Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

JOÃO DA COSTA E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO TÊM 1º ENCONTRO COM DIRIGENTES DAS ESCOLAS

O prefeito do Recife, João da Costa, e o secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, participaram, na manhã desta quinta-feira (15), no auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, do primeiro encontro de trabalho com os diretores, vice-diretores e dirigentes das escolas e creches municipais. O evento reuniu cerca de 800 educadores municipais e também contou com a participação do assessor executivo da educação municipal, Flávio Brayner, e do coordenador do gabinete do Planejamento Participativo, Milton Botler. Na ocasião foram distribuídos os primeiros exemplares do calendário escolar 2009, Ano Letivo Recife: Cidade Educadora, que tem início previsto para 05 de fevereiro.

Na abertura dos trabalhos, o secretário Cláudio Duarte lembrou que aquele encontro tinha três objetivos principais: apresentar a sua equipe (diretores, gerentes e assessores), repassar informações importantes sobre o primeiro ano letivo da gestão João da Costa e iniciar a discussão sobre o tema “Cidade Educadora” e como ele será operacionalizado em 2009. “Fazemos parte de um governo de continuidade mas, ao mesmo tempo de mudanças, pois quanto mais se faz, mas se tem que fazer, especialmente quando o compromisso político é servir a população com ética e transparência”, refletiu.

No caso de Flávio Brayner, seu pronunciamento foi centrado no tema “Os Aspectos Pedagógicos do Recife: Cidade Educadora”. Na ocasião, ele deu destaque ao projeto de educação em tempo integral, que vai estender as ações de ensino, colocando à disposição dos estudantes, no contra-turno (horário livre do ensino regular), equipamentos públicos para ampliação da jornada, seja em atividades esportivas, culturais ou de lazer. Já Milton Botler analisou a integração das políticas públicas previstas no governo João da Costa, desenvolvendo o tema “Equipamentos Urbanos do Recife: Cidade Educadora”. Segundo Botler, o aluno precisa ganhar mobilidade no espaço físico da cidade e, do ponto de vista urbanístico, a cidade precisa ser trabalhada para recebê-lo bem.

O secretário Cláudio Duarte destacou a importância daquele evento no processo de aproximação com as escolas e creches. “A partir de desta data, estamos abrindo este canal de diálogo com vocês no sentido de trabalharmos juntos dentro do grande desafio de fazer nossa cidade avançar, ainda mais, na área de educação”, argumentou, lembrando que esta parceria também incluiria a ampliação do diálogo com a comunidade escolar e a sociedade civil, visando defender a educação como um bem público. Para isso, iniciou, desde a semana passada, uma série de visitas às unidades de ensino da rede.

O novo secretário de Educação do Recife também revelou alguns compromissos para os primeiros 100 dias como gestor educacional, citando ainda algumas metas para os próximos quatro anos. “Estamos criando, por exemplo, uma Diretoria de Engenharia, que ficará responsável pelo acompanhamento das condições físicas das escolas. Esse pessoal já está trabalhando no sentido de identificar problemas estruturais mais urgentes, pois nossa idéia é começar o ano letivo dando condições adequadas para que nossa rede possa receber os estudantes no dia 05 de fevereiro”, explicou.

Ainda em relação às ações imediatas dos primeiros 100 dias, Cláudio Duarte contou que estão sendo instalados mais 98 laboratórios de informática em igual número de escolas, que se somarão aos 126 já em funcionamento. Ele adiantou que para os quatro anos do governo João da Costa, um dos objetivos será a universalização da educação infantil, na faixa etária entre 4 e 5 anos. “Temos, atualmente, cerca de 12 mil alunos na educação infantil, mas queremos criar mais 30 mil vagas ao longo desses quatro anos”, previu. Também para os próximos quatro anos, a PCR prevê a construção de 37 novos prédios escolares. “Cinco com obras já iniciadas”, argumentou o secretário, citando ainda a meta de instalar bibliotecas ou espaço de leitura em todas as escolas, o que será feito através da ampliação do Programa Manuel Bandeira de Formação de leitores.

Matérias Relacionadas
- Prefeito reafirma diálogo permanente com educadores municipais
- Estudantes do ProJovem Urbano conhecem instalações do Senac
- PCR abre 10 mil vagas para Educação Profissionalizante
- Recife inicia parcerias do ProJovem Urbano
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia
- Estudantes de escola municipal lançam livro de contos e aventuras
- Estudantes dos Torrões comemoram inauguração de quadra esportiva
- Barco Escola encerra atividades ambientais do ano letivo 2008
- Crianças da creche municipal encenam auto natalino
- Beneficiários dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família recebem certificados


Enviar    Imprimir