Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Estudantes do ProJovem Urbano conhecem instalações do Senac Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DO PROJOVEM URBANO CONHECEM INSTALAÇÕES DO SENAC

José Alves
Aula inaugural acontecerá na próxima segunda (19)
Aula inaugural acontecerá na próxima segunda (19)
José Alves
Estudantes do ProJovem aprovaram o espaço
Estudantes do ProJovem aprovaram o espaço

Até a próxima sexta-feira (16), os estudantes do ProJovem Urbano, projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, estão visitando os laboratórios e instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Santo Amaro. A intenção dessa primeira atividade, a Semana de Acolhimento, é apresentar para os jovens os ambientes e as normas de onde eles participarão de uma capacitação, bem como se cadastrar no curso. A aula inaugural acontecerá na próxima segunda-feira (19), às 10h, no auditório do Senac, no prédio José de Anchieta. A previsão é que o curso seja concluído em setembro deste ano.

Essa é uma das especificidades do ProJovem Urbano na qual aborda a qualificação profissional. O aluno se desloca aos espaços do Senac, tanto o prédio principal, quanto os móveis, e algumas escolas profissionalizantes e diretorias de tecnologia da rede municipal. As aulas acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite), e são ministradas e acompanhadas pelos profissionais do Senac, que, ao concluir o curso, entregará ao estudante certificado da instituição, considerada uma das melhores conceituadas no segmento do País. “Esse não é apenas um curso, mas um passaporte para a inserção deles no mercado de trabalho. Afinal, a competitividade cresce diariamente e a qualificação é um diferencial”, disse a coordenadora pedagógica do ProJovem, Christine Alcoforado.

Os primeiros a se capacitarem são os integrantes dos Arcos Saúde, Alimentação, Telemática e Serviços Pessoais dos Pólos 1 e 2, que funcionam no Geraldão. “É muito importante porque vai nos ajudar a conseguir um emprego. Gosto muito de informática, por isso estou nesse curso”, falou a estudante da Escola Municipal Enoque Coutinho (Pólo 2), Maria de Fátima da Silva Sales. Oportunidade também de descobrir qual a carreira profissional pretende seguir. “Já tive uma pequena experiência em lanchonete e foi bem interessante. Resolvi ficar nesse arco para ter mais conhecimento e poder confirmar se é mesmo nesse segmento que quero trabalhar”, concluiu o aluno da Escola José Múcio Monteiro, da UR-12, Joel Eloi Barbosa.

Até 2010, serão atendidos 4.800 dos 6.500 alunos dos 32 núcleos do programa no Recife. O Arco de Alimentação será destinado às ocupações de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante; o de Telemática para operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistente de vendas; e o de Saúde para as áreas de auxiliar de administração em hospitais, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. O quarto e último arco de Serviços Pessoais, vai oferecer cursos de manicure/pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, ProJovem Urbano, do Governo Federal, em parceria com as Prefeituras e trabalha com jovens com idades entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever mas não concluíram o ensino fundamental. A finalidade é elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, através da conclusão do ensino fundamental, da qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

Matérias Relacionadas
- PCR abre 10 mil vagas para Educação Profissionalizante
- Recife inicia parcerias do ProJovem Urbano
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia
- Estudantes de escola municipal lançam livro de contos e aventuras
- Estudantes dos Torrões comemoram inauguração de quadra esportiva
- Barco Escola encerra atividades ambientais do ano letivo 2008
- Crianças da creche municipal encenam auto natalino
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados
- Escola Arraial Novo do Bom Jesus ganha quadra poliesportiva
- Estudantes de escola municipal lançam livro nesta quinta


Enviar    Imprimir