Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

LIVROS REGISTRAM AÇÕES PEDAGÓGICAS E PROJETOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Os principais programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer na 2ª gestão do prefeito João Paulo, incluindo as ações pedagógicas aplicadas em sala de aula pelos professores da rede, estão registrados em oito livros lançados nesta terça-feira (30), pela secretária Maria Luiza Aléssio. A solenidade aconteceu no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania da prefeitura, na Boa Vista, e foi acompanhada pela assessora executiva da pasta, Edna Garcia, e a diretora Geral de Ensino, Éster Rosa, além da gerente de Editoração da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Heloisa Arcoverde.

Também compareceram os representantes das entidades parceiras da educação municipal, a exemplo do coordenador Nacional do Programa Brasil Alfabetizado, Mauro José da Silva, e do diretor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Batista.  Divididas nas séries Cadernos da Educação Municipal (três volumes) e Portifólios Pedagógicos (cinco volumes), as publicações foram escritas por professores da própria rede e por educadores que atuaram na Formação Continuada dos docentes e não docentes da rede de ensino nos últimos quatro anos.

As obras serão distribuídas no início do ano letivo 2009 e farão parte do acervo das bibliotecas e salas de leitura das escolas municipais. Também ganharão seus exemplares os professores e educadores que participaram das publicações, além das universidades e faculdades do Estado que oferecem cursos na área de pedagogia. Apesar do penúltimo dia do ano, o pátio interno do Centro de Tecnologia ficou completamente tomado pelo público que prestigiou a ocasião.

Maria Luiza aproveitou o lançamento para fazer uma rápida análise de sua atuação à frente da pasta, cargo que assumiu em 2005. “Quem me conhece sabe quanto eu me sinto realizada com o lançamento desses livros, pois eles documentam a consolidação da Formação Continuada, a valorização dos educadores e estudantes e a consolidação de um estado de direito na área educacional da Prefeitura do Recife”, frisou a secretária, recordando que todos os avanços só foram possíveis devido a sensibilidade e o compromisso do prefeito João Paulo com uma educação pública cada vez mais inclusiva e de qualidade. Aproveitando a presença de representantes da Apae (Associação dos Pais e amigos de Excepcionais), Maria Luiza anunciou a criação do projeto “Transporte para uma Melhor Inclusão”, que deverá ser lançado no ano letivo 2009. “Serão seis kombis, uma por RPA, para ajudar no transporte dos alunos especiais matriculados na rede de ensino da prefeitura”, explicou.

Para a gerente de Literatura e Editoração da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Heloisa Arcoverde, o lançamento dos oito livros consolida uma parceria bem sucedida com a educação municipal. “Essa parceria sempre produziu ótimos frutos, como o Festival Recifense de Literatura, realizado em agosto deste ano”, afirmou. Representando a UFPE na solenidade, o diretor do Centro de Educação, José Batista, disse que a colaboração da universidade com o setor educacional da PCR foi um dos marcos da gestão do prefeito João Paulo. “Esse lançamento mostra um pouco desse trabalho conjunto, porque muitos dos autores desses livros são educadores nossos que participaram, como monitores, durante a Formação Continuada da rede municipal de ensino”, argumentou. “Também cedemos à gestão recifense a própria secretária Maria Luiza Aléssio e a diretora Geral de Ensino, Éster Rosa, ambas professoras do nosso centro”, brincou Batista, sob o olhar de aprovação da vice diretora do centro e representante do Conselho Municipal de Educação, Eliete Santiago.
 

Confira a relação dos títulos lançados pela PCR:
 
Cadernos de Educação Municipal

Volume 1 – “Acompanhamento e avaliação educacionais – uma nova possibilidade de organização”;
Volume 2 – “As escolas tecendo a proposta pedagógica da rede”;
Volume 3 – “Educação infantil no Recife: relatos e práticas do processo de formação continuada dos educadores”.


Série Portfólios Pedagógicos

Volume 1 – “Poesia, música e artes plásticas como caminhos de aprendizagem”;
Volume 2 – “As escolas do Recife descobrindo-se negras”;
Volume 3 – “Os saberes e as falas dos bebês e suas professoras”;
Volume 4 – “Seminário (Re) Conhecendo a nossa escola: relatos de vivências”;
Volume 5 – “1º Encontro de socialização das práticas pedagógicas de 3º e 4º ciclos de aprendizagem”.
Matérias Relacionadas
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia
- Estudantes de escola municipal lançam livro de contos e aventuras
- Estudantes dos Torrões comemoram inauguração de quadra esportiva
- Barco Escola encerra atividades ambientais do ano letivo 2008
- Crianças da creche municipal encenam auto natalino
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados
- Escola Arraial Novo do Bom Jesus ganha quadra poliesportiva
- Estudantes de escola municipal lançam livro nesta quinta
- Moradores da Vila dos Milagres recebem certificados
- Encontro de Formação Continuada reúne dirigentes de escolas e creches
- Concluintes de cursos profissionalizantes recebem certificados
- PCR promove encontro de Formação Continuada para dirigentes escolares
- Estudantes de Educação de Jovens e Adultos comemoram formatura


Enviar    Imprimir