Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA INICIA PARCERIA DO PROJOVEM URBANO COM O SENAC

O vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, e o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, participam, nesta segunda (19), da aula inaugural dos quatro cursos profissionalizantes que serão oferecidos a 4.800 alunos do ProJovem Urbano nas instalações fixas e móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e em algumas unidades de ensino da própria municipalidade. O evento acontece a partir das 10h, no auditório do Senac/Pernambuco, na avenida Visconde de Suassuna, em Santo Amaro.

Também vão participar da ocasião a coordenadora executiva do ProJovem Urbano, Márcia Charret, representantes do Senac e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade/UFPE) e um grupo de 200 alunos do ProJovem Urbano, sendo 50 por cada um dos arcos profissionalizantes (cursos) contemplados pela parceria – Saúde, Telemática, Serviços Pessoais e Alimentação. Durante a solenidade vai ocorrer a distribuição simbólica, entre os estudantes, dos primeiros exemplares do livro e guia de estudo “Qualificação para o Trabalho”.

Trata-se do material didático que vai ser utilizado pelos estudantes durante os quatro cursos. A parceria com o Senac Pernambuco prevê que cada um dos quatro arcos profissionalizantes (cursos) terá 130 horas no total, dividido em quatro módulos de 33 horas. As aulas vão acontecer nos três turnos (8h às 12h, 13h às 17h e 18h às 22h), também a partir de segunda-feira (19). Cada arco deve durar de cinco a seis meses, com uma aula por semana.

Programação – As atividades no Senac serão iniciadas, às 10h, com uma apresentação cultural em homenagem ao cantor e compositor Chico Science, com estudantes de 3° e 4° ciclos (5ª a 8ª série) da Escola Municipal Pedro Augusto (Soledade). Logo depois será exibido um DVD de 10 minutos destacando a importância da qualificação profissional para o Programa ProJovem Urbano. Num terceiro momento será formada a mesa dos trabalhos, com os pronunciamentos das autoridades presentes. A aula inaugural será encerrada com a distribuição simbólica dos primeiros livros e apresentação de um rap sobre o programa, com alunos matriculados em alguns dos 32 núcleos do ProJovem na capital pernambucana.

De acordo com a coordenadora executiva do ProJovem Urbano no Recife, Márcia Charret, vão integrar esta 1ª fase da parceria com o Senac um total de 3.475 estudantes, sendo 1.738 do Pólo 1 (escolas/núcleos das RPAs 1, 2 e 3) e 1.737 do Pólo 2 – escolas/núcleos das RPAs 4, 5 e 6. Pelos termos da parceria até 2010, serão atendidos 4.800 dos 6.500 alunos dos 32 núcleos do programa.

Arcos - O Arco de Alimentação (curso) será destinado às ocupações de chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante; o de Telemática para operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistente de vendas; e o de Saúde para as áreas de auxiliar de administração em hospitais, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. Já, o quarto e último arco o de Serviços Pessoais, vai oferecer cursos de manicure/pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador.

Saiba mais - Financiado pelo Governo Federal, com infra-estrutura de apoio dos municípios brasileiros, o programa ProJovem Urbano oferece a jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de conclusão do ensino fundamental I e II (1ª a 8ª séries) no prazo de um ano e seis meses. Nesse período, além das matérias curriculares, os alunos desenvolvem atividades de participação cidadã nas comunidades onde residem e participam de arcos profissionalizantes. Os alunos que freqüentam pelo menos 75% das atividades do programa, ainda têm direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00.

Matérias Relacionadas
- Cursos profissionalizantes da PCR atraem 14 mil recifenses
- Prefeito reafirma diálogo permanente com educadores municipais
- João da Costa e secretário de Educação têm 1º encontro com dirigentes das escolas
- Estudantes do ProJovem Urbano conhecem instalações do Senac
- PCR abre 10 mil vagas para Educação Profissionalizante
- Recife inicia parcerias do ProJovem Urbano
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia
- Estudantes de escola municipal lançam livro de contos e aventuras
- Estudantes dos Torrões comemoram inauguração de quadra esportiva
- Barco Escola encerra atividades ambientais do ano letivo 2008


Enviar    Imprimir