Atalhos de navegação:

    PROCON     Procon-Recife fornece balanço de 2008 Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

PROCON

PROCON-RECIFE FORNECE BALANÇO DE 2008

ARQUIVOS
Dados Estatísticos do Procon 2008

Os dados estatísticos do Procon-Recife, de acordo com a diretora do órgão, Adoleide Folha, demonstram a continuidade do trabalho desenvolvido e seu avanço, buscando a um só tempo, prestar um serviço de qualidade à população, como também atuar efetivamente, regulando e contribuindo para aplicação das normas de direito do consumidor.

Em termos de atendimentos presenciais, o número obteve aumento no ano de 2008, em relação ao de 2007. Ao todo, chegaram a ser atendidos 13.200 consumidores na sede do Procon, que fica no Derby. Ressalte-se que o número de reclamações abertas é significativamente inferior ao número de atendimentos presenciais, uma vez que muitos dos atendimentos geram CIPs (Carta de Informação Preliminar). “Trata-se de um procedimento em que se contata a empresa reclamada apresentando a queixa do consumidor, dando oportunidade para resolver a questão, satisfazendo o consumidor e evitando a formalização da reclamação, bem como efetuando ligações intermediando a relação, não chegando muitas vezes a sequer gerar as CIPs”, explicou Adoleide Folha, completando que ainda há os atendimentos em que se presta esclarecimentos e apenas se esclarece o consumidor a respeito de dúvidas e da legislação.

A diretora do Procon-Recife informou que população também foi atendida em atividades externas de promoção do Direito do Consumidor, tais como “III Festival de Consumo Sustentável”, “Direito do Consumidor nas Ruas”, esclarecimentos em mercados, escolas, associações, faculdades, comunidades etc. “Os dados demonstram que o Procon Recife prestou um atendimento médio de 1.100 pessoas por mês, na sua sede”, disse Adoleide.

Quanto aos atendimentos não-presenciais, os realizados pelo Procon diariamente, de segunda a sexta-feira, por telefone (0800.2811311) para receber denúncias e prestar esclarecimentos à população foram de aproximadamente 1 mil ligações mensais. Também são prestados atendimentos aos consumidores através de diversas linhas telefônicas fixas (divulgadas pelo site, programas de rádio e televisão), que atingem a média de 870 ligações ao mês. “O Procon realiza intermediações junto aos números de atendimento 0800 de algumas empresas, tendo mantido a média a 650 ligações mensais, com cerca de 80% de problemas solucionados, tornando desnecessária a formalização de reclamações”, informou Adoleide.

Por fim, Adoleide Folha lembra que são realizados também atendimentos através da participação de representantes do Procon-Recife em programas de televisão e rádio, em que os consumidores apresentam suas dúvidas e solicitação de esclarecimentos, tal como na Rádio Boas Novas, em que diariamente um representante do órgão tira dúvidas dos ouvintes e rádios comunitárias, como as dos mercados públicos municipais. Confira os demais dados do balanço do Procon-Recife em 2008 no anexo ao lado.

Matérias Relacionadas
- Procon-Recife encerra curso de Consumo Sustentável
- João Paulo lança Portal Lei Municipal Online
- Procon-Recife orienta consumidores sobre venda casada
- Secretário de Assuntos Jurídicos prestigia lançamento de revista no TJPE
- Procon inicia curso sobre Consumo, Meio Ambiente e Cidadania
- Curso de Capacitação em Consumo começa nesta segunda
- Procon abre inscrições para capacitação em consumo
- Procon-Recife divulga ranking das empresas mais reclamadas
- Prefeito recebe visita da desembargadora do TRT 6ª Região
- Direito do Consumidor nas Ruas atende moradores da comunidade de Socorro
- Procon-Recife atende comunidade em Boa Viagem
- Consumidor deve estar atento ao contratar caminhão-pipa
- Procon divulga ranking de reclamações e conciliações
- Acordo do Procon com operadora de telefonia beneficia usuários
- Conciliadores do Procon-Recife são capacitados
- Consumidores aprendem a equilibrar finanças em curso do Procon-Recife
- Procon-Recife divulga ranking inédito de conciliação
- Procon Recife divulga empresas que lideram reclamações dos usuários desde o início do ano
- Procon-Recife divulga lista das dez empresas mais reclamadas
- Procon-Recife realiza Blitz Educativa nos bancos


Enviar    Imprimir