Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NANÁ VASCONCELOS AQUECE O BATUQUE DO SOL NASCENTE

Nem a forte chuva tirou o brilho de mais um ensaio para a abertura do Carnaval Multicultural do Recife 2009, sob o comando do percussionista Naná Vasconcelos, na noite desta sexta-feira (16), em Água Fria. Desta vez, quem afinou as alfaias com o mestre Naná foi o Maracatu Sol Nascente. Por conta do tempo, o encontro entre o artista e os batuqueiros foi transferido da sede do maracatu, que fica na rua Raul Pompéia, para o Clube Os Irresponsáveis e foi aberto ao público.

Naná Vasconcelos comandou o ensaio com a energia e vitalidade de sempre, como se fosse a primeira vez. Segundo o percussionista, os maracatus exercem uma função fundamental nas periferias. É maravilhoso ver onde eles convivem. Isso é importante, pois as nações fazem um trabalho social que envolve toda a comunidade, reunindo crianças, jovens e idosos, afirmou.  Com o olhar atento nos jovens batuqueiros, Naná não escondeu a nostalgia. Essa é uma oportunidade de rever e lembrar de minha infância em Sítio Novo, falou.

Desde 2001, o Maracatu Sol Nascente participa do encontro de maracatus comandado por Naná Vasconcelos. O ensaio desta sexta-feira reuniu cerca de 35 jovens. Destes, 15 já se apresentaram no ano passado. Os demais participarão pela primeira vez do encontro de maracatus. Para o mestre do Maracatu Sol Nascente, Ubiracy Ferreira, que também é diretor do Balé de Cultura Negra do Recife (Bacnaré), o encontro de nações promove  a confraternização entre os batuqueiros. Levamos uma tradição passada de geração para geração por herança e tradição. Nesse encontro são 14 nações que têm a oportunidade de se conhecer, disse.

O próximo encontro entre Naná Vasconcelos e o Maracatu Sol Nascente, além do Cambinda Estrela, Almirante do Forte e Axé da Lua, será no dia 30 de janeiro, na rua da Moeda, Bairro do Recife. Este ano, o evento irá reunir cerca de 400 batuqueiros de 14 nações diferentes, no dia 20 de fevereiro, e homenageará o povo Nagô, nas pessoas de Dona Santa, do Maracatu Elefante (mais antigo de Pernambuco) e Menininha do Gantuá, Ialorixá da Bahia.

Maracatu Sol Nascente - Fundado no início do século XX, por descendentes de ex-escravos, se tornou uma herança familiar, passada de geração a geração, ao longo dos anos. Porém, por conta da intolerância religiosa que vigorou no período do primeiro governo de Getúlio Vargas, realizou seu último desfile no carnaval de 1937, devido às diversas perseguições sofridas. Após 50 anos, Ubiracy Ferreira, resolveu homenagear seus antepassados, revitalizando o Sol Nascente e colocando-o de novo nas ruas.

Matérias Relacionadas
- Ciranda, percussão e afoxé na edição do Terça Negra
- João da Costa prestigia abertura do Janeiro de Grandes Espetáculos
- Pátio de São Pedro entra no clima do carnaval
- Bibliotecas municipais exibem sucessos internacionais
- Terça Negra dedica edições de janeiro a Oxalá
- Mamam oferece oficinas para crianças no mês de janeiro
- 45º Baile Municipal beneficia O Recomeço
- Refinaria apresenta o espetáculo circense - Ismo
- Naná Vasconcelos comanda o primeiro ensaio de maracatus
- Cinema do Parque tem programação especial
- Escola de Frevo ainda oferece vagas para oficinas pré-carnavalescas
- Pátio traz mistura de ritmos neste fim de semana
- Começam ensaios para abertura do Carnaval Multicultural do Recife
- Queima da Lapinha dá as boas-vindas ao Carnaval
- Murillo la Greca realiza workshop sobre argila
- Biblioteca apresenta sessão de cinema nesta quarta
- Stellium acontece nesta terça com patrocínio da PCR
- Queima da Lapinha encerra festejos de final de ano nesta terça
- Pólo Brasília Teimosa recebe novo ano ao som de muito frevo
- Animação raia o dia no Morro da Conceição


Enviar    Imprimir