de três filhos, formou-se em Direito pela UFPE e sempre esteve ao lado das causas populares e sindicais.

É auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco desde 1991 e dois anos depois já era presidente do Sindicontas. Sua atuação política teve início nos anos 80 ao participar de movimento estudantil, quando fez as campanhas socialistas de 82 e 86.

No último Governo Arraes (1995-1998), foi assessor especial do Secretário de Governo, Eduardo Campos, diretor-geral da Secretaria da Fazenda e Diretor de Administrativo Financeiro da Compesa. Terminado o Governo Arraes, voltou para o TCE, onde foi coordenador de administração geral, diretor geral e coordenador da Escola de Contas Públicas.

Fez parte da gestão de João Paulo, em 2001, como assessor do secretário de Administração, Danilo Cabral. Em seguida foi convocado por Eduardo Campos e Arraes para ser o Secretário Nacional da Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Retornou ao Recife no final de 2003, para presidir o PSB municipal. Em 2004, passou a integrar a direção executiva estadual como Secretário Geral do partido. Eleito presidente regional do PSB de Pernambuco em 2005, foi reeleito por unanimidade ao cargo em junho de 2008. Está no terceiro mandato como secretário especial da executiva nacional do PSB.

Matérias Relacionadas
- João Paulo anuncia novas obras no último ato da sua gestão
- João Paulo toma o tradicional banho de mar em Boa Viagem
- Ato solene inédito marcará a transmissão de cargo para o prefeito João da Costa
- João Paulo inaugura sede do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira
- João Paulo preside ato simbólico no Santa Isabel
- Prefeito João Paulo entrega as 28 novas paradas de ônibus na Caxangá
- João Paulo anunciará último ato de sua gestão
- Praça Faria Neves recebe do prefeito escultura de Burle Marx
- Prefeitura premia melhores iluminações natalinas
- João Paulo recepciona presidente Lula
- PCR funciona em horários especiais no feriado de Ano Novo
- João Paulo recebe prefeito de Neópolis
- Praça e Monumento ao Frevo são inaugurados
- João Paulo inaugura escultura do ex-governador Miguel Arraes
- Catadores da Muribeca recebem Centro Sócio-Ambiental das mãos de João Paulo
- João Paulo sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora


Enviar    Imprimir