Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

LABORATÓRIO DA PCR É REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO À MULHER

Pouca gente conhece, mas a capital pernambucana conta com uma unidade de saúde para cuidar exclusivamente do público feminino. O Ambulatório Especializado da Mulher (Amem), um serviço da Prefeitura do Recife, oferece atendimento gratuito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado no bairro de Casa Amarela, o Amem é um centro de referência, sobretudo, na prevenção de cânceres do colo do útero e de mama, além da área de assistência em DST/Aids e climatério.

Por mês, a unidade de saúde realiza em torno de 2.500 consultas. Lá, o atendimento médico por demanda espontânea é feito na área de ginecologia. Nesse caso, a mulher deve se dirigir ao ambulatório de segunda à sexta, das 7h às 17h, para marcar consulta. Já nas especialidades de climatério, mastologia e psicologia, a usuária deve ser encaminhada por uma Unidade de Saúde da Família ou unidade tradicional do município (centro de saúde).

No Amem, as pacientes podem ainda realizar exames de citologia, vulvoscopia e colposcopia, procedimentos médicos para detecção de câncer do colo do útero. Nos casos em que são detectadas lesões de alto grau, as pacientes são encaminhadas para hospitais de referência para receber os devidos tratamentos. “O Amem é a única unidade pública do Recife especializada na atenção à saúde sexual da mulher, integrando uma rede municipal de serviços que visam garantir um atendimento integral à mulher”, diz a gerente do ambulatório, Vera Queiroz.

Paralelo a isso, o Amem também dispõe de planejamento familiar, direcionado especialmente para o público jovem. Nas palestras, profissionais de serviço social, ginecologia, psicologia e enfermagem dão orientações e debatem sobre temas como cuidados à saúde, gravidez na juventude e uso de métodos contraceptivos. Além disso, a unidade de saúde oferece acompanhamento pré-natal às futuras mamães. Em casos suspeitos de violência, a mulher tem o primeiro atendimento psicológico, sendo encaminhada posteriormente para o Ambulatório Wilma Lessa, que fica no Hospital Agamenon Magalhães.

Masculino – Os homens também não ficam de fora. O Amem oferece atendimento em peniscopia ao homem cuja esposa tenha o resultado positivo para HPV (papiloma vírus humano), vírus que vive nas mucosas genitais e pode causar câncer de pênis, se não tratado adequadamente. Na primeira consulta, são também solicitados exames complementares de HIV, sífilis e cultura de secreção uretral para detectar outras doenças sexualmente transmissíveis. “Não adianta tratar apenas a mulher. É preciso cuidar também do companheiro dessa mulher, tendo em vista que as DSTs são transmitidas sexualmente, sobretudo para quem não usa preservativo, como o casal”, diz Vera Queiroz.

Para a vendedora Ednilza Esteves da Silva, 47, paciente do Amem há 19 anos, o atendimento diferencial e exclusivo para as mulheres é o que garante o retorno à unidade para as consultas. “No Amem, recebemos um ótimo tratamento. Já utilizei todos os serviços que são oferecidos. Sempre têm os remédios que necessito e quando precisei fazer exames nunca tive problema. É completo”, conta.

Serviço:
O Amem está localizado no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone de contato é o 3232.4196.

Matérias Relacionadas
- Gustavo Couto reassume Secretaria de Saúde do Recife
- Vigilância chama atenção para consumo de frutos do mar
- Saúde apresenta novas instalações do PAM Centro
- PCR lança livro sobre atendimento a recém-nascidos
- Saúde abre oficialmente as novas instalações do PAM Centro
- Saúde reúne em livro principais protocolos na área de neonatologia
- Prefeitura recebe equipamentos médico-hospitalares da UPE
- Atendimento pediátrico da Maternidade Barros Lima suspenso nesta quarta
- Saúde orienta sobre consumo de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano
- Freqüentadores do Mercado de Nova Descoberta são orientados sobre dengue
- Policlínica Clementino Fraga festeja Natal entre usuários
- Mutirão de preenchimento facial começa na Policlínica Lessa de Andrade
- Saúde promove ação contra a dengue no Mercado de Nova Descoberta
- Usuários da Policlínica Clementino Fraga festejam Natal nesta sexta
- PCR discute anemia falciforme no Cisam
- PCR atua em mutirão de preenchimento facial em pessoas com HIV
- Combate à sífilis ganha reforço com treinamento de profissionais do PSF no Recife
- Saúde promove conscientização sobre dengue na zona Norte do Recife
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis
- Espelhos ajudam no auto-exame para detecção de hanseníase


Enviar    Imprimir