Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR ABRE 10 MIL VAGAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, inicia, nesta quarta-feira (14), em 17 unidades de sua rede de ensino profissionalizante, o processo de seleção para o preenchimento de 10 mil vagas para 41 cursos básicos gratuitos de formação profissional nas áreas de artesanato, vestuário, alimentação, higiene e beleza, industrial, construção civil, turismo, idiomas, entre outras. As inscrições, que terminam na quinta-feira (15), podem ser feitas nas próprias escolas, entre 8 da manhã e meio-dia e das 14h às 20h. Estão sendo oferecidos 29 cursos com carga horária de 250 h/a, 12 com 450 h/a e apenas um com 700 h/a, que é o de Auxiliar de Serviços Gerais, atendendo, exclusivamente pessoas com deficiência mental. Os cursos funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã, das 7h30 às 12h, à tarde das 13h30 às 18h, e à noite, das 18h40 às 22h.

Como o número de inscritos sempre supera o de vagas ofertadas, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer vai promover um sorteio no dia 19 de janeiro, nas 17 unidades profissionalizantes envolvidas. As listagens com o resultado serão divulgadas no dia 21, também na sede das escolas. A efetivação das matrículas acontece nos dias 22 e 23 e as aulas começam no dia 05 de fevereiro, juntamente com as unidades de ensino regular, marcando a abertura do ano letivo 2009. Poderão disputar as 10 mil vagas oferecidas qualquer pessoa, a partir dos 14 anos, desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas às unidades de ensino. Cada candidato deverá optar por um único curso, não podendo se inscrever em mais de uma escola.

Para quem tem 14 anos ou mais, são oferecidos cursos nas áreas de Alimentação, Artesanato, Artes e Idiomas; a partir dos 16 anos, nas áreas de Higiene e Beleza (Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado); Escritório; Industrial (Exceto Caldeiraria); Turismo; Vestuário; Idiomas; Educação e Saúde (Recepcionista na área de saúde). A partir dos 18 anos, o candidato poderá disputar uma vaga nas áreas de Saúde (Cuidador de Idoso); Higiene e Beleza (Estética Facial e Estética Corporal); Industrial (Caldeiraria); Alimentação (Garçom e Garçonete).

No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido). Terão prioridade durante o sorteio os estudantes da rede municipal de ensino e as pessoas inscritas nos programas sociais mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife, como Projovem, Brasil Alfabetizado, Bolsa Escola e Bolsa Família, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com apresentação do encaminhamento do órgão ou secretaria.

Segundo o gerente de Educação Profissionalizante do Recife, Antônio Tadeu de Oliveira, terão público específico os processos seletivos do Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato, na Boa Vista, e da Associação Pestalozzi, anexa à Escola Casarão do Barbalho, na Iputinga. No primeiro caso, nós já temos uma demanda de inscrições definida, que é formada por pessoas previamente cadastradas na Bolsa de Emprego da Prefeitura do Recife, funcionários do município e alunos das escolas situadas na RPA-1 (bairros do centro), além de comerciários encaminhados pela Associação dos Comerciantes da Rua da Imperatriz, ressalta Tadeu.

Na Pestalozzi, as vagas são destinadas apenas às pessoas com deficiência mental e às pessoas com Síndrome de Down. As famílias interessadas devem entrar em contato direto com a escola pelo telefone (81) 3453-5979. O último caso especial se refere a Escola Profissional Dom Bosco, que funcionava no prédio do Centro Salesiano, em Casa Amarela. “Como o contrato de convênio foi suspenso, deixaremos de oferece, pelo menos por enquanto, as 240 vagas dessa unidade de ensino”, observou Tadeu.

O gerente lembra ainda que a PCR também prioriza a matrícula de concluintes dos cursos que desejem complementar os conhecimentos adquiridos numa mesma área. “Quem concluiu o curso de manicure, por exemplo, terá prioridade para fazer o de cabeleireiro. O mesmo acontece com quem concluiu culinária e quer fazer confeitaria ou doces e salgados”, explicou, lembrando que o objetivo é formar um profissional mais qualificado, com mais chances de ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Confira no anexo ao lado a relação dos cursos oferecidos e suas cargas horárias, além dos endereços de cada unidade de ensino profissionalizante da PCR.

Orientações gerais:
1 - No ato da inscrição e da matrícula deverão ser preenchidas as fichas padronizadas e destacados os comprovantes para o(a) candidato(a);
- No ato do sorteio será organizada lista de espera para substituição dos candidatos desistentes, tendo como prazo máximo para esta, 05 (cinco) dias letivos;
3 - O percentual mínimo de freqüência exigido para certificação do estudante é de 75%.

Matérias Relacionadas
- Estudantes do ProJovem Urbano conhecem instalações do Senac
- Recife inicia parcerias do ProJovem Urbano
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia
- Estudantes de escola municipal lançam livro de contos e aventuras
- Estudantes dos Torrões comemoram inauguração de quadra esportiva
- Barco Escola encerra atividades ambientais do ano letivo 2008
- Crianças da creche municipal encenam auto natalino
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados
- Escola Arraial Novo do Bom Jesus ganha quadra poliesportiva
- Estudantes de escola municipal lançam livro nesta quinta


Enviar    Imprimir