Educação, Esporte e Lazer     Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS TRANSFORMA ESCOLAS EM ESPAÇOS DE LAZER

A partir de segunda-feira (12), e até o dia 24 de janeiro, dezenas de unidades de ensino da Prefeitura do Recife, incluindo três creches, vão se transformar em espaços de muita alegria e diversão, com brincadeiras populares, oficinas de animação cultural, contação de histórias e apresentações artísticas. Tudo isso, dentro da programação de férias do Projeto Escola de Verão, promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer pelo 4º ano consecutivo.

As atividades, que vão acontecer de segunda a sexta-feira, no horário habitual de cada turno (manhã, tarde e noite), devem atrair mais de 15 mil alunos de todas as faixas etárias. Como os professores da rede municipal de ensino também estão de férias, O Escola de Verão terá como monitores estagiários em regência nas escolas, animadores culturais e agentes de desenvolvimento infantil.

Na Educação Infantil, de segunda-feira (12) até o dia 23 de janeiro, 1.675 alunos entre quatro a seis anos vão participar do programa “Verão Brincante em Múltiplos Olhares”, com oficinas de cantigas de roda, contação de histórias, jogos e brincadeiras populares. No total, serão 35 escolas e três creches, com atividades pela manhã ou à tarde (dependendo da unidade de ensino).
Já a Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores vai utilizar as bibliotecas e os espaços de 47 escolas para promover oficinas, brincadeiras e desenvolvimento das linguagens através de histórias e leituras. Os trabalhos do “Brincando de Ler” vão acontecer desta segunda-feira (12) até o dia 23, e serão direcionados a 1.880 estudantes do 1º ao 4º ciclos (1ª a 8ª série).

De 17 a 24 de janeiro, entra no circuito do Escola de Verão 2009 a Gerência de Animação Cultural da Diretoria de Ensino. Os animadores culturais vão convocar 7.850 alunos do 1º ao 4º ciclo de 90 escolas para uma série de oficinas nas áreas de dança popular, capoeira percussão, canto e coral, jogos e brincadeiras. Também vão se apresentar bandas marciais de algumas unidades da rede.

“Recife, Cidade Educadora” será o mote das ações direcionadas a 1.800 alunos de 35 escolas de 3º e 4º ciclos. De 19 a 23 de janeiro, eles terão uma semana bastante agitada, com leitura e produção artístico-cultural em torno de sua cidade, especialmente poesias e pensamentos sobre o cotidiano recifense. Ainda fará parte do Escola de Verão, o programa “Vivenciando Brincadeiras de Ruas”, que vai contar com a participação de 11 mil alunos de 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série) de 129 escolas da rede.

Nos dias 13 e 14 de janeiro, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, dos 15 anos 70 anos, que estudam no período da noite, das 19h às 22h, também vão participar das atividades de férias. São cerca de 800 alunos de 32 unidades de ensino, envolvidos, a partir das 19h, com uma análise reflexiva sobre a capital pernambucana, seus problemas e seus moradores. O tema principal em discussão será “Cidade, fonte de refexão, diálogo e discussão”. Todos os estudantes envolvidos na 4ª edição do Projeto Escola de Verão vão ter direito a merenda.

- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola