Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PRAÇA FARIA NEVES RECEBE DO PREFEITO ESCULTURA DE BURLE MARX

Os moradores do bairro Dois Irmãos têm o que comemorar nesta quarta-feira (31), além da chegada de 2009. O prefeito João Paulo entregou a escultura de homenagem ao renomado paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx, na Praça Faria Neves, em frente ao Horto, que foi projetada pelo arquiteto, e hoje é um dos principais locais de lazer da comunidade. Entre outras presenças na ocasião, as dos secretários de Serviços Públicos, Amaro João; de Planejamento e Orçamento Participativo, Amir Schvartz; e da presidente da URB, Ana Cláudia Mota.

A iniciativa tem como objetivo aproximar o paisagista do público. Encomendada pela Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos, a obra foi produzida pelo artista plástico Demétrio Albuquerque, que assina as esculturas do Circuito da Poesia. Confeccionada em tamanho natural, com 1,75 metros, com base de concreto; na peça, Roberto Burle Marx está em pé, segurando um de seus projetos. Nela foram investidos R$ 19,8 mil. “Essa é uma mais do que justa homenagem, afinal, Burle Marx destinou muito da sua criatividade ao Recife”, disse o secretário de Serviços Públicos, Amaro João. “Estamos satisfeitos com o resultado do trabalho que foi realizado em parceria com o Lafepe. Inclusive, deixamos para a próxima gestão a idéia do circuito desse paisagista que, além desta praça, deu importantes contribuições para a cidade”, completou. Para o prefeito João Paulo, o referido circuito deve ter atenção especial. “É importante não só para os ambientalistas, mas também para o turismo e para o próprio recifense”.

João Paulo lembrou, ainda, da mudança da praça com a reforma. “Vinha aqui há muitos anos, quando ainda era deputado. Comparando aquela época com o que vemos hoje, percebo a significativa melhora”, disse. Dona Benilda Bezerra mora em frente à praça há muitos anos, e viu de perto a qualificação do espaço público, e agradece. “Hoje ela é um referencial, um ponto de encontro para nós que não tínhamos um lazer. Agora as crianças brincam, os adultos jogam dominó e pessoas de outras comunidades também se divertem aqui”, disse. Orgulhosa, ela ainda define a emoção com uma frase: “É um privilégio muito grande, afinal, não é todo mundo que tem uma praça projetada por Burle Marx, com o rosto dele, bem na porta de casa”, concluiu Benilda.

Burle Marx - Nos últimos oito anos, a prefeitura recuperou sete praças e sete jardins elaborados pelo paisagista Roberto Burle Marx, são os seguintes espaços: Derby, Farias Neves, Euclides da Cunha, Arsenal, Casa Forte, Entroncamento e Salgado Filho. Natural de São Paulo, Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do século XX, reconhecido e premiado internacionalmente. Também era desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias. Em Pernambuco, ele dirigiu o setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo do Estado, entre 1934 e 1937. Seu primeiro projeto de jardim público foi a Praça de Casa Forte, na zona Norte do Recife, realizado em 1935. Burle Marx viveu até os 84 anos, deixando um conjunto de obras com mais de 2 mil jardins projetados no Brasil e no exterior.
Matérias Relacionadas
- João Paulo anunciará último ato de sua gestão
- João Paulo inaugura novas paradas de ônibus da Av. Caxangá
- Prefeitura premia melhores iluminações natalinas
- João Paulo recepciona presidente Lula
- PCR funciona em horários especiais no feriado de Ano Novo
- João Paulo recebe prefeito de Neópolis
- Praça e Monumento ao Frevo são inaugurados
- João Paulo inaugura escultura do ex-governador Miguel Arraes
- Catadores da Muribeca recebem Centro Sócio-Ambiental das mãos de João Paulo
- João Paulo sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus
- João Paulo inaugura Monumento ao Maracatu
- Prefeito entrega Praça Sérgio Loreto reformada
- Prefeito visita secretarias municipais e se despede de servidores
- João Paulo prestigia confraternização e lançamento da pedra fundamental do novo prédio da CPHR
- João Paulo recebe corredores recifenses participantes da 84ª São Silvestre


Enviar    Imprimir