Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

IASC

45º BAILE MUNICIPAL BENEFICIA O RECOMEÇO

A casa de acolhimento O Recomeço, projeto do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, será a instituição beneficiada pelo 45º Baile Municipal do Recife. A festa, que abre os festejos carnavalescos da cidade acontecerá no dia 14 de fevereiro, a partir das 19h, no Chevrolet Hall, em Olinda, e vai homenagear Carlos Fernando, Cícero Dias e Enéas Freire. O anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira (9), no escritório da Comissão Organizadora, no bairro da Boa Vista.

Participaram da coletiva de imprensa a primeira-dama do Recife e coordenadora geral do Baile, Marilia Bezerra; a secretária municipal de Assistência Social, Karla Menezes; a coordenadora executiva do Baile, Simone Figueiredo; e o coordenador dos concursos de Rei e Rainha e de Fantasias, Romildo Alves. A ocasião foi prestigiada, ainda, pelos artistas já confirmados, Claudionor Germando, Nonô Germano, o Maestro Spock e Gilberto Pontes, da Spock Frevo.

Toda a bilheteria desta 45ª edição do evento será revertida na compra de um novo espaço para a casa O Recomeço, em local ainda a ser definido. “É uma responsabilidade muito grande, principalmente pelo objetivo de ajudar as pessoas. Escolhemos esse projeto, entre tantas outras razões, porque o endereço ficou ultrapassado”, disse a coordenadora do Baile, Marília Bezerra. Atualmente o espaço ocupado pela O Recomeço, que é doado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), tem forma de comodato, correspondente a um sobrado, com primeiro andar, e, em um único salão ficam os dormitórios utilizados pelas mulheres e seus filhos. No salão da parte de baixo ficam o refeitório, a cozinha, a área social e o espaço de lazer. “Uma casa maior vai ajudar a atingirmos o nosso grande objetivo, que é a possibilidade de melhorar e qualificar ainda mais o nosso atendimento. Queremos, inclusive, aumentar o número de acolhimentos, já que, com o advento da Lei Maria da Penha, tivemos crescente procura pelo serviço”, concluiu a secretária Karla Menezes.

O Recomeço fica localizado no bairro de San Martin e tem capacidade para acolher até 12 mulheres e 20 crianças. O público-alvo da instituição são pessoas que vivem em situação de rua, ou em vulnerabilidade social, como vítimas de violência ou que tenham sido abandonadas pela família, por isso não divulgamos o endereço nem as identidades dos auxiliados. Atualmente, o espaço abriga dez mulheres e 16 crianças e adolescentes. Trabalham no projeto nove educadores sociais, quatro profissionais na equipe técnica (gerente, psicólogo, assistente social e pedagoga), um auxiliar administrativo, três cozinheiras e quatro guardas municipais.

São pessoas como dona L.O, que conseguiu um endereço no O Recomeço, em julho de 2007, depois morar anos em uma invasão com os cinco filhos. “Quando eu morava na invasão eu não dormia por causa das ordens de despejo. Até que a Codecir me acolheu e me encaminhou para a casa. Realmente, se não fosse isso, só Deus saberia o que seria de mim. Com o auxilio social e com a cesta básica (que cada integrante recebe por seis meses após deixar a casa), estou vivendo”, disse. Já R.S., também atendida pela O Recomeço, conseguiu reconstruir a vida depois de fugir de João Pessoa, onde morava com o marido e os quatro filhos, só com a roupa do corpo. “Eu vim pra cá porque era muito violentada por ele. Comecei morando nas casas de parentes, mas o meu marido me achou, ameaçou nos jogar na fogueira, jogou gasolina em mim e na criança de um ano. Lá no abrigo tive a oportunidade de fazer faxina e juntei o dinheiro do Bolsa Família. Agora estou reconstruindo a minha casa”, contou.

Reinserção - Conselho Tutelar, Juizado de Infância e Iasc são alguns dos órgãos que encaminham as pessoas para serem atendidas no local. O diferencial da Casa O Recomeço é o atendimento a mulheres com os filhos, e isso não acontece na maioria dos centros. Além do trabalho de reestruturação familiar e humanização, é realizado também o atendimento individual. As adultas têm acesso a serviços como retirada de documentos, como a certidão de nascimento e registro de identidade, além de receberem orientações sobre a possibilidade de acesso ao programa Bolsa Família, do Governo Federal. Já as crianças e adolescentes são encaminhadas às creches, escolas municipais e, ainda, cursos específicos como de culinária, costura, entre outros oferecidos pela Prefeitura do Recife.

As atrações do Baile ainda serão confirmadas no próximo dia 21, mas duas delas já foram antecipadas, Claudionor Germano e a Spock Frevo. “Já nem sei de quantas edições participei do Baile, mas é sempre uma satisfação, por ser um encontro com pessoas que gostam de mim de verdade. A primeira dama está de parabéns pela continuidade do evento”, homenageou Claudionor Germano. Com participação garantida há oito anos consecutivos, Spock fala da emoção de estar mais uma vez no palco. “É um momento único tocar em um baile tão elegante, tão verdadeiro e tão pernambucano. Estou lisonjeado por tocar em um evento que vai homenagear pessoas que foram e são tão importantes para mim”. Juntos, eles deram uma palhinha do frevo Voltei Recife, de Capiba, mostrando que quem vai mandar mesmo é o mais conhecido dos ritmos do Carnaval de Pernambuco.

A coletiva foi encerrada com um apelo e convite das organizadoras: “Que as pessoas e as empresas vejam o evento com outros olhos, e o incluam nos seus projetos. Afinal, é um prazer imenso poder ajudar a quem precisa”, falou Marilia Bezerra. Já a secretária Karla Menezes deu um recado para o “Folião Cidadão”: “Participem, divirtam-se; vamos mostrar ao mundo a nossa cultura, o frevo, mas, ao mesmo tempo, exercendo a função social de cada um de nós”, concluiu. Confira no anexo ao lado, o perfil de cada um dos homenageados do Carnaval do Recife 2009, bem como preços dos ingressos individuais, para mesas e camarotes do 45º Baile Municipal do Recife.

Matérias Relacionadas
- Refinaria apresenta o espetáculo circense - Ismo
- Naná Vasconcelos comanda o primeiro ensaio de maracatus
- Cinema do Parque tem programação especial
- Escola de Frevo ainda oferece vagas para oficinas pré-carnavalescas
- Pátio traz mistura de ritmos neste fim de semana
- Começam ensaios para abertura do Carnaval Multicultural do Recife
- Queima da Lapinha dá as boas-vindas ao Carnaval
- Murillo la Greca realiza workshop sobre argila
- Biblioteca apresenta sessão de cinema nesta quarta
- Stellium acontece nesta terça com patrocínio da PCR
- Queima da Lapinha encerra festejos de final de ano nesta terça
- Pólo Brasília Teimosa recebe novo ano ao som de muito frevo
- Animação raia o dia no Morro da Conceição
- Pólo Ibura recebe 2009 com palco multicultural
- Réveillon no Marco Zero agita o Bairro do Recife
- Museu Murillo La Grega oferece seis oficinas em janeiro
- CMPC entrega Plano Municipal de Cultura à cidade
- Sítio Trindade contou com bons shows neste domingo
- Mamulengos alegram a Praça do Arsenal
- Noite de domingo animada no Marco Zero


Enviar    Imprimir