Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DO PROJOVEM URBANO CONHECEM INSTALAÇÕES DO SENAC

Até a próxima sexta-feira (16), os estudantes do ProJovem Urbano, projeto do Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, estão visitando os laboratórios e instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Santo Amaro. A intenção dessa primeira atividade, a Semana de Acolhimento, é apresentar para os jovens os ambientes e as normas de onde eles participarão de uma capacitação, bem como se cadastrar no curso. A aula inaugural acontecerá na próxima segunda-feira (19), às 10h, no auditório do Senac, no prédio José de Anchieta. A previsão é que o curso seja concluído em setembro deste ano.

Essa é uma das especificidades do ProJovem Urbano na qual aborda a qualificação profissional. O aluno se desloca aos espaços do Senac, tanto o prédio principal, quanto os móveis, e algumas escolas profissionalizantes e diretorias de tecnologia da rede municipal. As aulas acontecem nos três turnos (manhã, tarde e noite), e são ministradas e acompanhadas pelos profissionais do Senac, que, ao concluir o curso, entregará ao estudante certificado da instituição, considerada uma das melhores conceituadas no segmento do País. “Esse não é apenas um curso, mas um passaporte para a inserção deles no mercado de trabalho. Afinal, a competitividade cresce diariamente e a qualificação é um diferencial”, disse a coordenadora pedagógica do ProJovem, Christine Alcoforado.

Os primeiros a se capacitarem são os integrantes dos Arcos Saúde, Alimentação, Telemática e Serviços Pessoais dos Pólos 1 e 2, que funcionam no Geraldão. “É muito importante porque vai nos ajudar a conseguir um emprego. Gosto muito de informática, por isso estou nesse curso”, falou a estudante da Escola Municipal Enoque Coutinho (Pólo 2), Maria de Fátima da Silva Sales. Oportunidade também de descobrir qual a carreira profissional pretende seguir. “Já tive uma pequena experiência em lanchonete e foi bem interessante. Resolvi ficar nesse arco para ter mais conhecimento e poder confirmar se é mesmo nesse segmento que quero trabalhar”, concluiu o aluno da Escola José Múcio Monteiro, da UR-12, Joel Eloi Barbosa.

Até 2010, serão atendidos 4.800 dos 6.500 alunos dos 32 núcleos do programa no Recife. O Arco de Alimentação será destinado às ocupações de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante; o de Telemática para operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistente de vendas; e o de Saúde para as áreas de auxiliar de administração em hospitais, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. O quarto e último arco de Serviços Pessoais, vai oferecer cursos de manicure/pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, ProJovem Urbano, do Governo Federal, em parceria com as Prefeituras e trabalha com jovens com idades entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever mas não concluíram o ensino fundamental. A finalidade é elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, através da conclusão do ensino fundamental, da qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.

Matérias Relacionadas
- PCR abre 10 mil vagas para Educação Profissionalizante
- Recife inicia parcerias do ProJovem Urbano
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia
- Estudantes de escola municipal lançam livro de contos e aventuras
- Estudantes dos Torrões comemoram inauguração de quadra esportiva
- Barco Escola encerra atividades ambientais do ano letivo 2008
- Crianças da creche municipal encenam auto natalino
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados
- Escola Arraial Novo do Bom Jesus ganha quadra poliesportiva
- Estudantes de escola municipal lançam livro nesta quinta


Enviar    Imprimir