Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PARCERIA DA PCR E UFRPE NOTIFICARÁ LEPTOSPIROSE EM CACHORROS

O combate à leptospirose está sendo intensificado na capital pernambucana graças a uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Agora, todas as suspeitas da enfermidade em cachorros que chegarem na instituição serão informadas imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde. A idéia é realizar o quanto antes o bloqueio preventivo no local onde o bicho vive, de forma a evitar a propagação da doença e, principalmente, a sua transmissão para o homem.

“Qualquer mamífero pode se contaminar com a Leptospira, bactéria que transmite a doença. Mas o cachorro é um dos mais próximos ao homem, o que pode aumentar a chance de contágio. Como a Rural é referência no atendimento a animais, fizemos um acordo para que todas as desconfianças de cães com leptospirose que chegarem à universidade sejam notificadas ao município. Diante da informação, providenciaremos o mais rápido possível uma desratização na área onde o animal residia ou foi encontrado, impedindo a propagação da enfermidade”, explicou Renata Guimarães, supervisora de Animais Sinantrópicos e Peçonhentos do Programa de Saúde Ambiental do Recife.

Normalmente, a infecção do cachorro se dá quando ele entra em contato com água contaminada pela urina do rato. A partir daí, o ciclo se repete com o homem em relação ao cão. Assim como ocorre no ser humano, a leptospirose pode matar se não for tratada em curto espaço de tempo. Nos cães, entre os sintomas, estão icterícia (pele, olhos e mucosa da boca amarelados), apatia, urina amarronzada (pela presença de sangue), perda de apetite, dores abdominais, vômitos, sede em excesso e sonolência. O diagnóstico pode ser conseguido com a avaliação do bicho e a complementação via exames sangüíneos. O tratamento é feito com antibióticos.

No homem, os sintomas costumam se desenvolver dentro de sete dias após o contato com a água, lama ou urina contaminada. Alguns deles são febre alta, dor de cabeça, dor na barriga, dores musculares (principalmente na panturrilha), vômitos e olhos avermelhados. No Recife, caso haja alguma suspeita, deve-se procurar alguma das 220 unidades de saúde do município, entre PSFs, policlínicas e centros de saúde. Durante a consulta, é importante informar sobre o contato com as situações de risco, o que vai auxiliar os profissionais no diagnóstico e no tratamento adequado à doença, evitando que ela evolua para uma forma mais grave.

Registros – Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Recife, foi notificado este ano um total de 334 casos de leptospirose em humanos na capital, sendo 70 deles confirmados, com três óbitos. Em 2007, a cidade registrou 61 casos positivos para a doença, com 10 mortes.

Fique por dentro

Sobre leptospirose:
Causada pela bactéria Leptospira, a doença pode ser contraída pela ingestão de alimentos contaminados, por vias respiratórias ou em inundações, quando a urina do rato infectado, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. O germe penetra no corpo através da pele ou da mucosa, sobretudo se houver algum ferimento ou arranhão ou ainda pelo contato prolongado com a água ou a lama contaminada. Embora haja uma diminuição dos registros no verão, quando se reduzem as chuvas, os riscos não deixam de existir. Por isso, as pessoas que têm contato com áreas alagadas devem estar sempre calçadas, de preferência, usando botas de borracha, luvas ou sacos plásticos para se proteger.

Caso a residência tenha alagado, recomenda-se jogar fora tudo que teve contato com as águas, como medicamentos e alimentos. Em seguida, deve-se desinfetar a área com água sanitária e esperar um prazo de 15 minutos para fazer uma nova lavagem com água corrente. Também é importante manter os alimentos bem armazenados para evitar que os ratos roam e acabem urinando na comida.

Saiba mais:

O que é?
A leptospirose é uma doença causada pela Leptospira, bactéria transmitida pela urina do rato.

Como se pega?
Contato prolongado com a água ou lama contaminada pela urina do rato;
Pela ingestão de alimento contaminado;
Pela mucosa ou via respiratória ao limpar quartos fechados por muito tempo.

Quais os sintomas mais freqüentes?
Febre;
Vômitos;
Olhos avermelhados;
Dor muscular, principalmente na panturrilha (batata da perna);
Dor de cabeça;
Dor na barriga.

ATENÇÃO: Os sintomas podem aparecer depois de 3 a 15 dias.

Como evitar a doença?
Andar sempre calçado;
Usar luvas, botas de borracha ou sacos plásticos presos às mãos e aos pés se for entrar em contato com esgoto, água ou lama de enchentes;
Armazenar os alimentos adequadamente;
Abrir portas e janelas de ambientes fechados 12 a 24 horas antes de realizar a limpeza, permitindo a circulação do ar;
Limpar terrenos baldios, mantendo o mato sempre roçado;
Pôr o lixo em sacos plásticos, tonel ou balde fechado, em local alto e fora do alcance de animais;
Manter o reservatório de água sempre bem fechado e limpo;
Evitar entulhos.

Matérias Relacionadas
- Laboratório da PCR é referência no atendimento à mulher
- Gustavo Couto reassume Secretaria de Saúde do Recife
- Vigilância chama atenção para consumo de frutos do mar
- Saúde apresenta novas instalações do PAM Centro
- PCR lança livro sobre atendimento a recém-nascidos
- Saúde abre oficialmente as novas instalações do PAM Centro
- Saúde reúne em livro principais protocolos na área de neonatologia
- Prefeitura recebe equipamentos médico-hospitalares da UPE
- Atendimento pediátrico da Maternidade Barros Lima suspenso nesta quarta
- Saúde orienta sobre consumo de bebidas alcoólicas nas festas de fim de ano
- Freqüentadores do Mercado de Nova Descoberta são orientados sobre dengue
- Policlínica Clementino Fraga festeja Natal entre usuários
- Mutirão de preenchimento facial começa na Policlínica Lessa de Andrade
- Saúde promove ação contra a dengue no Mercado de Nova Descoberta
- Usuários da Policlínica Clementino Fraga festejam Natal nesta sexta
- PCR discute anemia falciforme no Cisam
- PCR atua em mutirão de preenchimento facial em pessoas com HIV
- Combate à sífilis ganha reforço com treinamento de profissionais do PSF no Recife
- Saúde promove conscientização sobre dengue na zona Norte do Recife
- PCR capacita profissionais do PSF para enfrentamento da sífilis


Enviar    Imprimir