Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL APROVEITAM AS FÉRIAS APRENDENDO

Tinta, tesoura, cola, papéis coloridos, um filme na TV. Com esses materiais as crianças, que têm idades entre 6 e 12 anos, da Escola Municipal Mário Melo, Campo Grande, aproveitaram a manhã desta terça-feira (20). A programação faz parte do Projeto Escola de Verão, promovido pela Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

O principal objetivo do Escola de Verão é promover brincadeiras educativas e lazer durante o período das férias escolares, para tirar a ociosidade dos meninos e meninas. “O projeto é importante, pois evita que eles fiquem sem ter aonde ir, ou dentro de casa assistindo TV, enquanto os pais trabalham”, disse a vice-diretora da Escola Mário Melo, Viviane Pereira.

A temática dessa edição é “Recife, cidade educadora”, então as crianças já assistiram à uma peça de fantoche falando da história da cidade e ensinando a cantar o hino da capital de Pernambuco. Nesta manhã as crianças trabalharam o tema frevo. “Elas estão produzindo o bloco do projeto. Hoje produziram os instrumentos e os estandartes e na próxima sexta-feira (23), vão desfilar nas ruas do bairro”, completou Pereira. Outro foco é o resgate da brincadeira de rua, como amarelinha e elástico.

Já que os professores também estão de férias, o Escola de Verão tem como monitores estagiários em regência nas instituições, animadores culturais e agentes de desenvolvimento infantil. Na Mário Melo, o grupo da manhã, formado por crianças de 5 a 12 anos, é acompanhado pelos mediadores de leitura da própria biblioteca. O da tarde, composto por adolescentes com idades a partir dos 13 anos, é instruído por integrantes da Gerência de Animadores Cultural (GAC). “É importante salientar que não há rigorosidade de turno e as atividades são abertas também para crianças que não estudam aqui, mas são da comunidade”, lembrou a vice-diretora.

Para o mediador de leitura Leandro César, os alunos não são os únicos beneficiados pelo projeto. “É uma oportunidade de desenvolver a educação e a experiência pessoal de cada um. Afinal, precisamos pesquisar e criar atividades, o que acaba nos qualificando”, disse. O entusiasmo e a satisfação dos meninos e meninas confirmam o mediador. “Participei no ano passado. Achei muito divertido, e por isso voltei. Aqui aprendi sobre o maracatu e conheci muita gente”, opinou Lucas Honorato, de 11 anos, que mora no bairro e soube das atividades durante os sábados que participa do Escola Aberta. Para a aluna do 2º ano do 3º ciclo (6ª série), Marilene Araújo, de 12 anos, o bom é conhecer novas brincadeiras e se divertir também fora da escola. “A gente fica treinando em casa com os amigos. Então todo mundo se diverte e aprende muita coisa”, contou.

Projeto Escola de Verão - Esta quarta edição começou no último dia 12 e segue até 24 de janeiro, nas unidades de ensino da Prefeitura do Recife, incluindo três creches. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, no horário de cada turno (manhã, tarde e noite). Ainda faz parte do Escola de Verão o programa “Vivenciando Brincadeiras de Ruas”, que conta com a participação de 11 mil alunos de 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª séries) de 129 escolas da rede municipal.

Matérias Relacionadas
- Bibliotecas da PCR oferecem atividades culturais
- PCR inicia parceria com o Senac para qualificar alunos do ProJovem Urbano
- Cursos profissionalizantes da PCR atraem 14 mil recifenses
- Prefeitura inicia parceria do ProJovem Urbano com o Senac
- Prefeito reafirma diálogo permanente com educadores municipais
- João da Costa e secretário de Educação têm 1º encontro com dirigentes das escolas
- Estudantes do ProJovem Urbano conhecem instalações do Senac
- PCR abre 10 mil vagas para Educação Profissionalizante
- Recife inicia parcerias do ProJovem Urbano
- Programação de férias transforma escolas em espaços de lazer
- Cláudio Duarte recebe cargo de Maria Luiza Aléssio
- Livros registram ações pedagógicas e projetos da rede municipal de ensino
- PCR promove lançamento simultâneo de oito livros sobre educação
- Moradores da Imbiribeira e Boa Viagem comemoram inauguração de escola
- Prefeitura inaugura escola em Boa Viagem
- Servidores da educação municipal se despedem de João Paulo
- Fábrica na avenida Caxangá será complexo educacional
- População do Vasco da Gama ganha uma nova escola
- Prefeito inaugura laboratórios de informática de escolas municipais
- Recife ganha Centro de Educação e Tecnologia


Enviar    Imprimir